Questões de Língua Portuguesa

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O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular para integrar corretamente a frase:

  • A. Não (haver) de ocorrer tantas injustiças, não precisaríamos definir com exatidão o que é justo.
  • B. A cada um (caber) as punições devidas pelos males que haja praticado.
  • C. Não se (imputar) ao caráter dele os deslizes que lhe sejam inatos.
  • D. A todos aqueles a quem (poder) servir meu exemplo, ofereço-o de bom grado.
  • E. Não (dever) agradar a ela, creio eu, as conclusões a que cheguei.

Quem nos deu o sentimento do justo e do injusto?

A função sintática do elemento sublinhado na frase acima corresponde à mesma do sublinhado em:

  • A. Quando nos ensina que dois e dois são quatro.
  • B. Nada é aquilo que chamamos inato
  • C. Deus nos faz nascer com órgãos
  • D. Foi Deus, que nos deu um cérebro e um coração.
  • E. não há árvore que contenha folhas e frutos ao sair da terra.

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

  • A. O poder de Deus, em que os crentes atribuem tudo o que há no mundo, muniu-nos todos de sentimentos que podemos desenvolver.
  • B. O justo e o injusto – valores dos quais se envolvem todos os juízes – são difíceis de discernir por que muitas vezes se alternam no mesmo indivíduo.
  • C. Uma árvore, cujo desenvolvimento podemos acompanhar a cada dia, é utilizada por Voltaire para auxiliá-lo na ilustração de seus conceitos.
  • D. Entre o vício e a virtude, extremos em cujos oscilamos, há valores nuançados, onde frequentemente nos confundimos.
  • E. A razão porque Voltaire acredita na conservação de nossa espécie deve-se à confiança em que deposita na providência divina.

A colocação de ambas as vírgulas está plenamente adequada na frase:

  • A. Não é indispensável tanto na ciência, como na religião que haja uma teoria unificada, para fortalecer o nosso espírito.
  • B. Mesmo que nosso esforço lograsse chegar, a uma teoria unificada, muitos ainda continuariam a duvidar de tudo.
  • C. Uma teoria unificada, que explicasse tanto as questões religiosas como as científicas, viria a eliminar muitas ansiedades.
  • D. Como se sabe, as teologias humanas, constituem a teoria unificada a que chegaram os pensadores religiosos.
  • E. A desobrigação de pensar é de todos os atrativos, aquele que mais nos seduz, entre os acenados pela teoria unificada.

A ciência e as grandes religiões monoteístas começaram da mesma diversidade [...] e avançaram, com a mesma avidez, do complicado para o simples.

Sem prejuízo para o sentido e para a correção da frase acima, os elementos sublinhados podem ser substituídos, na ordem dada, por

  • A. passaram a se diversificar − imbuídas do mesmo prazer
  • B. provieram de igual diversidade − com igual sofreguidão
  • C. originaram de fatores vários − através de fome semelhante
  • D. principiaram-se diferentes − de tal modo desejosas
  • E. iniciaram-se semelhantes − de tamanha obsessão

Está corretamente flexionada na voz passiva a forma verbal sublinhada em:

  • A. Se não vir a ser respeitada, a posição do outro jamais fortalecerá a nossa.
  • B. Tendo sido respeitada nossa argumentação, como não respeitar a do outro?
  • C. Ele tinha submisso o outro pela força de seu preconceito, e não de sua razão.
  • D. Quando havermos de ser tolerantes, o outro será efetivamente considerado.
  • E. As razões que conter nossa argumentação devem ser claras e abertas.

Quanto à concordância e à articulação entre tempos e modos, está plenamente correto o emprego das formas verbais na frase:

  • A. Por que haveria de ser uma humilhação caso ficarem demonstradas toda a fragilidade das ideias que supúnhamos fortes?
  • B. Ao assumirmos que são aceitáveis, nas ideias em debate, a argumentação alheia, não haveria por que não as acolhêssemos.
  • C. É quando entra em crise que nossos argumentos deveriam mostrar-se fortes, aproveitando a oportunidade para virem a se fortalecer.
  • D. Somente seriam inaceitáveis as razões do outro caso lhes faltasse consistência no desenvolvimento da argumentação.
  • E. Supõe-se que a palavra confronto, ao indicar enfrentamento, devesse indicar um posicionamento que acatariam cada um dos contendores.

“Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas e enviar as imagens a um algoritmo que as analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais”.

Entre os elementos abaixo, aquele que NÃO se relaciona semanticamente a um termo anterior é:

  • A. que;
  • B. as;
  • C. o;
  • D. as imagens;
  • E. um câncer.

Em todas as frases abaixo o verbo ter foi empregado no lugar de outros com significado mais específico. A frase em que a substituição por esses verbos mais específicos foi feita de forma adequada é:

  • A. “Nunca é tarde para ter uma infância feliz”. (Tom Robbins) / desfrutar de;
  • B. “Você pode aprender muito com crianças. Quanta paciência você tem, por exemplo”. (Franklin P. Jones) / você oferece;
  • C. “O maior recurso natural que qualquer país pode ter são suas crianças”. (Danny Kaye) / usar;
  • D. “Acreditar que basta ter filhos para ser pai é tão absurdo quanto acreditar que basta ter instrumentos para ser um músico”. (Mansour Challita) / originar;
  • E. “A família é como a varíola: a gente tem quando criança e fica marcado para o resto da vida”. (Sartre) / sofre.

A frase em que o vocábulo mas tem valor aditivo é:

  • A. “Perseverança não é só bater em porta certa, mas bater até abrir”. (Guy Falks);
  • B. “Nossa maior glória não é nunca cair, mas sim levantar toda vez que caímos”. (Oliver Goldsmith);
  • C. “Eu caminho devagar, mas nunca caminho para trás”. (Abraham Lincoln);
  • D. “Não podemos fazer tudo imediatamente, mas podemos fazer alguma coisa já”. (Calvin Coolidge);
  • E. “Ele estudava todos os dias do ano, mas isso contribuía para seu progresso”. (Nouailles).
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