Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
emprego correto da vírgula está na alternativa:
O destino, meus amigos, prepara surpresas.
A professora, tem muita experiência no caso mas não quer contestar as ordens da diretora.
A Reforma Ortográfica, foi contestada pelos alunos, mas deve ser obedecida.
Os manifestantes, protestaram contra o projeto aprovado na Câmara de Vereadores.
De acordo com o texto, relativamente às suas estruturas linguísticas, assinale a opção correta.
No trecho "Minha mãe costumava aparecer na loja, para ver se alguma sirigaita andava por lá" (l.11-12), a oração iniciada pela preposição "para" expressa finalidade.
Na linha 14, o ponto-e-vírgula foi empregado para introduzir uma oração longa que exerce a mesma função sintática da oração que a antecede.
No trecho "se ela não parava de brigar" (l.14-15), o pronome "se" está anteposto ao sujeito devido à presença do advérbio de negação.
No trecho "Um dia ele me disse que era uma pena" (l.22-23), o pronome "que" exerce a função sintática de sujeito da oração.
Na linha 25, "certa ocasião" exerce a função sintática de complemento direto da forma verbal "disse".
A respeito das estruturas do texto acima, assinale a opção correta.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir "cujo" (l.4) por o qual.
A substituição de "tão logo" (l.5) por assim que prejudica a correção gramatical do período e altera suas informações originais.
Em "o integram" (l.5), "o" é pronome que retoma o antecedente "Pacto Republicano" (l.3-4).
O trecho "que o Estado democrático tem como fundamentos a cidadania e a dignidade da pessoa humana" (l.8-10) completa o sentido de um verbo que, no contexto em que ocorre, requer objeto indireto manifesto.
Na linha 17, a vírgula foi empregada após as palavras "legalidade", "impessoalidade" e "moralidade" para isolar palavras que exercem a função de aposto.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Marque a alternativa que NÃO apresenta vício de linguagem:
Não haverão greves e não faltará os alimentos essenciais.
Certos redatores cobrem a língua portuguesa de estranhos vícios que desconsertam a nós, brasileiros, considerados artesões da palavra e da habilidade verbal.
Revoltarão-se se for violado o direito de o consumidor dispor de todas as informações necessárias para a realização do negócio.
Quando Camilo Castelo Branco quis diminuir os méritos do romântico Fagundes Varela apontando-lhe erros de sintaxe (Camilo esperava, v.g., que ele escrevesse "havia brisas e passarinhos..."), Carlos de Laet começou a escavar solecismos do autor de Amor de Perdição.
Ouvimo-los dizer "vamos se ver um dia desses".

Desconsiderando o tamanho dos espaços e tomando, no modelo de memorando acima, Fulano de Tal como assinatura, julgue os seguintes itens, a respeito desse modelo de documento e da elaboração de documentos oficiais.
De acordo com o padrão do documento, abaixo da assinatura, deve ser escrito o nome de quem assina.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da organização das ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
Em "De tão habituados" (l.13), a preposição "De" introduz oração de valor causal que, entre outras estruturas, corresponde a Porque estamos tão habituados ou a Por estarmos tão habituados.

Ainda em relação ao texto constante da questão n. 1, assinale a opção correta.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir "cuja"(ℓ. 2) por pela qual.
Caso os parênteses(ℓ.5 e 6) sejam substituídos por travessões, prejudica-se a correção gramatical do período.
Em "reduzi-las"(ℓ.23), o pronome "-las" retoma o antecedente "medidas"(ℓ.23).
Em "Sabe-se"(l.15), o pronome "-se" indica voz reflexiva.
O segmento "que buscam crédito de curtíssimo prazo ou financiamentos para exportação"(ℓ.12 e 13) constitui oração subordinada adjetiva restritiva.
Quanto aos aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.
No trecho "fazia um calor dos infernos quase o ano inteiro" (l.5-6), a substituição de "dos infernos" por infernal manteria a correção gramatical e o sentido do texto.
Nas linhas 6 e 13, o emprego do sinal indicativo de crase em "à falência" e "Às vezes" justifica-se pela regência verbal.
No trecho "mas suas freguesas nunca foram tão bonitas, embora tão poucas" (l.6-7), as conjunções coordenativas "mas" e "embora" expressam valores adversativos.
No trecho "e as mulheres haviam deixado de usar chapéus" (l.8-9), manteria a correção gramatical e o sentido do texto a substituição de "haviam deixado" por havia deixado.
Nas linhas 10 e 11, a oração adjetiva "que fossem frequentadas principalmente por mulheres" apresenta valor explicativo.
Na organização textual,
na linha 2, a expressão "A primeira" refere-se a "liberdade" e, por isso, poderia ser substituída pelo pronome aquela.
o advérbio "Já" (l.5) situa a ideia de "liberdade" no passado, enquanto "igualdade" está no presente.
na linha 6, o pronome "que" refere-se a "igualdade" e, por isso, flexiona-se "defende", no singular.
o emprego da forma verbal "cresçam" (l.8), no modo subjuntivo, permite afirmar que o crescimento das desigualdades é uma hipótese que não se realiza porque não ocorre, efetivamente, restrição de "liberdade econômica" (l.7).

Desconsiderando o tamanho dos espaços e tomando, no modelo de memorando acima, Fulano de Tal como assinatura, julgue os seguintes itens, a respeito desse modelo de documento e da elaboração de documentos oficiais.
O nível de formalidade do padrão do documento e o teor do assunto tratado admitem como correta a gentileza do agradecimento no fecho do memorando: Agradecendo antecipadamente a compreensão, com estima subscrevo-me.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...