Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009


É melhor começar a exercitar a linguagem, _________ o seu relacionamento pode acabar mal. A pesquisa recentemente realizada pela empresa foi _________ do estresse emocional do trabalhador. Expliquei-lhe as exigências do atual mercado _________ ele se adaptasse melhor.
A sequência que completa corretamente as frases acima é
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A alternativa correta quanto às relações entre as palavras no texto é:
"seu", em "seu concorrente" (l. 32) tem como referente "um agente inescrupuloso" (l. 31); "seu", em "seu restaurante ou bar" (l. 32), tem como referente "concorrente".
A palavra "seu" tem o mesmo referente em "seu concorrente" (l. 32) e em "seu restaurante ou bar" (l. 32): "um agente inescrupuloso".
A palavra "seu" tem o mesmo referente em "seu concorrente" (l. 32) e em "seu restaurante ou bar" (l. 32): "concorrente".
A palavra "ambientes" (l. 18) funciona como um adjetivo que qualifica "tabagistas" (l. 18).
A palavra "que", em "em que se apoia" (l. 4), retoma "fiscalização".
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009

Com base na leitura do texto II, resolva as questões de 10 a 22.
"Na obra machadiana, o funcionário público sempre comparece sob a sua mordacidade..." No trecho destacado, "mordacidade" é sinônimo de
sarcasmo.
pessimismo.
estética.
linguagem.
maldade.
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
O sinal de dois-pontos depois de "investidor" (l.17) introduz uma explicação sobre "Esse é um dado" (l.16).
Assinale a palavra escrita INCORRETAMENTE:
Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de Marco Antonio Rocha, O Estado de S. Paulo, 22/06/2009. Assinale a opção em que o fragmento apresenta erro gramatical.
No começo do século passado, a economia mundial se dividia entre países ricos e países atrasados. Os ricos eram os mesmos que hoje formam o G-7 (EUA, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão), mais alguns da Europa ocidental, como Áustria, Holanda, Bélgica, Espanha e Portugal.
A Rússia dos czares estava se acabando naquela época e ninguém sabia o que viriam a ser. Hoje, aderiu ao G-7 — é o "oitavo dos sete", diz a piada. O Japão apenas colhia os primeiros resultados da Restauração Meiji — essa, sim, uma revolução que arrancou o país da sua Idade Média e abriu caminho para o que ele é hoje.
O resto era, então, o resto. Países "atrasados", ou países pobres, que não tinham lugar no pôquer internacional. O Brasil entre eles, com sua iniciante e desorganizada República.
Mais adiante, já depois da 2ª Guerra Mundial, os atrasados começaram a ser chamados de países "de desenvolvimento médio"; os pobres, de "subdesenvolvidos"; e os ricos, de "plenamente desenvolvidos".
Palavrório diplomático para distinguir os que ditam as cartas daqueles que não ditam nada. Mais recentemente ainda, um grupo dos "de desenvolvimento médio" passou a ser chamado de "emergentes".
A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
Destina-se, muitas vezes, as medidas econômicas a conter certos abusos existentes no mercado, protegendo as classes mais desfavorecidas.
Empresários buscam fórmulas eficazes de conquistar a classe emergente, pois se sabem que os lucros é sempre mais seguro nessa camada social.
A classe média constitui um forte segmento de consumidores, razão por que as pesquisas atualmente está sempre voltada para elas.
A meta de conquistar consumidores para seus produtos leva empresários a uma constante disputa nos meios de comunicação de que dispõem.
Na economia de mercado, muitas vezes se esconde lucros maiores nos produtos que, em princípio, parece ser mais baratos.

Julgue os itens a seguir a respeito da organização do texto apresentado.
Devido à função que exerce na oração, a vírgula empregada depois de "sensações" (l.2) poderia ser substituída tanto pela conjunção e como pela conjunção ou, sem prejudicar a correção gramatical ou a coerência do texto.

Julgue os itens a seguir a respeito da organização do texto apresentado.
Na linha 12, caso se deslocasse a conjunção "pois" para o início da oração, a coerência da argumentação seria preservada, desde que fossem retiradas as duas vírgulas que isolam essa palavra e que se fizessem os necessários ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas.

Julgue os próximos itens, com base na análise do uso das estruturas linguísticas no texto.
A organização dos argumentos no texto mostra que o pronome relativo que (l.12) é obrigatoriamente regido pela preposição em, pois a preposição tem a função semântica de atribuir valor locativo ao termo, localizando as barreiras de acesso (l.12) no fenômeno restrito (l.12).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...