Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Substantivo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A revista da TV informa:
O seriado "Lost", que vem atingindo grande sucesso em todo o mundo, conta a história de um grupo de sobreviventes de um acidente aéreo ocorrido em algum lugar do Oceano Pacífico. A ilha onde se passa a ação é cheia de mistérios, e a série tem um estilo original, que segue dois tipos de histórias não ligadas entre si: primeiro, a luta pela sobrevivência na ilha e, segundo, a vida dos personagens principais antes e depois do desastre.
A segunda frase do parágrafo acima começa com o substantivo "ilha", uma expressão referencial nova no texto, mas que surge como se fosse conhecida. Isso acontece porque esse substantivo
está ancorado cognitivamente na expressão nominal antecedente "acidente aéreo no Oceano Pacífico".
é sempre parte integrante da abertura do seriado, que mostra o avião caindo perto de uma ilha deserta.
mantém um valor semântico naturalmente associável à ideia de aventura e tramas ficcionais.
pressupõe que todo leitor do texto tem conhecimento prévio de que a história se passa numa ilha perdida.
indica uma referência indireta a muitas obras cinematográficas que se valeram da situação de naufrágios.
Analise os aspectos sintáticos colocados entre parênteses e assinale a opção incorreta.
"O repórter nunca se contentaria em apenas mostrar as ruas transformadas em rios..." (a colocação pronominal proclítica é a única aceita pela norma padrão nesse contexto).
"Faltava à notícia o toque de drama doméstico que só a voz do consumidor é capaz de conferir." (pronome relativo que se refere a "toque de drama doméstico).
"Agora sim, ele levanta os olhos da calculadora e dá seu recado." (o sujeito do segundo período é desinencial).
"O que a senhora achou dos preços dos legumes?" (o período pode ser transposto para a voz passiva).
"(Ô economista! Precisava de tanto cálculo, para se chegar a essas conclusões?)" (A vírgula é opcional porque a subordinada apresenta uma ideia adverbial final e está após a principal).
A alternativa em que a reescrita da oração ou sequência de orações em destaque altera visivelmente o sentido do enunciado no texto é:
Texto para os itens de 31 a 39
Considere que Juarez Alencar Cabral, candidato ao cargo de Analista de Trânsito do DETRAN/DF, desejando dedicar-se integralmente ao estudo dos conteúdos que seriam exigidos nas provas do respectivo concurso, tenha redigido, em tom gracioso, a seguinte carta para sua noiva.

Com relação à carta apresentada na situação hipotética acima e com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República acerca de comunicações oficiais, julgue os itens de 31 a 36.
A indicação de "local e data" da carta está em conformidade com as normas do padrão ofício expostas no Manual de Redação da Presidência da República.
Sobre a linguagem das comunicações oficiais, assinale a opção incorreta.
As comunicações oficiais escritas devem ser formais, polidas e padronizadas. A polidez consiste no emprego de expressões respeitosas e tratamento apropriado àqueles com os quais nos relacionamos.
Há consenso de que as comunicações escritas oficiais devem empregar a norma padrão da língua, em que se observam as regras da gramática formal.
As comunicações que partem de uma entidade devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. A linguagem restrita a grupos específicos deve ser evitada.
A norma padrão não implica linguagem rebuscada, deve haver critério quanto à incorporação de estrangeirismos e neologismos, respeitando as transformações da língua ocorridas ao longo dos tempos.
A linguagem da correspondência oficial precisa ser adequada à região em que será veiculada; para entendimento de todos, precisa respeitar os aspectos linguísticos regionais.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
A solidariedade entre o verbo e o sujeito, que ele faz viver no tempo, exterioriza-se na concordância, isto é, na variabilidade do verbo para conformar-se ao número e à pessoa do sujeito. (Celso Cunha & Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 2007)
A despeito dessa definição ampla, há casos em que a concordância verbal pode se dar com um outro elemento da frase. Assinale a única alternativa que admite a variação na concordância do verbo indicada entre parênteses.
A partir do texto ao lado, de Michael Moyer, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula imediatamente após o trecho "em 2014" (l.45) mantém a correção gramatical do período.
Quanto à correção gramatical, assinale a opção correta.
Assinale a alternativa ERRADA.
O advérbio aliás (linha 6) equivale a além disso.
deslumbrantes (linha 4) é o mesmo que agradáveis.
A ideia de assemelhar-se (linha 4) equivale à ideia de parecer.
Em povoados (linha 10) há idéia de pequenas aglomerações , aldeias.
Assinale a opção correspondente ao período que está de acordo com as normas gramaticais.
O poeta que nos involvia com as suas palavras, calou-se para sempre.
O poeta, que envolvia-nos com as suas palavras, calou-se para sempre
O poeta que nos envolvia com as suas palavras se calou para sempre
O poeta, que involvia-nos com as suas palavras, se calou para sempre.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...