Lista completa de Questões sobre Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Legislação: decretos - Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Atenção: Para responder às questões de números 41 e 42, considere o Decreto nº 70.274/1972.
Compete ao Chefe do Cerimonial da Presidência da República, dentre outras funções,
elaborar projetos dos programas de visitas oficiais do Presidente da República e enviá-los ao Chefe do Gabinete Militar para anuência.
redigir e enviar, durante o mandato do Presidente, as Cartas de Chancelaria aos Chefes de Estado com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas.
acompanhar diariamente o Presidente da sua residência oficial, no Palácio do Jaburu, em Brasília/DF, até a Sala de Despachos no Palácio do Congresso.
presidir, via de regra, as audiências dos Chefes de Missão diplomática com o Presidente da República.
organizar a cerimônia de posse do Presidente eleito.
Legislação: decretos - Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência - - 2011
Baseando-se no Decreto nº 70.274, de 09 de março de 1972, analise as afirmativas sobre as visitas do Presidente da República e seu comparecimento a solenidades oficiais e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Às autoridades, ouvido o Cerimonial da Presidência da República, competirá organizar o cortejo de automóveis da comitiva presidencial bem como o das autoridades militares, em caso de visita oficial a Estado ou Território da Federação.
II. Quando em visita oficial a um Estado ou a um Território, o Vice-Presidente da República, o Presidente do Congresso Nacional, o Presidente da Câmara dos Deputados e o Presidente do Supremo Tribunal Federal serão recebidos, à chegada, pelo Governador, conforme o caso, pelo Vice-Governador, pelo Presidente do Poder Judiciário Estadual.
III. Nas cerimônias oficiais, na presença de Chefe de Estado, o Presidente da República poderá substituir a Faixa Presidencial por condecoração do referido Estado.
IV. Quando o Presidente da República visitar oficialmente Estado ou Território da Federação será recebido, no local da chegada, pelo Governador do Estado ou do Território, seguido do Vice-Governador do Estado, do Presidente da Assembléia Legislativa, do Presidente do Tribunal de Justiça, dos Secretários de Governo e do Prefeito Municipal, observada a ordem de precedência.
Legislação: decretos - Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Atualmente, no Brasil, as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência estão dispostas no Decreto nº 70.274/72, com alterações feitas pelo Decreto nº 83.186, de 19 de fevereiro de 1979. Considerando que a precedência é o ponto crucial e a base do cerimonial, ele se torna imprescindível em eventos com a presença de diferentes tipos de autoridades. Em relação aos indicativos de precedência nas solenidades e no que se refere às representações, considere as seguintes afirmativas:
1. As solenidades estaduais são presididas pelos Governadores, mesmo com o comparecimento do Presidente da República ou o Vice-Presidente. 2. Em casos especiais, a ordem de precedência poderá ser ajustada pelo Chefe do Cerimonial, para evitar constrangimentos. 3. Os representantes das autoridades não têm a mesma precedência das autoridades que representam, exceto os representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo, quando membros dos mesmos. 4. Em jantares e almoços, nenhum convidado poderá se fazer representar. Assinale a alternativa correta.Legislação: decretos - Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Numa solenidade de inauguração da nova sede da empresa Xno auditório, será montada uma mesa de três lugares. Estes lugares serão ocupados pelo anfitrião e dono da empresa, pelo governador do estado e pelo prefeito da cidade.
Assinale a composição correta da mesa.
O anfitrião preside a mesa (cadeira central), o governador senta à direita do anfitrião, e o prefeito senta à esquerda do anfitrião.
O governador preside a mesa (cadeira central), o anfitrião senta à direita do governador, e o prefeito senta à esquerda do governador.
O prefeito preside a mesa (cadeira central), o anfitrião senta à direita do prefeito, e o governador senta à esquerda do prefeito.
O prefeito preside a mesa (cadeira central), o governador senta à direita do anfitrião, e o anfitrião senta à esquerda do prefeito.
O governador preside a mesa (cadeira central), o prefeito senta à direita do governador, e o anfitrião senta à esquerda do governador.
Legislação: decretos - Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
De acordo com o Decreto no 70.274, de 9 de março de 1972, a precedência entre os Ministros de Estado, ainda que interinos, é determinada
Legislação: decretos - Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Sobre etiqueta e protocolo em cerimônias, assinale a alternativa incorreta:
Em cerimônias oficiais, o Governador do Estado presidirá sempre a cerimônia a que comparecer, realizada no Estado, salvo quando comparecer o presidente da República ou vice-presidente da República e salvo as dos poderes Legislativo e Judiciário.
A precedência entre os Estados é determinada pela ordem de constituição histórica: Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Alagoas, Sergipe, Amazonas, Paraná, Acre, Mato Grosso do Sul, Rondônia.
Os prefeitos presidem as solenidades do seu município, salvo aquelas com a presença do Governador ou Presidente da República e as dos poderes Legislativo e Judiciário Municipais.
Os Secretários de Município presidem as solenidades dentro de seu próprio município mesmo contando com a presença de Secretário de Estado.
Em solenidades que o Governador do Estado não comparecer, o Vice-Governador presidirá a cerimônia.
Legislação: decretos - Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Em uma cerimônia oficial de caráter estadual, se estaria obedecendo corretamente à ordem de precedência na alternativa:
Governador, vice-governador, presidente da assembleia legislativa, generais de exército.
Generais de exército, Governador, vice-governador, presidente da assembleia.
Governador, Generais de exército, vice-governador, presidente da assembleia.
Generais de exército, presidente da assembleia, vicegovernador, Governador.
Generais de exército, Governador, presidente da assembleia, vice-governador.
Legislação: decretos - Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
João foi convidado para o jantar de posse da nova presidenta do Brasil. No convite informava-se que o traje deveria ser traje a rigor ou traje de gala. João usou:
um smoking paletó preto com lapelas de cetim, gravata borboleta preta, com faixa preta, camisa branca, sapatos e meias pretos.
terno completo liso, camisa branca e gravata requintada.
calça e camisa, sem paletó e sem gravata.
calça social, camisa clara, blazer (pode ser diferente da calça).
calça social, camisa clara, blazer e gravata.
Legislação: decretos - Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
O hino nacional é executado em vários tipos de eventos. Sobre este procedimento, analise as afirmações abaixo:
1. O hino nacional é executado, habitualmente na abertura do evento, após as autoridades terem ocupado os lugares a elas destinados e no encerramento dos eventos.
2. Quando da cerimônia participarem países estrangeiros, o hino destes deverá ser apresentado depois do hino nacional.
3. Nas solenidades estaduais, o hino do estado deverá ser executado antes do hino nacional.
4. Na premiação de um evento esportivo, a execução dos hinos segue a ordem de classificação dos atletas.
Estão corretas as afirmativas:
1 e 2, apenas.
2 e 3, apenas.
3 e 4, apenas.
1 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Legislação: decretos - Decreto nº 70.274/1972 - São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne à ordem de precedência em cerimônias oficiais no âmbito do Poder Executivo, assinale a opção correta.
Nos prédios do Palácio do Planalto, do Palácio da Alvorada, dos ministérios, das Casas do Congresso Nacional, e do Supremo Tribunal Federal, é obrigatório o uso das Armas Nacionais, enquanto que nas demais repartições públicas federais esse uso é facultativo.
O presidente da República preside a cerimônia em que estiver presente, mas, quando ausente, como regra, seu substituto direto é o presidente da Câmara dos Deputados.
Nas escolas da rede pública e particular, é obrigatório o hasteamento da Bandeira Nacional uma vez por mês durante o ano letivo.
O presidente do Congresso Nacional, de acordo com o Decreto nº. 70.724/1972, na ordem de precedência, é o terceiro a ocupar lugar, logo após o presidente da República e o vicepresidente da República.
Os ministros de Estado presidirão as cerimônias promovidas pelos ministérios de que sejam titulares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...