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Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Pela Constituição vigente, o Município está autorizado a criar guarda municipal com o objetivo de
auxiliar na preservação da ordem pública no âmbito de seu território.
manter a integridade nacional.
colaborar com a polícia civil na função de polícia judiciária.
proteger bens, serviços e instalações do Município.
preservar os locais do crime.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Todos são princípios da Política Municipal de Proteção Especial às Crianças e aos Adolescentes da Cidade do Recife, exceto.
Atender as necessidades sociais de crianças e adolescentes enquanto sujeitos de direitos.
Zelar pela destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas à proteção da infância e da juventude.
Proteger crianças e adolescentes de qualquer tipo de violência.
Garantir, apenas, às crianças vítimas de violência sexual o acesso às políticas públicas de reabilitação.
Assegurar articulação das políticas públicas na perspectiva de ações que promovam a família.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Na implantação da Política Municipal da Pessoa Idosa, não é responsabilidade do poder público municipal
responder pela concessão e pelo pagamento do benefício de prestação continuada de um salário mínimo ao idoso com mais de 65 anos.
garantir a pessoa idosa assistência integral à saúde.
incentivar os movimentos de pessoas idosas a desenvolverem atividades culturais.
promover e defender os direitos da pessoa idosa.
adaptar o transporte coletivo do Município às necessidades da pessoa idosa.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Assinale a única opção que representa uma proposição totalmente verdadeira.
O reconhecimento e a cassação da imunidade referente ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) são de competência do Secretário de Finanças
Constitui fato gerador da Contribuição de Melhoria a realização de obra pública.
É vedado ao Município do Recife instituir impostos sobre o patrimônio e os serviços das instituições de educação.
As entidades cujo patrimônio e serviços estejam alcançados pela imunidade estão desobrigadas de manter escrituração.
As decisões do Conselho de Recursos Fiscais constituem norma complementar, integrante de legislação tributária municipal.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Assinale a única das proposições a seguir que é verdadeira.
Os tributos não pagos no vencimento sujeitam- se à multa moratória, que será de no mínimo 10%, e no máximo 20%.
O crédito tributário não recolhido no prazo legal é acrescido de juros moratórios de 1% ao mês a partir do primeiro dia do mês subseqüente ao do vencimento.
São penalidades aplicáveis às infrações à legislação tributária, previstas no Código Tributário Municipal, entre outras, a interdição de estabelecimento, a perda de mercadorias e a apreensão de documentos
Em caso de ação ou omissão apurada por auto de infração, o valor do tributo não recolhido será acrescido de multa por infração e juros de mora.
Em caso de infração à legislação tributária punida com interdição do estabelecimento infrator, serão dispensados os juros e a atualização monetária incidentes sobre os tributos devidos durante o prazo que durar a interdição
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Assinale a única das proposições abaixo que é inteiramente verdadeira.
É isento do pagamento do imposto predial e territorial urbano o imóvel de propriedade do funcionário público municipal, que nele reside, cadastrado com valor venal de R$ 15.000,00
Quando mais de uma pessoa detém a posse do imóvel, no lançamento do imposto predial e territorial urbano não poderá ser considerado responsável apenas um dos possuidores, respondendo todos, individualmente, pela parcela correspondente à divisão do valor do imposto pelo número de possuidores.
O contribuinte beneficiado com isenção parcial do imposto predial e territorial urbano que atrasa o pagamento de alguma parcela do imposto perde a isenção em relação à parcela em atraso.
Será concedida isenção total do pagamento do imposto predial e territorial urbano, pelo prazo de 3 (três) anos, ao proprietário que realizar obras de restauração em imóvel localizado em zona de preservação rigorosa, nos termos da lei aplicável.
É isento do IPTU o proprietário do imóvel que o ceda gratuitamente para funcionamento de estabelecimento de ensino legalizado.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Considerando que, de acordo com a Planta Genérica de Valores de Terreno, o valor unitário do metro linear da testada fictícia para o local é de R$ 500,00, indique qual o valor do IPTU de terreno nele localizado que tenha 60 m de testada principal e 50 m de profundidade. Sabe-se que o logradouro é provido de meio-fio, o terreno não possui muro ou calçada e que não há impedimento para a construção de muro e/ou calçada.
R$ 900,00
R$ 1.500,00
R$ 1.125,00
R$ 1.875,00
R$ 1.250,00
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Felisberto dos Santos subscreveu capital da empresa ALFA, cujo objeto social inclui a compra e venda de imóveis, integralizando o capital subscrito mediante incorporação, ao patrimônio da pessoa jurídica, de imóvel de sua propriedade. A receita operacional da empresa ALFA nos dois anos anteriores e nos dois anos subseqüentes à operação foi de R$ 9.000.000,00, sendo R$ 5.000.000,00 referentes à compra e venda de imóveis. Três anos após ter integralizado o capital, Felisberto dos Santos retirouse da empresa, recebendo por suas quotas o mesmo bem que dera em integralização do capital. Considerando a situação descrita e as normas relativas ao Imposto de Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITBI), assinale a opção que contém uma proposição verdadeira.
Não incide o ITBI em nenhuma das duas transmissões.
Incide o ITBI em ambas as transmissões, sendo contribuinte na primeira a empresa ALFA e na segunda Felisberto dos Santos.
Incide o ITBI na primeira transmissão, sendo contribuinte a empresa ALFA.
Incide o ITBI na primeira transmissão, sendo contribuinte Felisberto dos Santos.
Incide o ITBI na segunda transmissão, sendo contribuinte Felisberto dos Santos.
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Tendo falecido na cidade em que residia, São Paulo, SP, Júlio Moraes Barros deixou para seu filho Pedro um imóvel em São Paulo e para seu filho João um imóvel na cidade do Recife. De posse do formal de partilha extraído dos autos do inventário que se processou em São Paulo, João levou-o a registro no Registro de Imóveis competente, no Recife. Considerando a situação descrita, e tendo em vista a legislação relativa ao imposto de transmissão de bens e direitos a ele relativos de competência do Município (ITBI), assinale a opção correta.
O recolhimento do ITBI ao Município do Recife deverá ser feito no prazo de até 10 dias contados da expedição do formal de partilha.
João tem 30 dias para pagar ao Município do Recife o ITBI pelo valor do lançamento, findos os quais somente poderá pagá-lo após a atualização monetária correspondente
Se João pagar o ITBI ao Município do Recife no prazo de 10 (dez) dias contados da avaliação terá direito a um desconto de 10%.
João não é contribuinte do ITBI para o Município do Recife por ser residente em São Paulo.
O Cartório de Registro de Imóveis competente do Recife não deverá exigir a comprovação da quitação do ITBI quando for levado a registro o formal de partilha
Legislação Estadual, Distrital e Municipal - Município de Recife - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Considerando as disposições da legislação acerca do imposto de competência do Município, incidente sobre serviços de qualquer natureza (ISS), assinale a opção que contém uma proposição totalmente verdadeira.
Os contribuintes do ISS devem emitir Nota Fiscal de Serviços em, no mínimo, três vias, sendo as demais vias, excetuada a primeira, preenchidas por decalque a carbono.
No caso de prestação de serviços por partes, a emissão da Nota Fiscal de Serviços pode ocorrer apenas quando da prestação da última etapa.
Não estão obrigados a emitir Nota Fiscal de Serviços os profissionais autônomos.
Para a prestação de serviços de balcão, não será emitida Nota Fiscal de Serviços, ficando os contribuintes obrigados à utilização de Cupom Fiscal emitido por máquina registradora.
Quando as Notas Fiscais de Serviço não forem impressas pelo estabelecimento gráfico do próprio usuário, somente poderão ser impressas mediante prévia autorização do Departamento de Tributos Mercantis.
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