Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale o trecho do texto adaptado de Maria Rita Kehl (O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009) em que, na transcrição, foram plenamente atendidas as regras de concordância e regência da norma escrita formal da Língua Portuguesa.
Paradoxalmente, as mesmas inovações tecnológicas destinadas a nos poupar o tempo de certas tarefas manuais e aumentar o tempo ocioso vem produzindo um sentimento crescente de encurtamento à temporalidade. Tal sentimento talvez esteja relacionado com o encolhimento da duração.
A vivência contemporânea da temporalidade é dominada por um subproduto das ideologias da produtividade, às quais reza que se devem aproveitar, ao máximo, cada momento da vida.
Desligado do frágil fio que ata o presente à experiência passada, voltado, sofregamente, para o futuro, o indivíduo sofre com o encurtamento da duração. Assim, desvalorizam-se o tempo vivido e o saber que sustenta os atos significativos da existência.
Segundo Bergson, a duração se mede pela sensação de continuidade entre o instante presente, o passado imediato e o futuro próximos; no entanto, nada indica que o registro psíquico dessas duas formas do tempo que alongam o presente devam limitar-se em curtos períodos antes e depois do brevíssimo instante.
Talvez a medida do transcorrer do tempo não individual não se assemelhe com o desenrolar de um fio, mas do tecer de uma rede que abriga e embala um grande número de pessoas ligado entre si pela experiência.
Com referência aos sinais de pontuação utilizados no texto, assinale a opção correta.
As aspas, no segundo parágrafo do texto, indicam o emprego de expressões fora do seu sentido usual.
O travessão empregado no terceiro parágrafo marca o emprego do discurso direto.
No quarto parágrafo, os parênteses isolam as explicações sobre os termos estrangeiros em itálico, podendo ser substituídos por travessões.
Os dois-pontos, após a palavra "Conclusão" (l.27), introduzem a citação textual da fala de outrem.
As duas primeiras vírgulas do último parágrafo isolam o aposto, ou seja, um termo que explica uma palavra ou expressão já mencionada.
Assinale a proposta de alteração dos sinais de pontuação que preserva a coerência e a correção gramatical de trecho do texto.
Substituir o sinal de dois-pontos depois de "igualdade" (l.1) pelo sinal de ponto-e-vírgula.
Inserir uma vírgula depois de "monarcas" (l.6).
Substituir o ponto depois de "servos" (l.10) por vírgula, escrevendo-se "Finalmente" com inicial minúscula.
Retirar a vírgula depois de "igualdade" (l.11).
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

É forçoso contatar os índios com delicadeza, para poupar os índios de um contato talvez mais brutal, em que exploradores submetessem os índios a toda ordem de humilhação, tornando os índios vítimas da supremacia das armas do branco.
Evitam-se as viciosas repetições do trecho acima substituindo- se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:
poupá-los - os submetessem - tornando-os
poupá-los - lhes submetessem - os tornando
poupar-lhes - os submetessem - tornando-lhes
os poupar - submetessem-nos - lhes tornando
poupar a eles - os submetessem - tornando-lhes
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

As normas de concordância verbal estão plenamente atendidas na frase:
Ainda não preenchem os requisitos necessários para um bom funcionamento nenhuma biblioteca universitária brasileira.
Deve mirar-se no exemplo das instituições de ensino do primeiro mundo os que desejam fazer funcionar uma boa biblioteca em nosso país.
Hão que se implementar com seriedade várias políticas para que uma universidade possa funcionar em condições plenamente satisfatórias.
Caso se observem os dois aspectos básicos mencionados pelo autor, cumprir-se-á o papel que se espera das nossas bibliotecas universitárias.
É de se esperar que a avaliação dos bons bibliotecários não se façam pelo modo como arquivem fichas, cataloguem livros ou ordenem estantes.

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias no texto acima.
O pronome "se", tanto em "se acredita" (l.3) como em "tenha-se estabelecido" (l.4), tem função de marcar a indeterminação do sujeito da oração.
Acerca das estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.
A supressão das vírgulas altera o sentido do trecho "o valor de suas casas, que serviam de garantia para os empréstimos, teria de continuar subindo indefinidamente" (l.12-13).
A substituição de "teria" (l.13) por teriam não altera o sentido nem a adequação gramatical do trecho "o valor de suas casas, que serviam de garantia para os empréstimos, teria de continuar subindo indefinidamente" (l.12-13).
No trecho "culpe os pobres, por terem aspirações além de seu status," (l.16), o uso de culpe-se no lugar de "culpe" manteria a correção gramatical do período.
No trecho "culpe os bancos e os corretores hipotecários que ofereceram crédito barato sem considerar a qualidade de sua garantia — e sem considerar os riscos de longo prazo enfrentados pelos tomadores de empréstimo" (l.19-22), a conjunção "e" empregada após o travessão ordena temporalmente as duas orações introduzidas por "sem", indicando que a não consideração da qualidade da garantia antecede a não consideração dos riscos de longo prazo.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A ordem direta ou natural é a forma mais simples de expressar uma ideia. Ela domina o mundo das crianças, permeia a linguagem dos adultos e, pela sua objetividade e clareza, tornou-se preferência nos meios de comunicação. Assinale a opção na qual os termos da oração estão encadeados na ordem direta: sujeito + verbo + termos complementares e(ou) acessórios.
Em dez dias, será encaminhada aos responsáveis a reclamação do cliente.
O supervisor orientou o novo atendente.
Por mais absurdas que possam parecer, permanecem plausíveis aos olhos do cliente todas as exigências.
Todas as informações, a secretária recebeu e transmitiu ao presidente.
Após dois meses, o gerente entregou ao cliente o novo cartão solicitado.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O sentido da oração 'Ninguém é contaminado' será mantido se a palavra 'contaminado' for substituída por
corrompido.
viciado
doente.
infectado.
A partir da argumentação do texto acima, bem como das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens de
1 a 5.Se a opção fosse a de evitar o uso do pronome "cujo" (l.1), as relações entre as ideias do texto permitiriam que, sem prejudicar a coerência ou a correção gramatical do texto, assim se iniciasse o parágrafo: Trata-se de uma carta do qual o enigma perdura e perdurará.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...