Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens de 16 a 20, relativos aos elementos linguísticos apresentados no texto.
O autor usou o hífen com efeitos distintos nos seguintes casos: em conhecimentos-conteúdos-acumulados (l.5-6), foi criado um vocábulo composto por três palavras, o que conota amontoado, acúmulo; já em re-forma (l.12), o hífen atribui ênfase ao sentido do prefixo re- aposto à forma verbal forma.
O verso "Também não cantarei o mundo futuro" remete o verbo "cantar" para um tempo denominado, gramaticalmente, de futuro do presente. É muito comum, no entanto, utilizarmos os verbos não em seu tempo gramatical, mas no tempo discursivo, ou seja, adaptado à situação comunicativa. Em qual das situações abaixo o tempo verbal está empregado em sua forma gramatical, não discursiva.
Eu precisava da ajuda de todos vocês na campanha do agasalho. (Solicitação feita para um grupo de alunos).
As vaias não foram dirigidas a vocês. (Fala de um assessor aos deputados presentes na sessão).
A prova irá começar. Colou, zero. (Fala da professora no início da aplicação de uma prova).
Aquele senhor queria falar um pouquinho com vocês. (Recado da diretora a um grupo de professores antes do início da aula).

Acerca do texto acima, das suas características e estruturas linguísticas, julgue os itens de 6 a 11.
O emprego de vírgula após higiene (l.14) justifica-se porque isola elemento adverbial deslocado.
Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.


A pontuação desta frase está inteiramente correta:
A dialética sendo uma verdade mais séria, do que se costuma crer, manifesta-se no processo de resistência, da cultura popular.
De fato a cultura de massa com a enorme força de que dispõe, costuma apropriar-se das formas da cultura popular, inapelavelmente.
A socialização, proveniente das boas relações comunitárias constitui, sem dúvida, uma bela forma de autopreservação, na cultura popular.
As escolas de samba, nas festas promovidas para turistas, constituem matéria-prima e mão de obra,simultaneamente, para o capital.
Costumam, as diferentes manifestações de cultura popular, descaracterizar-se de vez que não resistem, às pressões da cultura de massa.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) - 2010

Assinale a frase cujo verbo tem a mesma regência de Vem (L.01):
A vida do rato virou notícia;
O homem centenário já nasceu;
O doutor escreveu o artigo para a revista;
O problema precisa de solução urgente;
A experiência obedeceu a protocolo internacional.

Acerca do texto acima, das suas características e estruturas linguísticas, julgue os itens de 6 a 11.
O emprego do sinal de dois-pontos em é palpável: (l.5) justifica-se porque o trecho subsequente a esse sinal apresenta argumento comprobatório da afirmativa anterior.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 06.

Observe três reescritas com base no trecho: instituiu-se a recomendação de que os centros de saúde contassem com um "Serviço de Higiene Bucodentária".
I. recomendava-se que os centros de saúde contassem com um "Serviço de Higiene Bucodentária".
II. recomendou-se que os centros de saúde contavam com um "Serviço de Higiene Bucodentária".
III. recomenda-se de que os centros de saúde contam com um "Serviço de Higiene Bucodentária".
Tendo por referência a regência verbal e o emprego dos verbos, está correto o contido em
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical do período ao se substituir o termo ao por aquilo no trecho podem ser adequadas ao que nos parece melhor (l.6-7).

Em relação aos significados e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula após anos, em Nos próximos anos, a questão da melhoria da qualidade do ensino deve ser uma obrigação dos governantes (l.9-11), justifica-se por isolar termo adverbial, com noção de tempo, deslocado do final para o começo do período.

´

Em qual dos períodos abaixo temos uma relação causal?
E, como o vampiro, o insone também é uma espécie de imortal. (Texto I, l. 5-6)
como em todo sistema, nesse também há alguns pontos críticos. (Texto I, l. 15-16)
Quando me perguntam como é que pode, faço cara de fenômeno... (Texto II, l. 19-20)
Como faço a sesta todo dia, estou bem, (Texto II, l. 30-31)
Quem puder, faça como eu, (Texto II, l. 42)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...