Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias no texto acima.

A ocorrência da preposição em nos termos “na inclusão” (l.2) e “nos processos” (l.2-3) indica que esses dois termos complementam “desequilíbrios” (l.2).

  • C. Certo
  • E. Errado

Os trechos abaixo compõem, sequencialmente, um texto adaptado do Editorial do jornal Zero Hora (RS) de 18/01/2010.

Assinale a opção que está gramaticalmente correta quanto à ausência ou à presença do acento grave indicativo de crase.

  • A. O novo estímulo aos usineiros, também com pesado suporte de subsídios, levou à indústria automobilística a investir na produção não mais de carros movidos a álcool, mas de veículos flex, que permitem o uso dos dois combustíveis. No ano passado, as vendas de carros flex cresceram 14% em relação a 2008.
  • B. Apresentado nos anos 70 como opção à crise do petróleo, sob forte apoio governamental, o álcool perdeu relevância nas décadas de 80 e 90. A produção foi retomada e intensificada nos últimos anos, com a explosão nos preços internacionais dos derivados da energia fóssil.
  • C. As montadoras aplicaram recursos no desenvolvimento de tecnologias, e o consumidor se dispôs a pagar mais por veículos mais modernos. Ambos apostaram nas vantagens de um combustível que, além de reduzir à dependência da gasolina e do diesel, apresentava ainda as virtudes do ecologicamente correto, por ser menos poluente e renovável.
  • D. A partir do ano passado, com a queda nos preços do petróleo, outros fatores de mercado conspiraram contra o álcool, como a quebra na produção da cana e o aumento dos preços do açúcar. Mesmo que o álcool se submeta à oscilações de cotações, como qualquer outro produto, o que não se pode admitir é que essas variações façam com que a oferta do produto seja imprevisível e instável.
  • E. A sazonalidade e outras questões envolvidas não são suficientes para explicar a ausência de uma política que assegure, à fabricantes e consumidores, a certeza de que investiram em uma opção de combustível tratada com a seriedade que merece.

 

Julgue os itens seguintes, relativos às ideias e estruturas do texto acima.

O emprego do sinal indicativo de crase na linha 15 é exigido pelo vocábulo "superior" (l.15) e está vinculado à expressão "cobertura previdenciária" (l.14), que antecede elipticamente a expressão "dos homens" (l.15) .

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao dirigir-se ao vigário, no 23º parágrafo, Libório, na informalidade de sua linguagem, não observou o princípio da uniformidade de tratamento: "Dê cá o meu conto de réis, seu vigário, tenha paciência. Faça como o seu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfola os pobres." Dando-se ao trecho o tratamento "tu", de maior formalidade, a forma correta, de acordo com as normas em vigor, é:

  • A.

    Dá cá o meu conto de réis, seu vigário, tende paciência. Fazei como o teu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfolas os pobres.

  • B.

    Dai cá o meu conto de réis, seu vigário, tem paciência. Faz como o teu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfoles os pobres.

  • C.

    Dês cá o meu conto de réis, seu vigário, tenhas paciência. Façais como o teu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfolai os pobres.

  • D.

    Dá cá o meu conto de réis, seu vigário, tem paciência. Faze como o teu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfoles os pobres.

  • E.

    Deis cá o meu conto de réis, seu vigário, tenhas paciência. Faças como o teu amigo, que deve e confessa diante do povo, não esfolais os pobres.

Julgue os itens a seguir, a respeito das estruturas linguísticas e da organização das ideias no texto acima.

O uso da preposição “a” antes do pronome “quem” (R.16) é exigência da relação entre o verbo travar e a expressão “dois terços da população mundial” (l.16); mas o uso da mesma preposição antes das palavras “financiamento”, “tecnologias” e “direito”, todas na linha 17, é exigência da palavra “acesso” (l.17).

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque o trecho que, mantendo-se a coerência e a correção gramatical, pode dar continuidade ao texto abaixo.

  • A. Assim, são excluídos da nova ordem-desordem mundial e, em alguns casos, entregues à própria miséria ou incorporados ao mercado de forma subalterna.
  • B. Isso gera, contudo, a exclusão desses países das transações comerciais globais, o que impede que se desenvolvam, produzam mais riqueza e superem o processo de exclusão.
  • C. Portanto, esses países são os mais requisitados pelos países ricos no momento de se  rmarem pactos que envolvam grandes investimentos em tecnologia.
  • D. Para isso, esses países passam a exigir novos acordos comerciais, de forma a assegurarem o seu desenvolvimento industrial e não serem excluídos do mercado internacional.
  • E. Mas essa situação ainda não é suficiente para que escapem do processo de exclusão a que são submetidos pelos países ricos dos quais, anteriormente, eram dependentes.

Julgue os itens seguintes, relativos à organização das ideias e à estrutura linguística do texto apresentado acima.

Na linha 3, o termo “âmbito” poderia, sem prejuízo para o sentido do texto, ser substituído por esfera desde que houvesse alteração de gênero em “No” e “humano”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à divisão silábica.

  • A.

    Ex – ces – so

  • B.

    Pes – qui – sa – dor

  • C.

    Sobre – po – si – ção

  • D.

    Cons – ta – ta – ção

  • E.

    Con – tra – tar

Acerca das ideias e estruturas do texto acima, julgue os próximos itens.

Sem alteração ou prejuízo sintático ou semântico para o texto, os vocábulos “restritivos” (l.22) e “escolado” (l.27) podem ser substituídos, respectivamente, por restringentes e diligente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A forma de tratamento usada por Libório na fala "Vossemecê fala desse modo porque tem poderes, governa a freguesia" (11º parágrafo) é, na verdade, uma forma modificada pelo linguajar popular do tratamento antigo "Vossa Mercê", hoje usado na forma "Você". De acordo com as normas de tratamento em vigor, para se dirigir a um sacerdote, o falante deve usar a forma Vossa Reverendíssima ou Vossa Reverência. Por outro lado, dirigindo-se a uma autoridade do Poder Judiciário, o falante deve usar a forma de tratamento:

  • A.

    Vossa Senhoria;

  • B.

    Vossa Excelência Meritíssima;

  • C.

    Vossa Eminência;

  • D.

    Vossa Magnificência;

  • E.

    Vossa Excelência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...