Questões sobre Orçamento Público

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Tendo como referência a LRF, assinale a opção correta.

  • A. A proposta de aperfeiçoamento da ação governamental dispensa a elaboração de estimativa de impacto financeiro, mas exige a estimativa de impacto orçamentário.
  • B. Dívida pública mobiliária é o total de obrigações financeiras do ente público, resultante de leis, contratos e convênios.
  • C. Um dos objetivos da LRF é fixar normas que estimulem a responsabilidade na gestão orçamentária.
  • D. Na lei de diretrizes orçamentárias, o anexo de metas fiscais deve conter avaliações atuariais.
  • E. Receita corrente líquida é o montante bruto de receitas tributárias, de contribuições e patrimoniais, depois de efetuadas as deduções legalmente previstas.

O modelo orçamentário vigente no Brasil é baseado nos conceitos de orçamento-programa, cujos elementos básicos estão apresentados na figura a seguir.

A definição de uma metodologia para medir desempenho de um programa e os elementos necessários à consecução de um produto se referem, respectivamente, a:

  • A. diretrizes e ações;
  • B. indicadores e ações.
  • C. indicadores e insumos;
  • D. meta e ações;
  • E. meta e insumos.

Em um dado exercício, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de um ente público autorizava a abertura de créditos adicionais suplementares até o limite de 25% da despesa prevista naquele orçamento.

Para fins de cumprimento desse limite:

  • A. dispensa-se a indicação de fonte de recursos;
  • B. incluem-se os créditos adicionais abertos para fazer face a novas despesas;
  • C. não se incluem os créditos abertos com recursos de reserva de contingência;
  • D. não são consideradas as alterações na modalidade de aplicação do crédito orçamentário;
  • E. são considerados os créditos para despesas imprevisíveis e urgentes.

A Lei Orçamentária Anual, para o exercício de 2017, do Estado de Altamira do Norte, foi publicada em 30/12/2016. No que tange a execução orçamentária e o cumprimento de metas, segundo a Lei Complementar no 101/2000, a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso será estabelecida

  • A. pelo controle interno, até 30 dias após a publicação do orçamento.
  • B. por cada um dos Poderes, até 45 dias após a publicação do orçamento.
  • C. pelo Poder Executivo, até 30 dias após a publicação do orçamento.
  • D. pela Administração direta e indireta, até 30 dias após o início da execução orçamentária.
  • E. pelo Poder Executivo, até 30 dias após o início da execução orçamentária.

“[…] Os números foram detalhados ao G1 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No início de 2015, o governo anunciou que a verba do Fies para o ano seria de cerca de R$ 12,5 bilhões, sendo que R$ 10 bilhões seriam destinados ao custeio de contratos assinados até 2014, e R$ 2,5 bilhões para os novos contratos. Depois que a demanda por novos contratos de financiamento fez com que a verba específica para eles fosse gasta inteiramente na edição do primeiro semestre, a possibilidade de abertura de uma segunda edição, no segundo semestre, ficou suspensa até maio, quando o governo confirmou a destinação de novos recursos para garantir a reabertura do sistema. [...]” (trecho do texto „Gasto do governo com Fies em 2015 já soma 52% do orçamento previsto‟ do G1 – Educação em 06/07/2015 disponível )

Com base no texto acima, assinale a alternativa que representa o tipo de orçamento do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

  • A. O orçamento programa está intimamente ligado ao sistema de planejamento e aos objetivos que o governo pretende alcançar.
  • B. O orçamento participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos.
  • C. No orçamento incremental, a definição dos montantes de recursos a serem alocados para os programas, ações, órgãos ou despesas é feita mediante a simples incorporação de acréscimos em cada item de despesa, mantendo-se o mesmo conjunto de despesas do orçamento anterior ou com pequenos ajustes.
  • D. O orçamento impositivo está intimamente ligado à obrigação da execução de todas as emendas legislativas, independentemente de apoio à proposta do poder executivo.

A execução orçamentária e a financeira ocorrem concomitantemente, por estarem atreladas uma à outra. Havendo orçamento e não existindo o financeiro, não poderá ocorrer a despesa. Por outro lado, pode haver recurso financeiro, mas não se poderá gastá-lo, se não houver a disponibilidade orçamentária. Por conseguinte, pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos créditos consignados no Orçamento ou Lei Orçamentária Anual – LOA. Já a execução financeira, por sua vez, representa a utilização de recursos financeiros, visando atender à realização dos projetos e/ou atividades atribuídas às Unidades Orçamentárias pelo Orçamento. Todo o processo orçamentário tem sua obrigatoriedade estabelecida na Constituição Federal, art. 165, que determina a necessidade do planejamento das ações de governo por meio do: Plano Plurianual de Investimentos – PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA. Uma vez publicada a LOA, observadas as normas de execução orçamentária e de programação financeira do Estado estabelecidas para o exercício e lançadas as informações orçamentárias, cria-se o crédito orçamentário e, a partir daí, tem-se o início da execução orçamentária propriamente dita. Executar o Orçamento é, portanto, realizar as despesas públicas nele previstas, seguindo à risca os três estágios da execução das despesas previstos na Lei nº 4320/64. Com base no texto exposto acima, analise as assertivas:

I. O pagamento consiste na entrega de numerário ao credor do Estado, extinguindo, dessa forma, o débito ou obrigação.

II. A arrecadação consiste na realização, pelos contribuintes aos agentes arrecadadores ou bancos autorizados pelo ente, dos recursos devidos ao Estado.

III. O empenho pode ser conceituado como o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento, pendente ou não, de implemento de condição.

IV. A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Assinale a alternativa que ordena os três estágios da execução das despesas.

  • A. I, III e IV.
  • B. II, III e I.
  • C. II, III e IV.
  • D. III, IV e I.

O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de:

  • A. Aceitação do sujeito passivo
  • B. Impugnação do sujeito passivo
  • C. Liberação do sujeito passivo
  • D. Obrigação do sujeito passivo
  • E. Crédito de sujeito passivo

O Plano Plurianual representa a mais abrangente peça de planejamento e orçamento governamental, uma vez que promove a convergência do conjunto das ações públicas que visam ao cumprimento das estratégias governamentais e dos meios orçamentários necessários à viabilização dos gastos públicos. Este plano foi instituído pela:

  • A. Lei nº 6.404/76.
  • B. Lei nº 10.520/2002.
  • C. Lei Federal nº 4.320/64.
  • D. Constituição Federal de 1988.
  • E. Lei Complementar nº 101/2000.

“Compete ao plano plurianual estabelecer, de forma regionalizada,_________________, __________________ e _______________________ da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. as diretrizes / os objetivos / as metas
  • B. as funções alocativas / a distributiva / a estabilizadora
  • C. os empréstimos / os financiamentos / os refinanciamentos
  • D. o orçamento fiscal / da Seguridade Social / de investimento
  • E. os débitos judiciais / a dívida pública federal / as despesas da União com pessoal e encargos sociais

Com relação ao mandato presidencial, a vigência do Plano Plurianual (PPA) é estabelecida para até

  • A. o final do exercício financeiro do mandato vigente.
  • B. o final do segundo exercício financeiro do mandato subsequente.
  • C. o final do primeiro exercício financeiro do mandato subsequente.
  • D. o início do primeiro exercício financeiro do mandato subsequente.
  • E. o início do segundo exercício financeiro do mandato subsequente.
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