Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
No trecho ainda que permaneçam (l.14), o emprego da forma verbal no modo subjuntivo é obrigatório em razão da presença da locução conjuntiva ainda que.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.







A partir das estruturas linguísticas que organizam o texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Por introduzir uma enumeração explicativa, o sinal de dois-pontos na linha 5 admite a substituição por vírgula sem prejudicar a coerência textual nem desrespeitar as regras gramaticais.

Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 12, a forma verbal constituem está flexionada na terceira pessoa do plural para concordar com problemas graves.
Os trechos abaixo compõem um texto de José Carlos Moutinho. Disponível em http://www. correiocidadania.com.br/content/view/5162/9/ (acesso em 27/10/2010). Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.
A história da Internet demonstra que esta surgiu primeiramente nos meios militares norteamericanos, no auge da Guerra Fria, tendo sido então extendida para os meios acadêmicos. Desde os seus primórdios (Arpanet), a Internet visa à processamento e transmissão de grande quantidade de informações e dados, para a formação de conhecimento.
A Internet, a partir de 1994, ganhou diversidade tecnológica, agilidade e interface, e esses fatores facilitam a operacionalidade do internauta no acesso à informação. Como resultado de anos de trabalho de armazenamento de dados, a Internet constituiu um imenso banco de dados disponível a todo cidadão.
A Internet (pela sua diversidade, rapidez, interatividade e instantaneidade) contribue muito para a socialização do conhecimento. No entanto, a grande rede tem sucitado diversos debates sobre sua capacidade de contribuir para a formação do pensamento, conhecimento e inteligência.
A Internet, entre outros meios digitais favorece muito para o acesso a informação e ao conhecimento do leitor digital. Mas isso tudo é apenas um passo para a pessoa adquirir outra faculdade em direção ao sucesso na vida e ajudar o próximo: a inteligência, a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar.
Esse é o desafio que está ocupando especialistas em Educação no Brasil, ou seja fazer com que o brasileiro deixe de ser analfabeto funcional a pessoa que lê textos, mas não consegue entende-los e interpreta-los.
O termo grifado está substituído pelo pronome correspondente de modo incorreto somente na alternativa:
quando tomou o ônibus; quando o tomou.
teve de deixar o emprego; teve de deixá-lo.
deixaram a mulher no ônibus; lhe deixaram no ônibus.
ameaça precisando ser eliminada. precisando sê-la eliminada.

A partir das estruturas linguísticas que organizam o texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Na linha 8, os travessões duplos têm a função de destacar a inserção, "o Cristianismo", e a vírgula, a função de separar a oração que serve de explicação ao "movimento social"; por isso, o uso de vírgulas, em lugar dos travessões, para destacar a inserção respeitaria as regras gramaticais, mas deixaria de marcar todas as relações significativas do texto.

Em relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo pois (l.10) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes termos ou expressões: porque, visto que, porquanto.

Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A ideia de que existem vários problemas graves em muitas cidades brasileiras (l.12-13) poderia ser expressa, sem prejuízo para o sentido, a coerência e a correção do texto, por meio da inserção da forma verbal há antes de congestionamentos (l.10).
Língua Portuguesa - Substantivo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2010
Estou vendo uma coisa esquisita lá na frente! Um monstro com cabeça de porco e peses de tartaruga!
A frase de Emília contém uma flexão que contraria a regra de plural dos substantivos. Apesar disso, a palavra assume, nessa feição, um valor expressivo, talvez combinando a ideia de quatro pés de tartaruga à imagem do monstro com cabeça de porco. Para representar graficamente essa situação, o escritor recorreu ao uso de
dois pontos de exclamação.
apenas um ponto de exclamação, o segundo.
travessão.
apenas um ponto de exclamação, o primeiro.
aspas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...