Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Esta tradição trabalha a ação política como uma ação estratégica ... (1º parágrafo)
A frase em que o verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima é:
... que identifica no predomínio do conflito o cerne dos fatos políticos.
Neste contexto, política é guerra ...
Recorrendo a metáforas do reino animal ...
... que obedece aos consagrados preceitos do "não matar" e do "não mentir" ...
... que a fraude é mais importante do que a força ...
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
A função dos termos destacados está corretamente indicada na alternativa:
objeto indireto; adjunto adnominal; complemento nominal, respectivamente.
agente da passiva; complemento nominal; adjunto adnominal, respectivamente.
complemento nominal; complemento nominal; complemento nominal, respectivamente.
adjunto adverbial; complemento nominal; objeto indireto, respectivamente.
adjunto adnominal; adjunto adnominal; objeto indireto, respectivamente.
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação às estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.
A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso se substituísse "só" por sozinhas.
Os vocábulos "econômicas", "falíveis", "volúveis", "máquinas" e cálculos" recebem acento gráfico por terminarem em vogal seguida de s.
O termo "o escocês Adam Smith (1723-1790)" (l.6-7) funciona como aposto de "O pai da economia moderna" (l.6).
Na linha 20, o emprego da crase se justifica pela regência da forma verbal "dando".
Em "Talvez seu maior mérito" (l.22), o pronome possessivo "seu" refere-se ao termo "pensamento econômico" (l.19-20).
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
A substituição dos travessões depois de "neurociência" (l.6) e "anos 90" (l.8) por vírgulas preserva o respeito às regras de pontuação e mantém a coerência entre os argumentos do texto.
Quanto à acentuação gráfica, assinale a afirmativa correta:
O primeiro fragmento de cada opção abaixo foi adaptado do texto Famintos e milionários, editorial de Carlos José Marques, na revista Isto É, de 1º/7/2009. Assinale a opção que apresenta, no segundo fragmento, uma reescrita coerente e gramaticalmente correta para o trecho original.
Quase 40 milhões de pessoas passam fome no Brasil. No mundo, são mais de um bilhão de famintos. Isso significa que para cada seis pessoas que habitam o planeta hoje, uma não tem o que comer.
No mundo, são mais de um bilhão de famintos; no Brasil, um contingente de quase 40 milhões de pessoas passam fome. Isso significa que um sexto das pessoas, que habita o planeta hoje, não têm o que comer.
A proporção brasileira é ainda pior. Os números absurdos, inaceitáveis no escopo de uma população que vive o século XXI, com avanços de toda ordem, foram divulgados recentemente pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
A proporção brasileira é ainda pior: foram divulgados recentemente, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), números absurdos e inaceitáveis para uma população que vive o século XXI com avanços de toda ordem.
E justamente o Brasil, celeiro do mundo, líder da produção de alimentos em vários itens, maior exportador global de carne, maior produtor de soja, trigo e similares, traz índices típicos de terceiro mundo logo neste quesito.
E justamente o Brasil, trazendo índices típicos de terceiro mundo logo neste quesito: o celeiro do mundo, líder da produção de alimentos em vários itens, maior exportador global de carne, maior produtor de soja, trigo e similares.
O Brasil também contribui com 131 mil milionários e está entre os dez primeiros na classificação de países com mais milionários. Até quando será possível viver indiferente ao estado de desnutrição de tantas pessoas? É plausível admitir um país das dimensões e riquezas do Brasil no bloco daqueles com maior disparidade?
Na classificação de países com mais milionários o Brasil ocupa uma das dez primeiras posições: existe 131 mil. Pergunta-se até quando será possível viver indiferentemente ao estado de desnutrição de tantas pessoas e se é plausível admitir um país das dimensões e com as riquezas do Brasil no bloco daqueles com maior disparidade?
Se cada um parar para pensar sobre o que fazer, desencadeando uma corrente de solidariedade intercontinental, com ações concretas, haverá mais esperanças para o fim do flagelo da fome. É tudo uma questão de prioridades e o mundo tem de despertar para a constatação de que essa é a maior delas.
Se cada um parar para pensarmos sobre o que fazer, e desencadear uma corrente de solidariedade intercontinental, que tenham ações concretas, terão mais esperanças para o fim do flagelo da fome. Como é tudo uma questão de prioridade, o mundo terá de despertar e constatar de que essa é a maior delas.
Julgue os seguintes itens, a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.
O desenvolvimento das ideias no texto permite que se omita o pronome que (l.7), sem prejudicar a correção gramatical ou a coerência do texto.
Língua Portuguesa - Fonologia - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Qual a única série de palavras que contém dígrafos consonantais?
através problemas crateras caboclos.
ternura caspa resultado êxtase.
farrista aquecido exceto milharal.
tampas ventania sintoma fundação.
hálito hélice hino humilde.

A respeito do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.
A forma verbal sublinhada em que tinha escrito aquilo (l.4-5) pode ser substituída por tivesse, sem prejuízo para o sentido ou para a correção gramatical do texto.

Em relação ao texto acima, julgue os próximos itens.
A substituição de "ser" (l.4) por serem prejudica a correção gramatical do período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...