Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Acerca da organização, da linguagem e dos aspectos gramaticais do texto, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.
Em "Nada sei dessas coisas" (l.2-3), "entendo alguma coisa de arquitetura urbana" (l.3), "a primeira coisa a respeito de uma casa" (l.5), "cemitério das coisas" (l.7) e "coisas instrutivas" (l.12), a palavra "coisas" (ou seu singular "coisa") está empregada com o mesmo sentido.
Texto para os itens de 31 a 39
Considere que Juarez Alencar Cabral, candidato ao cargo de Analista de Trânsito do DETRAN/DF, desejando dedicar-se integralmente ao estudo dos conteúdos que seriam exigidos nas provas do respectivo concurso, tenha redigido, em tom gracioso, a seguinte carta para sua noiva.

Com relação à carta apresentada na situação hipotética acima e com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República acerca de comunicações oficiais, julgue os itens de 31 a 36.
O fecho que consta na carta — empregado durante muito tempo em expedientes oficiais de variada natureza — é permitido, atualmente, somente em mensagens cujo signatário seja servidor que se dirija a ocupante de cargo imediatamente superior.
Língua Portuguesa - Redação oficial - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Todas as comunicações oficiais, exceto aquelas que são assinadas pelo Presidente da República, devem conter as seguintes identificações:
Julgue os seguintes itens, a respeito das estruturas linguísticas e do desenvolvimento argumentativo do texto acima.
O emprego do sinal de dois-pontos, na linha 9, anuncia que uma consequência do que foi dito é explicitar a pergunta proposta pela sociologia.
Quanto à pontuação, observe os exemplos retirados do texto:
I. "Circuitos de computadores contêm milhões de transistores, impressos em placas tão pequenas que mal enxergamos os detalhes a olho nu."
II. "a tecnologia se esconde cada vez mais das pessoas. No início do século 20, as novidades para o público eram a luz elétrica e os primeiros carros."
III. "jogamos fora ou chamamos os técnicos, aqueles que sabem como abrir a caixa preta."
IV. "A caixa preta não só vem diminuindo de tamanho: vem também ficando cada vez mais misteriosa. misteriosa. A situação piorará".
Afirma-se que:
1.º -uma vírgula poderia ser eliminada e que
2.º -um dos sinais de pontuação daqueles empregados poderia ser substituído por uma vírgula.
Isso sem prejuízo do sentido de um ou de outro exemplo.
Assinale a correta:
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo I; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação dois-pontos do exemplo IV.
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo II; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação ponto (depois da palavra pessoas) nesse mesmo exemplo II.
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo III; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação dois-pontos do exemplo IV.
a vírgula poderia ser eliminada no exemplo I; e o que poderia ser substituído por uma vírgula é o sinal de pontuação ponto (depois da palavra misteriosa), no exemplo IV.
Assinale a alternativa INCORRETA, em relação à análise dos termos em destaque desta frase:
Muitas vezes, aqueles que reclamam das condições, ou tentam fugir, são vítimas de surras.(25-6)
de surras = locução adverbial de modo
que = pronome relativo, equivale a os quais
aqueles = pronome demonstrativo. No texto, pode ser substituído por os
ou = conjunção coordenativa; indica idéia de alternância
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção em que a reescritura proposta mantém o sentido e a correção gramatical do período "A conversa é sobre política, os boatos cruzam os ares, mas ele mantém um discreto silêncio" (l.23-25).
Embora a conversa é sobre política e os boatos cruzam os ares, ele mantém um discreto silêncio
A conversa é sobre política e os boatos cruzam os ares, apesar de ele manter um discreto silêncio
A conversa é sobre política mas ele mantém um discreto silêncio, embora os boatos cruzam os ares.
A conversa é sobre política e, embora ele mantenha um discreto silêncio, os boatos cruzam os ares.
Apesar de a conversa ser sobre política e de os boatos cruzarem os ares, ele mantém um discreto silêncio.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Julgue os próximos itens, relativos aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima.
Sem que haja prejuízo para a correção gramatical e para a informação original do texto, o último período do seu segundo parágrafo pode ser reescrito da seguinte forma: A população sente as alterações ambientais, as quais são causadas por atividades urbanas tais como: aumento da temperatura nas áreas do centro, a elevação da precipitação e as enchentes.

Tendo em vista os aspectos gramaticais e de construção do texto, julgue os itens que se seguem.
Seria mantida a correção gramatical do trecho Muito mais remota é a prática da derrubada de árvores para exportar madeira nobre (l.5-6) se o termo remota fosse substituído por remoto.Analise as afirmativas referentes ao primeiro período do texto e assinale a opção que apresenta todas as corretas, considerando os aspectos sintáticos da norma padrão.
I. O período é composto por três orações, sendo duas subordinadas, ambas adjetivas.
II. As três formas verbais pedem um complemento verbal direto.
III. O acento indicativo de crase do período é facultativo.
IV. A primeira oração do período pode ser reescrita na voz passiva.
V. A expressão de dinheiro tem a função sintática de complemento verbal, pois complementa a ideia do verbo repassar.
I, II, III, IV , V
II, III, V
II, IV
I, II, III, IV
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...