Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O(s) termo(s) destacado(s) NÃO recebe(m) a mesma classificação gramatical dos apresentados nas demais opções em
Assinale a opção incorreta quanto à presença ou ausência do acento grave indicador de crase.
Modelo de publicidade da TV aberta terá que ser adaptado à era digital.
Compras ficarão à mão, bastando um clique no controle remoto.
As emissoras guardam a sete chaves seus testes de comerciais interativos, pois à que chegar mais perto do que o consumidor deseja vai obter mais ganhos com a interatividade plena da TV digital.
Os primeiros conversores aptos à interatividade plena (envio de dados às emissoras) devem chegar às lojas neste semestre.
Como as emissoras vão adaptar a forma de fazer propaganda, hoje baseada em audiência, a uma nova realidade, que vai permitir a interação?

Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

A partir da leitura interpretativa do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
A coesão do primeiro com o segundo parágrafo está feita por um elemento que expressa circunstância de conformismo.

Julgue os itens que se seguem considerando as idéias e estruturas lingüísticas do texto apresentado.
A forma como o texto se estrutura e o emprego de índices temporais e espaciais, como "um dia" e "na favela", ambos à linha 9, indicam que se trata de um texto narrativo.

Assinale a alternativa que identifica correta e respectivamente as formas verbais fazia , eram e haverá , em destaque no texto.
pretérito perfeito do indicativo; pretérito imperfeito do indicativo; futuro do presente do indicativo
pretérito mais-que-perfeito do indicativo; pretérito perfeito do indicativo; presente do indicativo
pretérito imperfeito do indicativo; pretérito imperfeito do indicativo; futuro do presente do indicativo
pretérito perfeito do indicativo; pretérito perfeito do indicativo; futuro do pretérito do indicativo
pretérito mais-que-perfeito do indicativo; pretérito imperfeito do indicativo; presente do indicativo
Assinale a alternativa correta em relação à concordância:

O pronome seu(s)se refere a computador(es) nas seguintes expressões, EXCETO em
Desde seu surgimento, (l. 3)
...e seus periféricos... (l. 13-14)
...ao menos dez vezes seu peso... (l. 19)
...duas vezes seu peso... (l. 23)
...que seu uso causa, (l. 44)
O segundo paradigma afirma que a causa da violência reside na estrutura social e no modelo econômico. Conseqüentemente, se a exclusão e as injustiças ... (l. 25-28)
O termo em destaque tem a função de
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008

Com referência aos aspectos semânticos e gramaticais do texto II, julgue os itens que se seguem.
A palavra "Ciência" é acentuada pelo mesmo motivo que a palavra "perícias".

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O adjetivo "agressivo" (l.14) está empregado com valor de advérbio e corresponde, dessa forma, a agressivamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...