Questões de Língua Espanhola do ano 2011

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Atenção: As questões de números 26 a 28 referem-se ao texto abaixo.

O trecho sublinhado no texto está corretamente reorganizado no discurso direto em:

  • A.

    − Haga un pequeño paseo para cansarte un poco. Después, tómate una taza de tilo y apague la luz.

  • B.

    − Haz un pequeño paseo para cansarse un poco. Después, tómese una taza de tilo y apague la luz.

  • C.

    − Haga un pequeño paseo para cansarse un poco. Después, tómese una taza de tilo y apaga la luz.

  • D.

    − Haz un pequeño paseo para cansarte un poco. Después, tómate una taza de tilo y apaga la luz.

  • E.

    − Haga un pequeño paseo para cansarte un poco. Después, tome una taza de tilo y apaga la luz.

Leia o quadrinho abaixo.

Lo, que aparece no quadrinho de Mafalda, acima, é um artigo neutro que

  • A.

    determina um substantivo neutro.

  • B.

    indetermina um substantivo masculino.

  • C.

    é usado para substantivar um adjetivo.

  • D.

    é usado somente diante de substantivos masculinos.

  • E.

    é empregado nas variedades nas quais se encontra o loísmo.

Completa corretamente a frase Hay ...

  • A.

    ... las fotos del viaje en este archivo.

  • B.

    ... cuatro platos sobre la mesa.

  • C.

    ... mis sandalias junto a la piscina.

  • D.

    ... estos casilleros sin rellenar.

  • E.

    ... solo nosotros para trabajar.

Atenção: As questões de 31 a 34 referem-se ao texto abaixo.

A conjunção aun así, sublinhada no segundo parágrafo,

  • A.

    denota ideia de exceção.

  • B.

    introduz uma opinião que contrasta com uma anterior.

  • C.

    serve para contrapor um conceito afirmativo a outro negativo anterior.

  • D.

    apresenta a conclusão dos elementos da cláusula.

  • E.

    serve como reforço do que foi dito anteriormente.

Atenção: As questões de 31 a 34 referem-se ao texto abaixo.

O artigo la, sublinhado na penúltima linha do texto, é corretamente utilizado, com o mesmo valor com que aparece, em:

  • A.

    El Brasil y la Italia aún no han llegado a un acuerdo respecto a la extradición de Cesare Battisti.

  • B.

    La agencia también ofrece excursiones a la España árabe.

  • C.

    La crisis por la que pasa la España en los últimos años es bastante grave

  • D.

    La censura en la Venezuela será tema de un ciclo de palestras en nuestra universidad.

  • E.

    Pretendemos hacer un recorrido por toda la España.

Atenção: As questões de 31 a 34 referem-se ao texto abaixo.

Tendo em conta as possibilidades de pronúncia das letras S, C e Z como /s/ o /θ/ nas distintas variedades da língua espanhola, se fosse pronunciada por um falante seseante − que neutraliza a oposição entre essas letras utilizando sempre o /s/ −, a única palavra do primeiro parágrafo que poderia produzir algum desvio na construção de seus sentidos no texto é:

  • A.

    peso.

  • B.

    tradiciones.

  • C.

    caza.

  • D.

    domésticas.

  • E.

    riesgos.

Atenção: As questões de números 35 e 36 referem-se ao quadrinho abaixo.

Considerando os pronomes de tratamento, os elementos sublinhados no texto referem-se a

  • A.

    vosotros e tú.

  • B.

    tú.

  • C.

    vos e tú.

  • D.

    vosotros.

  • E.

    vos.

Atenção: As questões de números 35 e 36 referem-se ao quadrinho abaixo.

Este quadrinho de Maitena, seguindo as indicações das Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Linguagens, códigos e suas tecnologias, poderia ser utilizado em aula, pois

  • A.

    possibilita a apresentação de dois aspectos das variedades da língua espanhola: um aspecto morfossintático, o voseo, e vocábulos do campo lexical do vestuário na variedade riopratense do espanhol.

  • B.

    pode ser útil como amostra das variedades que a língua espanhola possui no nível lexical, embora apresente um uso normativo do tuteo.

  • C.

    apresenta o campo lexical do vestuário com palavras de distintas variedades da língua espanhola, mesmo não contribuindo para a compreensão e a produção do tuteo por parte dos estudantes brasileiros.

  • D.

    permite que o aluno reflita acerca das variedades da língua espanhola a partir da observação dos usos de tú e de vos que aparece nas orações da historieta.

  • E.

    promove a discussão sobre as variedades corretas e incorretas do espanhol, já que o voseo não parte das formas de tratamento admitidas pelas gramáticas normativas da língua.

Atenção: As questões de números 37 a 41 referem-se ao texto abaixo.

Tendo em conta os usos que apresentam em espanhol os elementos pero, sino e sin embargo e o sentido que apresentam nos momentos sublinhados nos parágrafos 1 e 3 do texto, está correto afirmar que

  • A.

    exercem a função de corrigir, contrapor ou contrastar informações em enunciados, funcionando como elementos adversativos.

  • B.

    são preposições de lugar utilizadas para esclarecer a posição ocupada pelo enunciador no momento da enunciação.

  • C.

    são utilizados nas orações para expressar a impossibilidade de que seja cumprida uma condição imposta.

  • D.

    operam como coordenantes de orações e lhes imprimem o valor de causa, consequência e adversidade, respectivamente.

  • E.

    funcionam como operadores argumentativos que expressam a finalidade de acrescentar elementos novos a outro(s) mencionado(s) anteriormente.

Atenção: As questões de números 37 a 41 referem-se ao texto abaixo.

Pero, sino y sin embargo, sublinhados nos parágrafos 1 e 3 do texto, são conteúdos linguísticos que, seguindo as indicações das Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Linguagens, códigos e suas tecnologias, podem ser utilizados em aula para

  • A.

    praticar o uso das conjunções com exercícios estruturalistas, por meio dos quais o aluno será treinado para produzir enunciados corretos.

  • B.

    reconhecer os usos que estas expressões possuem na norma culta, a que deve ser apresentada aos alunos dos níveis fundamental e médio do ensino no Brasil.

  • C.

    produzir enunciados na língua estrangeira com uma função discursiva determinada, como corrigir, contrapor ou contrastar algo que foi dito com anterioridade.

  • D.

    exercitar as formas adversativas da língua espanhola para a determinação do correto e do incorreto a partir do ponto de vista da norma gramatical, sem se preocupar com a adequação a contextos ou situações.

  • E.

    estabelecer os usos dessas conjunções tendo em conta que a gramática normativa representa o eixo sobre o qual um curso de espanhol como língua estrangeira na escola básica brasileira deve se fundamentar.

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