Questões de Libras do ano 2020

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Julgue os itens considerando o público alvo do AEE, segundo a Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009 que institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.


I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.


A sequência CORRETA é:

    A) F, V, F.

    B) V, V, V.

    C) V, F, F.

    D) V, F, V.

    E) F, V, V.

Não é uma atribuição do Intérprete de Libras, segundo o Edital deste Certame:

    A) Coletar informações sobre o conteúdo a ser trabalhado para facilitar a tradução da língua no momento das aulas e atividades escolares.

    B) Planejar antecipadamente, junto com o professor responsável pela disciplina ou série, sua atuação e limites no trabalho a ser executado.

    C) Ter conhecimentos de informática: Windows, Word, Excel, Power Point e de Banco de Dados, a fim de tornar acessível aos estudantes.

    D) Participar de atividades extraclasse, como palestras, cursos, jogos, encontros, debates e visitas, junto com a turma em que exercite a atividade como intérprete.

    E) Interpretar a linguagem de forma fiel, não alterando a informação a ser interpretada; participar de atividades não ligadas ao ensino, em que se faça necessária a realização de interpretação de linguagem por sinais.

Sobre a língua de sinais, oficializada em 2002 no Brasil pela lei 10.436 denominada Lei de LIBRAS, é possível considerar todas falsas as alternativas que contém as seguintes proposições:
I) Libras é a sigla que indica Língua Brasileira de Sinais II) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais Brasileira III) Libras é sigla que indica Língua Portuguesa Sinalizada IV) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais Portuguesa V) Libras é a sigla que indica Língua de Sinais dos Surdos
São falsas as seguintes afirmações:

    A) IV I III V

    B) V IV III I

    C) II V III IV

    D) I V II III

    E) III II V I

Leia atentamente “Desde o final do século XX, inúmeros pesquisadores problematizaram os significados atribuídos, historicamente, à deficiência. Entre os argumentos para a problematização, como explica Garcia (2015), está a relação que se estabelece entre a palavra deficiência e o conceito de déficit. Ser deficiente, para a medicina ocidental, sempre foi indicativo de falta, seja em nível fisiológico ou seja em nível anatômico. Não obstante, foi desse contexto que nasceu a concepção de anormalidade. Nesse cenário, a pessoa surda, em função do laudo da surdez, pertenceu durante todo o século XX ao seleto grupo dos anormais. Surdez indica anormalidade, constata a deficiência no ouvido (GARCIA, 2019). Em função dos argumentos apresentados pelo autor é possível compreender que:

    A) Surdez e pessoas surdas são as mesmas coisas.

    B) Surdez e pessoas surdas são meios para normalizações.

    C) Surdez é apenas uma palavra sem efeito para a identidade surda.

    D) Surdez é indicativo de patologia e seu princípio é médico.

    E) Surdez é indicativo de pedagogia e seu princípio é sócio antropológico.

Leia o fragmento a seguir: Art. 1º - é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados (Brasil, Lei 10.436/2002). Tendo como base o que diz a lei sobre “outros recursos de expressão a ela associados”, se tratando de uma língua sinalizada e de natureza visual-motora, é possível afirmar que:

    A) Não somente a sinalização manual é necessária, mas as vocalizações fazem parte do complexo conjunto da riqueza da língua de sinais. Nesse sentido, voz e mímica atuam juntas.

    B) Não somente a sinalização manual é necessária, mas os sinais não manuais e posicionamento do corpo e expressão facial fazem parte do complexo conjunto da riqueza da língua brasileira de sinais.

    C) Não somente a sinalização manual é necessária, mas a leitura labial faz parte do complexo conjunto da riqueza da língua de sinais. Nesse sentido, lábios e mãos auxiliam á sinalização.

    D) Não somente a sinalização manual é necessária, mas as tecnologias assistivas fazem parte do complexo conjunto da riqueza para o desenvolvimento da cultura surda.

    E) Não somente a sinalização manual é necessária, mas a soletração manual vinculada a leitura labial fazem parte da riqueza da língua de sinais. Nesse sentido o conjunto passa a ser significativo.

Sobre a Libras é certo afirmar que:

    A) Desde o século XIX os surdos têm sua língua reconhecida por meio do Congresso de Milão.

    B) Desde a fundação do INES, início do século XX, os surdos têm a sua língua reconhecida.

    C) Desde a segunda década do século XX, os surdos têm a sua língua reconhecida.

    D) Desde o Tratado de Salamanca, os surdos do Brasil, têm a sua língua reconhecida.

    E) Desde a primeira década do século XXI, os surdos brasileiros têm a sua língua reconhecida.

Marque a alternativa correta:

    A) A Libras é uma língua visual-motora

    B) A Libras é uma língua manual-auditiva

    C) A Libras é uma língua palato-facial

    D) A Libras é uma língua corporal-mímica

    E) A Libras é uma língua visual-oral

Segundo o Decreto 5.626 de 2005: Artigo 2º Para os fins deste Decreto considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Artigo 14º As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior. (Inciso 1º Para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso previsto no caput, as instituições federais de ensino devem: III - prover as escolas com: b) tradutor e intérprete de Líbras - Língua Portuguesa;

    A) Segundo o decreto é possível compreender que os TILs são a única alternativa para que a pessoa surda possa desenvolver-se em nível escolar. Isso ocorre porque é da responsabilidade dos TILs a mediação entre o universo linguístico cultural das pessoas surdas e as pessoas ouvintes.

    B) Segundo o decreto é possível compreender que os TILs não são a única alternativa para que a pessoa surda possa desenvolver-se em nível escolar. Entretanto, sua atuação entra em cena em função do descaso de outros profissionais que não se interessam por LIBRAS.

    C) Segundo o decreto é possível pensar que TILs, professores bilíngües e interlocutores de LIBRAS são a “chave-mestra” para a educação de qualidade das pessoas surdas. Por isso todos eles devem atuar juntos e simultaneamente nas salas de aula.

    D) Segundo o decreto é possível pensar que a presença do TILs nas salas de aula se torna necessária porque não havendo professor bilíngue (LIBRAS/Português) e professor interlocutor, será sua a responsabilidade de fazer chegar à informação às pessoas surdas.

    E) Segundo o decreto é possível pensar que a presença do TILs nas salas de aula se torna necessária porque não havendo professor bilíngue (LIBRAS/Português) e professor interlocutor, não será sua a responsabilidade de fazer chegar a informação às pessoas surdas.

Segundo a Lei Número 12.319 de 1º de Setembro de 2010 que Regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS em seu Art. 4o A formação profissional do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de: I - cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou; II - cursos de extensão universitária; e III - cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação. Parágrafo único. A formação de tradutor e intérprete de Libras pode ser realizada por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por uma das instituições referidas no inciso III. Segundo a lei:

    A) A formação técnica para intérpretes de LIBRAS pode ocorrer de modo autônomo porque toda e qualquer pessoa ao aprender sinais, principalmente pela falta de profissionais para atender a demanda, estará apta a atuar como intérprete. Pensando nisso o MEC propôs o Pró-LIBRAS como meio de avaliar a habilidade da pessoa que mesmo tendo conhecimento em nível básico poderia atuar como TILs.

    B) A formação tecnológica para intérpretes de LIBRAS pode ocorrer de modo autodidata porque toda e qualquer pessoa ao aprender sinais, principalmente pela falta de profissionais para atender a demanda, estará plenamente apta a atuar como intérprete. Pensando nisso o MEC propôs o dicionário eletrônico como meio de democratizar a habilidade da pessoa que mesmo tendo conhecimento em nível intermediário poderia atuar como intérprete.

    C) A formação principal para intérpretes de LIBRAS pode ocorrer de modo comunitário porque toda e qualquer pessoa ao aprender sinais com amigos surdos, principalmente pela falta de profissionais para atender a demanda, estará apta a atuar como intérprete. Pensando nisso o MEC propôs a atuação entre os surdos como meio de comprovação da habilidade interpretativa do TILs.

    D) A formação para intérpretes de LIBRAS deve ocorrer de modo responsável porque toda e qualquer pessoa ao aprender sinais, principalmente pela falta de profissionais para atender a demanda, precisa de formação técnica sobre interpretação e o comprometimento com a comunidade surda no que se refere ao conhecimento técnico sobre interpretação. Isso abrange vocabulário, conhecimento direcionado e ético na atuação.

    E) A formação para intérpretes de LIBRAS deve ocorrer de modo responsável porque toda e qualquer pessoa ao aprender sinais, principalmente pela falta de profissionais para atender a demanda, precisa de formação técnica sobre interpretação e o comprometimento com as pessoas ouvintes no que se refere ao conhecimento técnico sobre interpretação. Isso abrange vocabulário, conhecimento direcionado e ético na atuação.

Leia os fragmentos a seguir:


Texto 1 - “Um grupo de pessoas se mobilizou pacificamente na manhã desta sexta-feira (29), em frente ao Paço Municipal de Sorocaba, para criticar a ausência de intérpretes de libras nas salas de aula das escolas da rede municipal de ensino. Os participantes, que revezaram o microfone para falar do problema, alegam que os estudantes surdos não têm conseguido acompanhar o conteúdo desde o início oficial do ano letivo, em 5 de fevereiro. “Não estamos pedindo esmola, apenas o que é de direito”, constava em um dos cartazes exibidos na mobilização”. Notícia extraída do Jornal O Cruzeiro no dia 29/03/2019.


Texto 2 – (Imagem) Entenda como Imagem 1 segregação, 2 inclusão, 3 integração e 4 exclusão:



    A) A reportagem apresentada pelo jornal “O Cruzeiro” se comunica diretamente com o modelo apresentado na figura 4 porque a manifestação na cidade de Sorocaba aborda a situação de descaso entre poder público e pessoas surdas, assim como os membros de sua comunidade.

    B) A reportagem apresentada pelo jornal “O Cruzeiro” se comunica diretamente com o modelo apresentado na figura 3 porque a manifestação na cidade de Sorocaba aborda a situação de preocupação entre poder público e pessoas surdas, assim como os membros de sua comunidade.

    C) A reportagem apresentada pelo jornal “O Cruzeiro” se comunica diretamente com o modelo apresentado na figura 1 porque a manifestação na cidade de Sorocaba aborda a situação de diálogo entre poder público e pessoas surdas, assim como os membros de sua comunidade.

    D) A reportagem apresentada pelo jornal “O Cruzeiro” se comunica diretamente com o modelo apresentado na figura 2 porque a manifestação na cidade de Sorocaba aborda a situação de desabafo entre poder público e pessoas surdas, assim como os membros de sua comunidade.

    E) A reportagem apresentada pelo jornal “O Cruzeiro” não se comunica diretamente com o modelo apresentado na figura 4 porque a manifestação na cidade de Sorocaba não aborda a situação de descaso entre poder público e pessoas surdas, assim como os membros de sua

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