Questões sobre Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas

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De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, é vedado ao profissional de RP

  • A. atender clientes concorrentes, mesmo que as partes atendidas permitam.
  • B. pleitear ser nomeado perito em casos que envolvam os seus clientes, a fim de proteger colegas ligados a ações de lobby.
  • C. quebrar o sigilo em relação às ações de seus clientes, mesmo que estas se refiram a fatos delituosos.
  • D. fazer lobby a favor de seu cliente junto a órgãos de governo
  • E. colaborar em cursos de formação de profissionais de relações públicas se não possuir curso de licenciatura.

Acerca dos conflitos que afloram do exercício de conciliar uma identidade profissional ética e os interesses corporativos, considerando o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, assinale a alternativa correta.

  • A. O sigilo profissional garante ao profissional de relações públicas a segurança jurídica para atuar em prol da manipulação do público em vista a assegurar os resultados desejados.
  • B. É dever fundamental do profissional de relações públicas servir aos interesses do seu empregador, cabendo a ele, unicamente, a responsabilidade acerca da disseminação de informações inverídicas.
  • C. É vedado ao profissional de relações públicas utilizar qualquer meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos.
  • D. Acerca do exercício do lobby, cabe ao profissional de relações públicas adotar métodos escusos para atingir seus propósitos frente ao pleito.
  • E. Ao profissional de relações públicas, é vedado divulgar quaisquer informações da organização que representa.

No que se refere às atividades do profissional de relações públicas e à cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

A divulgação de informações inverídicas sobre uma organização é vedada pelo Código de Ética do profissional de relações públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao código de Ética dos profissionais de Relações Públicas são deveres do profissional, nas suas relações com o cliente,EXCETO:

  • A.

    Dar ao cliente informações concernentes ao trabalho a ser realizado, definindo bem seus compromissos e responsabilidades profissionais, a fim de que ele possa decidir-se pela aceitação ou recusa da proposta dos serviços profissionais.

  • B.

    Limitar o número de seus clientes às condições de trabalho eficiente.

  • C.

    Atender clientes concorrentes.

  • D.

    Sugerir ao cliente serviços de outros colegas, caso não puderem ser continuados por quem assumiu anteriormente.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, são deveres do profissional de Relações Públicas, nas suas relações com os clientes,

I. dar ao cliente informações concernentes ao trabalho a ser realizado, definindo bem seus compromissos e responsabilidades profissionais, a fim de que ele possa decidir-se pela aceitação ou recusa da proposta dos serviços profissionais;

II. esclarecer ao cliente, no caso de atendimento em equipe, a definição e qualificação profissional dos demais membros dessa, seus papéis e suas responsabilidades;

III. ampliar o número de seus clientes de modo a dar condições para o crescimento da agência;

IV. sugerir ao cliente serviços de outros colegas sempre que se impuser à necessidade de prosseguimento dos serviços prestados, e estes, por motivos ponderáveis, não puderam ser continuados por quem os assumiu inicialmente;

V. entrar em entendimentos com seu substituto, comunicando- lhe as informações necessárias à boa continuidade dos trabalhos, quando se caracterizar a situação mencionada no item anterior.

Pode-se afirmar que

  • A.

    todas as alternativas estão corretas.

  • B.

    somente I, II e IV estão corretas.

  • C.

    somente I, II, IV e V estão corretas.

  • D.

    somente I, II, III e IV estão corretas.

  • E.

    todas as alternativas estão incorretas.

A profissão de Relações Públicas no Brasil tem seu Código de Ética elaborado e aprovado pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas.

De acordo com esse Código, é permitido ao profissional

  • A. divulgar informações inverossímeis, de modo a estabelecer imagem favorável ao canal de comunicação.
  • B. cobrar pelos serviços profissionais prestados a entidades filantrópicas ou representativas de movimentos comunitários.
  • C. denunciar aos Conselhos Regionais as pessoas que exercem a profissão de Relações Públicas sem o devido registro.
  • D. exercer a atividade de lobby para induzir a aprovação de matéria controversa que favoreça os seus propósitos.
  • E. trabalhar para clientes concorrentes, desautorizado pelas partes atendidas.

Julgue os próximos itens, referentes ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.

É permitido ao profissional de RP atender clientes concorrentes, sem prévia autorização das partes atendidas, com vistas à promoção da livre concorrência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.

É vedado ao profissional de RP pleitear para si emprego, cargo ou função que esteja sendo exercido por outro profissional de RP.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, referentes ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas.

É vedado ao profissional de RP a quebra de sigilo profissional quando se tratar de fato delituoso que acarrete consequências danosas para os públicos envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com os fundamentos do Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, o profissional de Relações Públicas baseia seu trabalho no respeito aos princípios

  • A. da Lei de Imprensa.
  • B. da Declaração de Princípios sobre a Liberdade de Expressão.
  • C. da Declaração do Milênio das Nações Unidas.
  • D. do Pacto Global das Nações Unidas sobre o Direito da Informação.
  • E. da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
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