Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, a respeito da organização das ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
Nos segmentos "de que vive" (l.2) e "de que vivemos" (l.3), o uso da preposição "de" é requerido pela regência do verbo viver.
De acordo com o texto, assinale a opção correta com relação aos seus aspectos linguístico-gramaticais.
No trecho "Meu pai era um homem bonito com muitas namoradas" (l.1), o sintagma "um homem bonito com muitas namoradas" complementa o sentido do verbo.
O sentido do texto seria mantido caso as formas verbais "jogava" e "nadava" (l.2) fossem substituídas por jogara e nadara.
Na linha 4, "com" estabelece uma comparação entre as namoradas e o termo 'sirigaitas' (l.3).
No trecho "Vivia envolvido com 'sirigaitas', como minha mãe as chamava, e com fracassos comerciais crônicos" (l.3- 4), é facultativo o emprego da vírgula antes da conjunção coordenada "e".
Na linha 5, o pronome relativo "onde" se refere ao adjunto adverbial "numa cidade".
No texto, provoca-se erro gramatical ao se
substituir "uma tensão permanente" (l.1) por tensões permanentes.
substituir "a qual" (l.3) por que.
inserir a palavra liberdade antes de "de expressão" (l.4).
retirar na linha 9, a conjunção "ora" que se segue a "busca".
Está correto o emprego ou a ausência do sinal de crase na frase:
Consumidores menos abastados, com menor poder de negociação, submetem-se as exigências dos credores a fim de obterem crédito.
Lado a lado com as conquistas econômicas, os estratos sociais mais baixos ascenderam a uma classe social superior.
Os produtos destinados à classes sociais de maior poder aquisitivo estão a disposição da classe C, por conta do crédito fácil.
O poder público busca atender, à todo momento, com medidas pertinentes, as necessidades das classes mais desfavorecidas.
A mídia estampa de maneira persuasiva e à qualquer hora produtos destinados à uma classe emergente cada vez maior.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
No período composto "Amiúde aquele que fura filas e sonega impostos é o mesmo que reclama do governo a realização de obras", o sujeito da oração principal é:
amiúde
aquele
o mesmo
que
governo

Desconsiderando o tamanho dos espaços e tomando, no modelo de memorando acima, Fulano de Tal como assinatura, julgue os seguintes itens, a respeito desse modelo de documento e da elaboração de documentos oficiais.
Para que o documento respeite as regras da norma culta e a formalidade exigidas em documentos oficiais, o período do corpo do texto iniciado por Não valendo mais deve ser corrigido para Deixa de valer.
Tomando por base a organização do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 14, devido às relações de coesão do último período do texto, estariam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto se fosse inserida a preposição de antes do pronome "que", escrevendo-se de que.
No que se refere à organização das ideias, aos aspectos gramaticais e à tipologia do texto abaixo, julgue os itens de 1 a 10.
O emprego da vírgula após a locução "Por enquanto" (l.22) deve-se à necessidade de se enfatizar a circunstância de modo nesse período.
Com relação ao texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.
No início do segundo parágrafo, as relações semânticas entre as orações permitem que, em lugar do sinal de ponto logo depois de "consumo" (l.13), sejam usados os dois-pontos, sem que se provoque com isso erro gramatical, desde que o termo "Mensagens" seja grafado com inicial minúscula.
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Considere o emprego de sinais de pontuação no texto.
I. e no poder, hostilidade – a vírgula assinala elipse do verbo.
II. – metáforas que frequentemente são utilizadas na descrição de políticos − os travessões isolam segmento explicativo.
III. aos consagrados preceitos do "não matar" e do "não mentir" − as aspas indicam reprodução exata de princípios estabelecidos.
IV. equipara a mentira à pior forma de roubo: − os doispontos indicam intervenção de novo interlocutor no contexto.
Está correto o que se afirma em
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...