Lista completa de Questões de Língua Espanhola do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 47 e 48 referem-se ao texto La explotación de una imagen en la clase de E/LE, de Natalia Barrallo Busto e Maria Gómez Bedoya.
Para a seleção de imagens, devem ser seguidos, entre outros, critérios
comunicativos, como a presença obrigatória de diálogo nas imagens.
formais, como tamanho, formato e clareza da imagem.
linguísticos, especificamente gramaticais, que devem ser privilegiados nas imagens.
realistas, que privilegiem o uso de fotografias em vez de desenhos ou charges.
conteudísticos, já que apenas o que aparece escrito nas imagens deve ser trabalhado.
Segundo as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio − Conhecimentos de Língua Espanhola, o planejamento do curso deve partir de
matrizes comunicativas, com privilégio da expressão oral sobre as demais habilidades (ler, escrever ou compreender o que se escuta).
conteúdos gramaticais, que se constituem no eixo central em torno do qual se devem organizar os objetivos do curso de espanhol no Ensino Médio.
temas geradores, que podem contribuir para a definição de objetivos e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula.
variedades linguísticas, com ênfase na variação lexical da língua espanhola, que deve ser apresentada com listas de palavras utilizadas nas diferentes regiões hispano-falantes.
gêneros discursivos, com destaque para aqueles que envolvem a expressão escrita, como cartas ou e-mails.
Considere a sequência didática abaixo.
1. Apresentação de um diálogo no qual dois amigos combinam um encontro, depois de considerar dois horários e locais diferentes.
2. Repetição do diálogo pela sala toda. Correção de erros.
3. Repetição do diálogo por duplas. Correção de erros.
4. Focalização das formas usadas para estabelecer lugar e horário: quedamos en ... quedamos a las ...
5. Exposição de outros exemplos variando locais e momentos.
6. Produção de novos exemplos pelos alunos, criando diálogos em duplas marcando um encontro em outro local e horário.
Essa sequência didática está relacionada a uma visão de linguagem como
atividade dialógica, que embasa uma abordagem sociointeracional.
conjunto de hábitos, que embasa uma abordagem comportamentalista.
código estruturado, que embasa uma abordagem gramatical.
instrumento prático, que embasa uma abordagem comunicativa.
repertório léxico, que embasa uma abordagem por campos vocabulares.
Atenção: As questões de números 51 e 52 referem-se ao texto abaixo.
Segundo o texto, a percepção do espanhol como uma língua correta e formal está relacionada
ao histórico de relações entre o Brasil e os países vizinhos de fala hispânica.
ao fato de haver variação e heterogeneidade tanto no espanhol quanto no português.
à conjuntura histórica na qual se desenvolve o processo de aprendizagem.
às metodologias que hegemonizam as práticas de ensino de espanhol no mundo.
às semelhanças com o português oferecido como modelo pela tradição escolar.
Atenção: As questões de números 51 e 52 referem-se ao texto abaixo.
A falsa crença que se relaciona mais diretamente à memoria de un portugués europeo, como lengua del colonizador, sublinhada no texto acima, é a
existência de um espanhol internacional.
prioridade mercadológica para o espanhol.
urgência para a aprendizagem do espanhol.
superioridade do espanhol peninsular.
homogeneidade da língua espanhola.
Leia o texto abaixo.
No conjunto do texto, as autoras negam que "el gran problema" seja:
as diferenças culturais.
os fonemas em variação.
os falsos amigos.
os modos de pedir e sugerir.
os tipos de orações.
Leia o texto abaixo.
Uma premissa estabelecida nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Conhecimentos de Línguas Estrangeiras que se relaciona diretamente ao fragmento acima é:
As variedades do espanhol como um leque de opções para o professor e o aluno.
Os diferentes papéis que a língua estrangeira assume no ensino regular e no livre.
A proximidade tipológica e genética entre o português e o espanhol.
A tentativa de que a aula se desenvolva preferentemente na língua alvo.
A não linearidade do processo de aprendizagem da língua estrangeira.
Considere a atividade abaixo.
O foco da atividade acima está na
escrita de uma sequência descritiva.
expressão de acordo e desacordo.
articulação oral de informações recebidas.
produção de uma argumentação.
diferenciação entre informação e opinião.
Leia a atividade abaixo, inspirada em práticas frequentes em materiais didáticos.
1. O enunciado diz: Presta atención a estos anuncios clasificados. Observa las características indicadas con flechas.
2. São reproduzidos três classificados de imóveis, contendo: Localización: ciudad, área, barrio; Superficie del inmueble; Precio del alquiler; Características especiales del inmueble; Correo electrónico y teléfono de la inmobiliaria; Informaciones abreviadas para aprovechar el espacio.
3. É dada a instrução: Produce, según los modelos dados, un anuncio de alquiler a partir de la siguiente descripción de un inmueble. Segue uma descrição relativamente extensa de um apartamento de aluguel temporário na praia, da qual o aluno deve extrair as informações necessárias para compor o anúncio.
O fator organizador da atividade acima é
a situação pontual de comunicação.
o campo lexical sobre a moradia.
o contexto sociocultural do aviso.
o tema transversal da habitação urbana.
a estrutura composicional do gênero.
Leia o texto abaixo.
Um material didático que se propõe a ensinar léxico, em espanhol, para etapas e momentos da vida combina dois componentes: um áudio em que alguém relata episódios autobiográficos (nascimento, entrada na escola, formatura, mudança, casamento, etc.) e desenhos que correspondem a esses diferentes momentos, para que o aluno os relacione ao ouvir.
Uma pergunta adequada para trabalhar com esta proposta de atividade a partir da perspectiva do letramento crítico, conforme explicada nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio − Conhecimentos de Línguas Estrangeiras, é:
Que objetos simbolizam cada episódio mostrado?
Qual termo poderia generalizar os acontecimentos selecionados?
Que grupos socioculturais não estão representados?
Que figuras se repetem nos diferentes desenhos?
Qual episódio foi mais emocionante para o narrador?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...