Questões de Língua Espanhola da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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De acordo com o texto

  • A.

    a associação exclusiva entre material didáctico e libro de texto é incorreta.

  • B.

    o libro de texto não é material didáctico.

  • C.

    material didáctico é sinônimo de libro de texto, ou seja, do livro didático.

  • D.

    os diccionarios, gramáticas, manuales de conjugación verbal etc. não são materiales didácticos.

No texto, afirma-se que

  • A.

    a relação de sinonímia entre método e libro de texto é verdadeira.

  • B.

    a relação entre método e libro de texto não é de sinonímia, mas sim de antonímia.

  • C.

    profesores y futuros profesores reconhecem que método e libro de texto não são sinônimos, mas autores y editoriales, não.

  • D.

    atribui-se a método e libro de texto significados e características que não condizem com esses termos.

Segundo o texto,

  • A.

    o uso indevido dos termos método, libro de texto e material didáctico não ultrapassa o âmbito da formação docente.

  • B.

    a confusão no uso dos termos método, libro de texto e material didáctico existe até mesmo em textos de professores e pesquisadores consagrados.

  • C.

    Fernández López e Sánchez Pérez são pesquisadores consagrados que utilizam corretamente a terminologia método, libro de texto e material didáctico.

  • D.

    material didáctico é sinônimo de libro de texto e libro de texto é sinônimo de método; portanto, material didáctico é também sinônimo de método.

Segundo o texto, a intercomprensión

  • A.

    não é tida como uma unanimidade nas ciências da linguagem e há trabalhos que discutem a questão da compreensão linguística e da compreensão de referentes socioculturais.

  • B.

    é considerada, pelas ciências da linguagem, como uma questão importante para medir o grau de proximidade/distância entre duas línguas.

  • C.

    é o único critério confiável para definir e medir o grau de proximidade/distância de um par de línguas.

  • D.

    e o parentesco histórico são os dois critérios mais eficazes para medir a proximidade/distância de um par de línguas.

É correto afirmar que o autor do texto

  • A.

    vê como insignificante a dimensão sócio-histórica nas relações de proximidade/distância existentes entre a língua portuguesa e a espanhola.

  • B.

    permanece neutro quanto ao papel dos aspectos sócio-históricos na produção linguística dos falantes de espanhol e de português, não tecendo comentários acerca do assunto.

  • C.

    posiciona-se a favor de uma concepção que vê como necessária a consideração de fatores sócio-históricos na observação da proximidade/distância entre o espanhol e o português.

  • D.

    defende que as proximidades na produção linguística dos falantes de português e de espanhol na Europa ou na América Latina são homogeneamente diferentes.

Quanto a sua função no texto, a conjunção Ahora bien, sublinhada no quinto parágrafo, serve para

  • A.

    estabelecer uma relação condicional entre o primeiro argumento apresentado no texto e o segundo.

  • B.

    introduzir um segundo argumento no texto, estabelecendo uma relação de contraste com o argumento anterior.

  • C.

    hierarquizar as informações apresentadas no texto, estabelecendo uma relação temporal entre elas.

  • D.

    evidenciar a relação de adição, estabelecendo a continuidade e a paridade entre os argumentos apresentados no texto.

O fragmento la de estas lenguas en este espacio, sublinhado no último parágrafo do texto, refere-se à

  • A.

    proximidade/distância entre qualquer par de línguas em determinada região do mundo.

  • B.

    proximidade do português e do espanhol tanto na Europa e quanto na América Latina.

  • C.

    proximidade/distância do português e do espanhol no espaço latino-americano.

  • D.

    distância entre o português e o espanhol no espaço brasileiro.

O anúncio acima

  • A.

    não é um bom texto para se trabalhar em aula, porque não cumpre com as funções comunicativas da língua.

  • B.

    é um bom texto para se trabalhar em aula, porque é autêntico e também uma mostra da variedade de gêneros textuais e discursivos que devem ser trabalhados com os alunos.

  • C.

    não é um bom texto para se trabalhar em aula, porque apresenta um vocabulário técnico-científico que só seria pertinente em cursos de espanhol para fins específicos.

  • D.

    é um bom texto para se trabalhar em aula, porque nele se percebem marcas linguísticas claras da variedade rio-platense da língua espanhola.

No quadrinho reproduzido acima, “uno” é um sintagma pronominal. Ele refere-se a qualquer pessoa,

  • A.

    excluindo quem escuta.

  • B.

    incluindo quem fala.

  • C.

    excluindo quem fala.

  • D.

    enfatizando a situação ou o evento, sem mencionar o responsável.

Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).

Segundo o texto (pp. 12-13), uma das razões para se ensinar língua estrangeira na escola é o fato de que esta disciplina

  • A.

    se constitui em um importante componente extracurricular, o que leva a que apenas alunos verdadeiramente interessados se matriculem nessa matéria.

  • B.

    possui uma função interdisciplinar, articulando-se com outras disciplinas do currículo do Ensino Médio.

  • C.

    incentiva o aluno a se matricular em um curso particular de idiomas, que funciona no sentido de sanar as lacunas deixadas pela escola pública nessa matéria.

  • D.

    funciona de modo autônomo e independente das demais disciplinas que compõem o currículo do Ensino Médio.

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