Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da concordância verbal, é correto afirmar:
A alternativa em que a expressão sublinhada pode ser substituída pelo que se apresenta entre colchetes, respeitando-se a concordância, e sem quaisquer outras alterações no enunciado, é:
Mas se eu ficar rezingando todo dia, estou roubado: quem é que vai aguentar me ler?
Substituindo-se a expressão sublinhada na frase acima por se eu ficasse rezingando todo dia, a complementação correta deverá ser
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Ao se substituir no trecho satisfeito de ter meu ritmo a expressão destacada por um pronome, a reescrita correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é
Criamos a nossa civilização e atribuímos à nossa civilização o papel de dirimir nossos sofrimentos, fazendo da nossa civilização uma espécie de escudo contra o furor dos nossos instintos, para que não reconheçamos os nossos instintos como forças que não podem ser controladas.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima, substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
___________ uma aluna da Sorbonne que a recebesse para uma conversa que pudesse explicar o Brasil com apenas um título que __________ de roteiro para o trabalho que deveria apresentar. Já me pediram coisas extravagantes, recusei algumas, aceitei outras. Mas não __________ .
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas da frase devem ser preenchidas, respectivamente, com:
Língua Portuguesa - Artigos - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
O a sublinhado que deverá levar o acento indicativo de crase está na seguinte alternativa:
− O senhor deve conhecer muito a Geografia...
A frase em que o vocábulo muito está empregado com o mesmo sentido e a mesma função que os verificados na construção acima é:
Além disso, à medida que as cidades crescem, áreas que antes eram baratas e de fácil acesso tornam-se mais caras, o que contribui para que a grande maioria da população pobre busque por moradias em regiões ainda mais distantes.
Nesse segmento do texto 1, o vocábulo mais aparece duas vezes, com a mesma classe gramatical; a frase abaixo em que esse mesmo vocábulo apresenta classe diferente é:
Língua Portuguesa - Advérbio - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Os advérbios bem (1º quadrinho) e Talvez (2º quadrinho) expressam, respectivamente, circunstância de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...