Questões de Língua Portuguesa

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Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. No fragmento “Sei não, mas eu acho que o sotaque mineiro aumentou – e muito – desde que parti.”, a oração em destaque tem função de objeto direto.

II. No trecho “[...] quando abandonei Belo Horizonte pra ir morar a mais de dez mil quilômetros de lá.”, a expressão destacada tem função sintática de adjunto adverbial de lugar.

III. Em “Senti isso quando, outro dia, pousei no aeroporto de Uberlândia [...]”, o termo destacado tem função de objeto direto.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue os próximos itens.

Há termos da oração elípticos nos seguintes trechos, que compõem o último período do texto: “não temos melhor resposta que a de Louis Armstrong” (l. 10 e 11) e ‘se você precisa perguntar, nunca saberᒠ(l.12). A referência desses termos pode ser recuperada nesse próprio período.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos aspectos gramaticais desse poema, julgue os itens a seguir.

O nome próprio “Carlos Góis” (v.8) funciona como o núcleo do termo “Professor Carlos Góis”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa com uma frase que ilustra a possibilidade de se estabelecer a concordância do verbo com a ideia que se quer realçar, e não com o núcleo do sujeito gramatical (regra geral).

  • A. No entanto, todos falamos de nós mesmos, grandes e pequenos (1.8-9).
  • B. No entanto, todos falamos de nós mesmos, grandes e pequenos (1.8-9).
  • C. Os grandes falam de si, e falam com muito orgulho (1.18-19).
  • D. Alguns se pintaram várias vezes (1.24).
  • E. Todos adquiriram voz, no sentido figurado e literal da palavra (1.32-33).

O segundo período, do quarto parágrafo do texto, contém:

  • A. uma oração coordenada sindética.
  • B. duas orações, uma coordenada sindética e outra assindética.
  • C. duas orações subordinadas adverbiais.
  • D. uma oração absoluta.
  • E. uma oração subordinada adjetiva restritiva.


Considerando a sintaxe, os dois termos destacados no texto classificam-se, respectivamente, como

  • A. objeto indireto e predicativo.
  • B. objeto direto e objeto direto.
  • C. objeto direto e objeto indireto.
  • D. complemento nominal e objeto direto.
  • E. adjunto adverbial de tempo e objeto direto.


Considerando que uma só oração pode refletir diferentes estruturas sintáticas, bem como diferentes sentidos, dadas as afirmativas em relação às frases destacadas,

I. Na cena I, o vocábulo fácil é entendido como a opinião ou avaliação do caminho pelos alunos e corresponde a: Os alunos consideraram o caminho fácil.

II. Na cena II, o vocábulo fácil especifica o caminho que foi encontrado pelos alunos e corresponde a: Os alunos encontraram o caminho fácil.

III. Há dois itens lexicais diferentes na palavra fácil: adjetivo (cena I), cuja função sintática é de adjunto adverbial de modo, e advérbio (cena II), que se analisa como predicativo do objeto.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Corresponde à correta classificação sintática dos termos da frase “O miserável coração nasceu cativo e só no cativeiro pode viver.” (linhas 44-45) a seguinte opção:

  • A. “o miserável coração” — sujeito na primeira oração.
  • B. “no cativeiro” — objeto indireto na segunda oração.
  • C. “cativo” — objeto direto.
  • D. “nasceu” — núcleo do predicado nominal.

No que diz respeito ao texto, julgue os itens de 11 a 18.

No trecho “importância de se fortalecerem” (linhas 13 e 14), a partícula “se” indica que o sujeito da oração é indeterminado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista os aspectos sintáticos, referindo-se aos mecanismos de construção do enunciado, analise o período em destaque: “Poderia ter consumido R$ 40 milhões se as autoridades não tivessem percebido o esquema a tempo de interrompê-lo.” (5º§). A afirmativa verdadeira acerca de tal construção está indicada em:

  • A. Tendo em vista a concordância com o sujeito, a expressão “poderia ter consumido” pode ser substituída por “consumiriam”.
  • B. No período, existem sujeitos cujas funções semânticas são distintas, sendo um deles o agente e os outros dois, pacientes do processo.
  • C. O sujeito de uma das orações do período não tem indicação de pistas desinenciais do verbo, mas pode ser recuperado no contexto.
  • D. Nas orações compostas por locuções verbais, não ocorre o preenchimento do lugar sintático do sujeito, sendo assinalada sua existência pela flexão verbal.
  • E. O emprego da terceira pessoa do plural em uma das orações do período indica a indeterminação do sujeito tendo em vista a intenção da omissão de sua identidade.
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