Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos sentidos, aos aspectos gramaticais e à grafia de palavras do texto acima, julgue os itens que se seguem.
É possível a substituição de aos (l.3) por a sem prejuízo para a correção gramatical do trecho em questão.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Assinale a alternativa que está corretamente redigida, segundo a norma culta da Língua Portuguesa.

Considere as afirmativas abaixo sobre a pontuação do Texto I.
I - De acordo com o registro formal culto, em sem no entanto assumir esse receio (l. 18), a expressão no entanto deveria vir entre vírgulas.
II - Em A insônia é um sistema, e, como em todo sistema, nesse também há alguns pontos críticos. (l. 15-16), a vírgula depois da palavra sistema teria de ser retirada.
III - O travessão em até quando? (l. 13) se justifica por se tratar de uma síntese do que se vinha dizendo.
IV - A vírgula em Thou shall be cursed,(l. 1) se deve à sentença em inglês.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I.
III.
IV.
I e II.
III e IV.

Com base no texto acima, julgue os itens de 12 a 16.
O emprego de vírgula após os segmentos a formulação de uma teoria da célula (l.4-5) e o descobrimento do vínculo entre cromossomos e hereditariedade (l.5-6) deve-se ao fato de esses segmentos exercerem, no período em que ocorrem, a mesma função sintática e não estarem ligados por conjunção.

Julgue os itens seguintes, relativos à organização das ideias no texto acima e aos seus aspectos gramaticais.
Na linha 9, o uso do sinal indicativo da crase em "à privatização" mostra que o conectivo "bem como" introduz um segundo complemento ao verbo assistir.
Até a Igreja Católica, com a qual o governo petista mantém vínculos estreitos nos movimentos pastorais de base, protestou. A função sintática desempenhada pelo pronome destacado é a de
objeto direto.
objeto indireto.
complemento nominal.
adjunto adverbial.
sujeito.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010

Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima apresentado, julgue os próximos itens.
A palavra conspiraram (l.10), que está sendo empregada com sentido conotativo, significa contribuíram, concorreram.Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010

Considerando o texto I, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos de correção gramatical.
Na linha 31, a palavra culturas é usada com o mesmo sentido que em Há diferentes culturas na sociedade ocidental.
Considere as seguintes afirmativas.
1. Na primeira frase do Texto 1, A lealdade conjugal é uma qualidade admirável, além de algo rara., a palavra sublinhada é um pronome indefinido, significando alguma coisa.
2. A expressão Annie, a filha mais velha e querida de Darwin é um exemplo de ambiguidade, pois admite interpretações alternativas como Annie era a filha mais velha e também aquela que Darwin mais amava e Annie era a filha mais velha e uma filha que Darwin amava muito.
3. Se na frase Darwin escrevia, escrevia, e não chegava a lugar nenhum a expressão sublinhada fosse substituída por a lugar algum, a frase estaria gramaticalmente correta, segundo a gramática normativa.
4. No último parágrafo do Texto 1, a expressão viveu na carne e nos nervos está empregada em sentido conotativo, isto é, associa-se à ideia de experimentar fisicamente uma sensação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A respeito da organização dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue os itens que se seguem.
Na linha 20, já que a estrutura sintática exige a preposição a, a ausência de sinal indicativo da crase em "a essa reciprocidade" mostra que, por causa da presença do pronome demonstrativo "essa", o artigo não é aí usado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...