Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O verbo que, empregado no texto no singular, poderia estar corretamente flexionado no plural, respeitando a concordância, está grifado na frase:

  • A. ... mas demonstra fragilidade ao tratar o microcosmo de seus heróis.
  • B. A questão, em princípio, é trabalhar um relato verídico no registro ficcional ...
  • C. ... já que ao livro de Slavomir Rawics − com título homônimo − em que se baseia ...
  • D. ... a bandeira será muito mais de tolerância pelas diferenças sociais e crenças políticas ...
  • E.

    ... um grupo de prisioneiros de um gulag que, no início da década de 40, foge através do território russo gelado ...

O instrumento usado pelo requeredor para solicitar a uma autoridade pública o reconhecimento de um direito ou concessão de algo, sob o amparo da lei, denomina-se requerimento. Uma vez indeferido, a renovação do requerimento pode ser feita por meio do(a)

  • A.

    recurso.

  • B.

    pedido de reconsideração.

  • C.

    pedido de revisão de decisão judicial.

  • D.

    declaração receptícia.

  • E.

    exposição de motivos.

Com referência à formatação de correspondências oficiais, julgue os próximos itens.

Não há necessidade de se seguir uma estruturação rígida em mensagens enviadas por meio de correio eletrônico, diferentemente das outras formas de comunicação oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir.

A expressão “ao menos” (l.15) poderia ser substituída, sem prejuízo semântico ou sintático para o texto, pela expressão até mesmo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao emprego dos sinais de pontuação, seria mantida a correção gramatical do texto se

  • A.

    os travessões que destacam o trecho “não das ideias (...) republicano organizado” (l.4-6) fossem substituídos por parênteses e se eliminasse a vírgula colocada logo após o segundo travessão (l.7).

  • B.

    fosse inserida uma vírgula imediatamente após a palavra “que” no trecho “declarou que” (l.7).

  • C.

    fossem inseridas uma vírgula logo após a palavra “frustração” (l.7) e outra imediatamente após a palavra “liberal” (l.10).

  • D.

    a vírgula empregada imediatamente após a palavra “monarca” (l.12) fosse substituída por dois-pontos.

  • E.

    a vírgula logo após o adjetivo “histórico” (l.2) fosse excluída e se inserisse uma vírgula imediatamente após a forma verbal “foi” (l.1).

Está inteiramente adequada a pontuação do seguinte período:

  • A. No século das Luzes Montesquieu, em sua obra maior, deixou-se guiar, por um método original composto por dois aspectos inter-relacionados: que serviam a seu propósito condenável para muitos, de ver como excludentes o finalismo religioso e o fenômeno político.
  • B. No século das Luzes, Montesquieu, em sua obra maior, deixou-se guiar por um método, original, composto por dois aspectos inter-relacionados, que serviam a seu propósito condenável, para muitos, de ver como excludentes, o finalismo religioso e o fenômeno político.
  • C. No século das Luzes, Montesquieu, em sua obra maior, deixou-se guiar por um método original, composto por dois aspectos inter-relacionados que serviam a seu propósito, condenável para muitos, de ver como excludentes o finalismo religioso e o fenômeno político.
  • D. No século das Luzes Montesquieu, em sua obra maior, deixou-se guiar por um método original, composto, por dois aspectos inter-relacionados, que serviam a seu propósito condenável para muitos: de ver como excludentes, o finalismo religioso e o fenômeno político.
  • E. No século das Luzes, Montesquieu, em sua obra maior, deixou-se guiar, por um método original, composto por dois aspectos inter-relacionados, que serviam a seu propósito, condenável, para muitos de ver como excludentes o finalismo religioso, e o fenômeno político.

.”Segundo Alfredo Bosi, no Brasil houve ecos do Barroco europeu durante os séculos XVII e XVIII. Alguns autores, como Gregório de Matos, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica e as principais academias reiteraram os motivos e as formas do barroquismo ibérico e italiano”

Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta

( ) Bento Teixeira, em seu poemeto Prosopopeia, elege, como objeto de louvor, com intenção encomiástica, Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da capitania de São Paulo.

( ) O baiano Gregório de Matos Guerra tem uma das poesias mais ricas do período e recebeu a alcunha de “Boca do Inferno”, pela sátira irreverente.

( ) O gongorismo estava presente na obra de Manuel Botelho de Oliveira, autor do famoso poema épico Música do Parnaso.

( ) Com o poema Descrição da Cidade da Ilha de Itaparica, vê-se em Frei Manuel de Santa Maria Itaparica uma fraca imitação de Camões, que o insere entre um dos poetas menores do século XVII.

( ) Representante máximo da prosa barroca em Língua Portuguesa, do padre Antonio Vieira é considerado como um orador complexo e sutil e segundo Alfredo Bosi, é possível afirmar que existe um Vieira brasileiro, um Vieira indianista e um Vieira europeu.

  • A. V – V – V – V – F
  • B. V – F – V – F – V
  • C. F – F – V – V – F
  • D. F – V – F – V – F
  • E. F – V – F – V – F

Assinale a seguir a única palavra no masculino:

  • A.

    Agenda.

  • B.

    Receita.

  • C.

    Prova.

  • D.

    Lição.

  • E.

    Problema.

... ele empreende, de maneira quase clandestina, a série Mulheres. (2o parágrafo) Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

  • A.

    foi empreendida.

  • B.

    são empreendidos.

  • C.

    foi empreendido.

  • D.

    é empreendida.

  • E.

    são empreendidas.

Segundo o “Manual de Redação da Presidência da República”, de 2002, ofício, aviso e memorando diferenciam-se mais pela finalidade do que propriamente pelo aspecto formal. O ofício tem como finalidade a(o)

  • A.

    apresentação à autoridade superior de trabalhos relativos ao serviço público.

  • B.

    solicitação do reconhecimento de um direito dirigido a uma autoridade pública.

  • C.

    transmissão de instruções, ordens ou recomendações pelos órgãos da Administração Pública.

  • D.

    registro de ocorrência de transgressão da lei por parte de autoridade pública e de particulares.

  • E.

    tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...