Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A fixação dos fechos para comunicações oficiais foi regulada pela Portaria n. o 1 do Ministério da Justiça, em 1937, e, após mais de meio século de vigência, foi regulada pelo Decreto n. o 100.000, de 11 de janeiro de 1991, que aprovou o Manual de Redação da Presidência da República. A respeito das normas de redação oficial fixadas por esse manual, julgue os itens subseqüentes.
Mantido o nível de formalidade adequado às comunicações oficiais, deve-se, na introdução de um ofício, preferir a forma Comunico a Vossa Senhoria à forma Tenho a honra de informar a Vossa Senhoria.
A alternativa em que a pontuação está CORRETA é:
Queixas freqüentes, voltam-se contra o agravo, um recurso que tem certa semelhança com a apelação, dado como perturbador da vida dos tribunais em reclamações, nem sempre técnicas, cujos resultados, porém, terminam repercutindo na vida de todos e especialmente na daqueles, para os quais o processo é ferramenta de trabalho.
Queixas freqüentes voltam-se contra o agravo: um recurso, que tem certa semelhança com a apelação, dado como perturbador da vida dos tribunais, em reclamações nem sempre técnicas, cujos resultados, porém, terminam repercutindo na vida de todos e, especialmente, na daqueles para os quais o processo é ferramenta de trabalho.
Queixas freqüentes, voltam-se contra o agravo – um recurso que tem certa semelhança com a apelação –, dado como perturbador da vida dos tribu-nais, em reclamações (nem sempre técnicas), cujos resultados porém, ter-minam repercutindo na vida de todos e especialmente na daqueles para os quais o processo é ferramenta de trabalho.
Queixas freqüentes voltam-se contra o agravo (um recurso que tem certa semelhança com a apelação), dado como perturbador da vida dos tribunais, em reclamações nem sempre técnicas, cujos resultados, porém, terminam repercutindo na vida de todos e especialmente na daqueles para os quais o processo é ferramenta de trabalho.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 16 a 20.
O sinal de dois-pontos após "amazonismo" (L.15) justifica-se por anteceder uma enumeração de itens.
Empregue o pronome adequado ao contexto de ocorrência e indique a alternativa que apresenta a seqüência correta.
Não trouxeram os livros para .......... comprar os livros. (eu /mim) Entre ..... e ...... não deve haver segredos. (eu e tu / mim e ti) Parece que irão ................ . (com nós / conosco) Chamei ...... para a festa. (ele / -o /lhe)Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A concordância verbo-nominal está inteiramente correta na frase:
Segundo alguns cientistas, as mais brilhantes fórmulas da física ou da biologia é comparável ao que de melhor foi feito na literatura do século XX.
O princípio da economia aproxima a poesia, com seu inigualável poder de síntese, das equações matemáticas, que resumem grande quantidade de informações.
Nem sempre as informações que se encontra disponível para um cientista pode orientá-lo na busca de soluções para o problema que tentam resolver.
Cientistas, em toda a História, defende a idéia de que tanto a estética científica quanto a artística se caracteriza pela busca da ordem em seu mais alto grau.
A emoção é um dos ingredientes mais importantes da estética científica, embora se pensem que deve estar distantes dos objetivos dos pesquisadores.
As questões de números 1 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.



A frase redigida com clareza e correção é:
Com o maior intercâmbio de informações num mundo globalizado, cria-se inúmeros insentivos que os distintos valores culturais se aproximam uns dos outros e se misturam, ficando a impressão de que há uma única língua no mundo, come-se uma única comida e se cantam as mesmas canções em todos os lugares.
No mundo globalizado, criando-se com o maior intercâmbio de informações num mundo globalizado os incentivos para que os valores culturais se aproximem com distinção uns dos outros e se misturem, ficando a impressão que há uma única língua no mundo, come-se uma única comida e se canta as mesmas canções em todos os lugares.
O maior intercâmbio de informações num mundo globalizado cria inúmeros incentivos para que os distintos valores culturais se aproximem uns dos outros e se misturem, ficando a impressão de que há uma única língua no mundo, come-se uma única comida e se cantam as mesmas canções em todos os lugares.
Ficando a impressão que há uma única língua no mundo, come-se uma única comida e se canta as mesmas canções, resultante do maior intercâmbio de informações num mundo globalizado com inúmeros incentivos para que os distintos valores culturais se aproximem uns dos outros e se misturem em todos os lugares.
Num mundo globalizado o maior intercâmbio de informações vai estar criando inúmeros insentivos cujos distintos valores culturais se aproximem uns dos outros e se misturem, e ficando a impressão de em havendo uma única língua no mundo, uma única comida e as mesmas canções em todos os lugares, que se canta.

Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima.
A forma verbal de subjuntivo seja (l.13) está sendo empregada porque se refere a uma situação desejável hipotética.
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
Nas linhas 2 e 3, a expressão "o ensino pela rede de computadores" desempenha a função sintática de aposto do termo "Internet".
A fixação dos fechos para comunicações oficiais foi regulada pela Portaria n. o 1 do Ministério da Justiça, em 1937, e, após mais de meio século de vigência, foi regulada pelo Decreto n. o 100.000, de 11 de janeiro de 1991, que aprovou o Manual de Redação da Presidência da República. A respeito das normas de redação oficial fixadas por esse manual, julgue os itens subseqüentes.
O fecho estabelecido pelo Manual de Redação da Presidência da República para as comunicações entre autoridades, independentemente das posições hierárquicas que ocupem, é Respeitosamente.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
O uso de vírgula após "Chandless" (L.16) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...