Questões de Língua Espanhola

Lista completa de Questões de Língua Espanhola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 37 a 41 referem-se ao texto abaixo.

Tendo em conta os usos que apresentam em espanhol os elementos pero, sino e sin embargo e o sentido que apresentam nos momentos sublinhados nos parágrafos 1 e 3 do texto, está correto afirmar que

  • A.

    exercem a função de corrigir, contrapor ou contrastar informações em enunciados, funcionando como elementos adversativos.

  • B.

    são preposições de lugar utilizadas para esclarecer a posição ocupada pelo enunciador no momento da enunciação.

  • C.

    são utilizados nas orações para expressar a impossibilidade de que seja cumprida uma condição imposta.

  • D.

    operam como coordenantes de orações e lhes imprimem o valor de causa, consequência e adversidade, respectivamente.

  • E.

    funcionam como operadores argumentativos que expressam a finalidade de acrescentar elementos novos a outro(s) mencionado(s) anteriormente.

Atenção: As questões de números 37 a 41 referem-se ao texto abaixo.

Pero, sino y sin embargo, sublinhados nos parágrafos 1 e 3 do texto, são conteúdos linguísticos que, seguindo as indicações das Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Linguagens, códigos e suas tecnologias, podem ser utilizados em aula para

  • A.

    praticar o uso das conjunções com exercícios estruturalistas, por meio dos quais o aluno será treinado para produzir enunciados corretos.

  • B.

    reconhecer os usos que estas expressões possuem na norma culta, a que deve ser apresentada aos alunos dos níveis fundamental e médio do ensino no Brasil.

  • C.

    produzir enunciados na língua estrangeira com uma função discursiva determinada, como corrigir, contrapor ou contrastar algo que foi dito com anterioridade.

  • D.

    exercitar as formas adversativas da língua espanhola para a determinação do correto e do incorreto a partir do ponto de vista da norma gramatical, sem se preocupar com a adequação a contextos ou situações.

  • E.

    estabelecer os usos dessas conjunções tendo em conta que a gramática normativa representa o eixo sobre o qual um curso de espanhol como língua estrangeira na escola básica brasileira deve se fundamentar.

Considere a frase: Yo gusto mucho de asistir películas de terror. Ela apresenta uma interferência do português brasileiro (gostar) sobre o espanhol (gustar) que se manifesta no plano

  • A.

    da correção normativa.

  • B.

    do nível de formalidade.

  • C.

    do modo e tempo verbal.

  • D.

    do significado de base.

  • E.

    do funcionamento sintático.

Um dos fatores que podem explicar o uso dos pronomes de sujeito com maior frequência no português brasileiro em relação ao espanhol é

  • A.

    a maior variedade de formas de tratamento no português brasileiro.

  • B.

    o fato de os pronomes de sujeito serem tônicos no espanhol.

  • C.

    um peso maior das tradições normativas nos países hispano-falantes.

  • D.

    o valor de contraste produzido pelos pronomes de sujeito no espanhol.

  • E.

    a tendência do português brasileiro à duplicação de formas pronominais.

Uma prática guiada pertinente para uma aula cujo objetivo seja desenvolver destrezas no uso dos dos dicionários, tendo em conta as carências dos alunos no manejo desses materiais em sua vida escolar, é:

  • A.

    o reconhecimento dos diversos tipos de informação codificados nos verbetes.

  • B.

    a diferenciação da ortografia em um conjunto de palavras semelhantes.

  • C.

    a identificação de sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos.

  • D.

    a elaboração de glossários com a principal acepção para cada palavra.

  • E.

    o estabelecimento de ordem alfabética para palavras de um mesmo campo.

Atenção: As questões de números 58 e 59 referem-se ao texto abaixo.

Os pronomes les, su e le, sublinhados no texto, referem-se, respectivamente, a

  • A.

    pais, pais e filho.

  • B.

    pais, filho e olhos do filho.

  • C.

    quem conta a história, filho e filho.

  • D.

    pais, soldado, pais.

  • E.

    pais, pais e olhos do filho.

Presenta una sentencia en la cual ocurre el fenómeno de EUFONÍA.

  • A. Se entiende por medio ambiente todo lo que afecta a un ser vivo y condiciona especialmente las circunstancias de vida de las personas o la sociedad en su vida.
  • B. El cuerpo humano tiene un 75 % de agua al nacer y cerca del 60 % en la edad adulta. Aproximadamente el 60 % del agua se encuentra en el interior de las células (agua intracelular).
  • C. El racismo se entiende como la exacerbación o defensa del sentido racial de un grupo étnico, especialmente cuando convive con otro u otros, así como designa la doctrina antropológica o política basada en este sentimiento.
  • D. La miel es un fluido dulce y viscoso producido por las abejas a partir del néctar de las flores o de secreciones de partes vivas de plantas o de excreciones de insectos chupadores de plantas.
  • E. La xenofobia (Del griego ξένος xeno = extranjero y φοβία fobia = temor) es el odio y rechazo al extranjero, con manifestaciones que van desde el rechazo más o menos manifiesto, el desprecio y las amenazas, hasta las agresiones y asesinatos.

En “Dejámelo” sacado del cómic arriba, la partícula (lo):

I- es un complemento directo.

II- es un complemento indirecto.

III- sustituye la palabra esto.

IV- sustituye el sustantivo gaturro Son proposiciones correctas:

  • A. solamente I
  • B. solamente II
  • C. solamente I y III
  • D. solamente I y IV
  • E. solamente II y IV

“Están llegando muy lejos”, la frase sacada del cómic presenta el uso correcto del par muy/mucho. ¿Qué frase abajo presenta el uso correcto de MUCHO?

  • A. Eso está mucho lleno.
  • B. No estoy mucho bueno hoy.
  • C. Ellos están mucho agobiados.
  • D. Ana se siente mucho mejor ahora.
  • E. Mucho antiguamente las cosas eran así.

En relación al texto de arriba juzgue los siguientes ítems.

Es aceptable sustituir “De hecho” (L.19) por En realidad sin alterar su significado semántico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...