Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Com base nas ideias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 12, a substituição da preposição "com", exigida pelo verbo "preocupar-se", pela preposição em preservaria a coerência do texto e o respeito às normas gramaticais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos linguísticos do texto acima e das ideias nele desenvolvidas, julgue os itens a seguir.

O emprego da vírgula logo após “solares” (l.14) justifica-se para marcar o início do aposto subsequente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

  • A. Medidas sem precedentes em vários países, voltadas para conter o pânico no mercado financeiro internacional, ainda não conseguiu conter o impacto da crise.
  • B. A gestão dos riscos e das incertezas, que são responsabilidade de governantes, trouxeram-lhe novos desafios: encontrar meios e modos de superar a crise.
  • C. A falta de transparência dos produtos financeiros e do funcionamento do mercado econômico globais deram origem à atual crise que se expandiu no mundo todo.
  • D. Não se poderia manter intocável as ações e a ampla circulação de instrumentos financeiros, sem os necessários mecanismos de supervisão e de controle.
  • E. Os desequilíbrios do sistema financeiro global redundaram em inúmeros prejuízos à medida que despencou o valor das ações e se retraíram as ofertas de crédito.

Julgue se os itens de 21 a 25, adaptados de A Gazeta (ES), "Editorial", 4/1/2009, estão gramaticalmente corretos.

Esses quadros não deixam dúvida de que a má condução de veículos tornou-se os logradouros públicos, nos perímetros urbanos e nas estradas, muito perigosos

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 16 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A substituição do segmento grifado pelo pronome correspondente está INCORRETA em:

  • A.

    devem ter feito o maior sucesso = devem tê-lo feito.

  • B.

    temos defensores = temo-los.

  • C.

    retratam uma época específica = retratam-na.

  • D.

    definir uma história em quadrinhos = defini-la.

  • E.

    que conta uma história = que lhe conta.

 

Com base nas ideias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Em "de longe" (l.4), a substituição da preposição por ao mantém o respeito às regras gramaticais, mas altera as relações de significação no período sintático.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir da argumentação do texto acima, bem como das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens de 1 a 6.

Fazendo os necessários ajustes nas letras iniciais maiúsculas, as relações semânticas entre as orações do texto permitem que o ponto logo após "hipótese" (l.10) seja substituído pelo sinal de ponto e vírgula e o ponto logo depois de "europeu" (l.17), pelo sinal de dois-pontos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todas as palavras estão escritas corretamente na frase (não estão sendo consideradas as alterações que passaram a vigorar recentemente):

  • A. Intervensões governamentais massiças e até agora sem precedentes não conseguiram conter os impactos da crise financeira em diversos países.
  • B. A permanência e a gravidade dos desdobramentos da crise financeira deicham dúvidas e originam expeculações em todo o mundo.
  • C. A ganância por lucros cada vez maiores fez com que os riscos dos investimentos crecessem esponencialmente no mercado financeiro.
  • D. A excessiva circulação de instrumentos financeiros imbutia imenço potencial de perigos redundando, como se viu, em enormes prejuízos.
  • E. O êxito das resoluções tomadas em outros países depende de um maior controle das instituições financeiras, o que atinge interesses múltiplos e provoca resistência.

Em relação ao emprego dos sinais de pontuação, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. “...ter se baseado unicamente no depoimento de uma pessoa – Pietro Mutti...”. (o travessão isola o aposto explicativo)
  • B. “Não matei ninguém e abandonei o grupo quando o PAC se decidiu pela luta armada”. (as aspas marcam o início e o fim de uma transcrição)
  • C. “Em outubro, ele propôs a revisão da Lei da Anistia com o intuito de punir torturadores do regime militar...”. (a vírgula marca a anteposição do adjunto adverbial de lugar)
  • D. "Além disso, o ministro já havia dado mostras recentes de que...”. (as aspas isolam uma expressão de acréscimo)
  • E. “(é de esperar agora que tenha o mesmo cuidado quando lhe chegar às mãos um processo contra alguém acusado de ter sido torturador da ditadura).” (os parênteses isolam uma opinião pessoal do autor)

Julgue se os itens de 21 a 25, adaptados de A Gazeta (ES), "Editorial", 4/1/2009, estão gramaticalmente corretos.

As análises sobre a violência no trânsito baseiam-se em duas estatísticas. Uma refere-se especificamente ao número de óbitos; a outra contabiliza o total de acidentes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...