Questões de Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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A Lei Complementar nº 101/00 – Lei de Responsabilidade Fiscal, trata em seu artigo 14, da renúncia de receitas, estabelecendo inclusive medidas a serem observadas pelos entes públicos que decidirem pela concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita. Constitui‐se em uma espécie de renúncia de receita:

  • A. Alteração de alíquota que implique no aumento de tributos.
  • B. Concessão de isenção em caráter não geral.
  • C. Recebimentos advindos de operações intraorçamentárias.
  • D. Restituição de receitas orçamentárias.

A Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações posteriores (Lei de Responsabilidade Fiscal), trata em seu Art. 14, da renúncia de receitas, estabelecendo inclusive medidas a serem observadas pelos entes públicos que decidirem pela concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária, da qual decorra renúncia de receita. Das alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma espécie de renúncia de receita.

  • A. Alteração de alíquota que implique no aumento de tributos.
  • B. Concessão de isenção em caráter não geral.
  • C. Recebimentos advindos de operações intraorçamentárias.
  • D. Restituição de receitas orçamentárias.

Considerando as definições e os limites de despesas de pessoal na Lei de Responsabilidade Fiscal, analise.

I. Os proventos de aposentadoria não são computados como despesa total de pessoal.

II. As gratificações são computadas como despesa total de pessoal.

III. As horas‐extras são computadas como despesa total de pessoal.

IV. Os gastos com mandatos eletivos não são computados como despesa total de pessoal.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. III, IV
  • B. I, II
  • C. II, III
  • D. I, IV

Considerando os limites de despesas de pessoal dispostos na Lei de Responsabilidade Fiscal, analise.

I. Os proventos de aposentadoria não são computados como despesa total de pessoal.

II. As gratificações são computadas como despesa total de pessoal.

III. As horas-extras são computadas como despesa total de pessoal.

IV. Os gastos com mandatos eletivos não são computados como despesa total de pessoal.

Assinale

  • A. se apenas III e IV estiverem corretas.
  • B. Se apenas I e II estiverem corretas.
  • C. Se apenas II e III estiverem corretas.
  • D. Se apenas I e IV estiverem corretas.

A despesa assume fundamental importância na administração pública por estar envolvida em situações singulares com o estabelecimento de limites legais, impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. São exemplos de despesas extraorçamentárias

  • A.

    pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida e investimentos.

  • B.

    inversões financeiras e amortização da dívida.

  • C.

    reserva de contingência e reserva do regime próprio de previdência do servidor.

  • D.

    salário família, pensões, auxílio financeiro a estudantes, auxílio fardamento, auxílio financeiro a pesquisadores.

  • E.

    restituição de depósitos, restituição de cauções e pagamento de restos a pagar.

Segundo o Art. 19 da Lei Complementar nº 101/2000 e suas alterações posteriores (Lei de Responsabilidade Fiscal), a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder, respectivamente, os seguintes percentuais da receita corrente líquida

  • A. Município: 40% Estado: 50% União: 60%
  • B. Município: 40% Estado: 50% União: 50%
  • C. Município: 50% Estado: 60% União: 70%
  • D. Município: 60% Estado: 60% União: 50%

Para efeito da Lei de Responsabilidade Fiscal, entende-se por transferência voluntária “a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde”. São exigências previstas na referida Lei, EXCETO:

  • A.

    Existência de dotação específica.

  • B.

    Formalização por meio de convênio.

  • C.

    Vedação de transferência para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, conforme disposto no inciso X do art. 167 da Constituição.

  • D.

    Comprovação, por parte do beneficiário, de que se acha em dia quanto ao pagamento de tributos, empréstimos e financiamentos devidos ao ente transferidor, bem como quanto à prestação de contas de recursos anteriormente dele recebidos.

  • E.

    Previsão orçamentária de contrapartida.

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