Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O autor do texto II, o paraense Inglês de Sousa, pertence ao momento inicial da produção literária amazônico-paraense — que é associado ao período realista-naturalista do século XIX, marcado por forte descritivismo e apresentação do ambiente físico e político da região e da época. Após esse período inicial, a literatura paraense continuou o seu processo formativo com escritores como Bruno de Meneses, na década de 20, Dalcídio Jurandir, na década de 40, e Haroldo Maranhão, nos anos 60 do século XX. Considerando essas informações e os textos I e II, assinale a opção correta a respeito da produção literária no Pará e suas relações com o processo cultural e artístico.
A obra de Inglês de Sousa, apesar de fazer referências à natureza amazônica, revela-se distanciada das questões históricas e sociais relacionadas ao processo de formação artística e cultural do Pará no século XIX.
Com a obra de Bruno de Meneses, na década de 20 do século XX, a literatura paraense avançou para sua consolidação, embora ainda permanecesse isolada do processo cultural nacional, imune às influências das inovações artísticas da semana de 1922.
Dalcídio Jurandir, autor do premiado romance Chove nos campos de Cachoeira, produziu uma literatura que apresenta, com maestria, a realidade pobre da Amazônia e os contrastes sociais e econômicos vividos pelo povo paraense.
A obra de Haroldo Maranhão, como a de Inglês de Sousa, é marcada pelo tom regionalista, apresentando uma visão idealizada da paisagem amazonense e dissociada do processo histórico e político da região, como se vê no seu mais conhecido romance, O tetraneto Del-rei.
Questões de 01 a 20 = Português.
Leia o texto abaixo, com atenção, para responder às questões de 01 a 20.
Em "Certa vez, perguntaram ao Dalai Lama...", assinale a alternativa que apresenta sinônimo da palavra destacada:
Informaram;
Responderam;
Questionaram;
Afirmativa.
A fixação dos fechos para comunicações oficiais foi regulada pela Portaria n. o 1 do Ministério da Justiça, em 1937, e, após mais de meio século de vigência, foi regulada pelo Decreto n. o 100.000, de 11 de janeiro de 1991, que aprovou o Manual de Redação da Presidência da República. A respeito das normas de redação oficial fixadas por esse manual, julgue os itens subseqüentes.
Fere o princípio da impessoalidade o seguinte trecho de um memorando: Esclareço, ainda, em especial aos que atuam no Departamento de Pessoal, que não concebo que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Frise-se que fico deveras irritado quando um documento oficial não pode ser entendido por todos os cidadãos.
A respeito da organização das idéias no texto acima, julgue os itens a seguir.
Preservam-se as idéias e a correção gramatical do texto ao se substituir o pronome "onde" (L.8) por cuja, apesar de o texto tornar-se menos formal.

"Milhares de aves se empoleiravam nos arbustos costeiros e centenas delas voavam gritando acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado" (l. 15). Nesse trecho, há o emprego da vírgula apenas uma vez. No entanto, caso quisesse, o autor também poderia ter optado pela seguinte redação:
Milhares de aves, se empoleiravam nos arbustos costeiros e centenas delas voavam gritando acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado;
Milhares de aves se empoleiravam nos arbustos costeiros, e centenas delas voavam gritando, acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado;
Milhares de aves se empoleiravam, nos arbustos costeiros, e centenas delas voavam, gritando, acima de nós, num cenário, que parecia nos remeter, ao passado;
Milhares de aves se empoleiravam, nos arbustos costeiros e centenas delas voavam, gritando acima de nós, num cenário que parecia nos remeter ao passado;
Milhares de aves se empoleiravam nos arbustos costeiros, e centenas delas voavam gritando, acima de nós num cenário que parecia nos remeter ao passado.
Muitos termos do texto aparecem entre aspas; assinale a correspondência correta entre emprego das aspas e a justificativa do seu emprego, segundo informações de gramáticas de língua portuguesa:
as aspas abrem e fecham citações: "sarados";
as aspas indicam que as palavras estão tomadas materialmente, sem função na frase: "proprietários";
as aspas marcam palavras de outro texto, transferidas para o texto presente: "Compra-se ouro";
as aspas assinalam a presença de uma palavra fora de seu sentido habitual: "Belo espécime humano em exposição";
as aspas mostram um termo de linguagem coloquial: "Vendem-se cartões telefônicos".
Julgue os fragmentos de texto contidos nos seguintes itens quanto à grafia, à acentuação e ao emprego do sinal indicativo de crase.
Quando o Sol esquenta a Terra, alguns gases da atmosfera atuam como o vidro de uma estufa, absorvendo o calor e conservando o planeta quente o suficiente para manter a vida na Terra. Esse fenômeno se torna um problema quando, devido às suas concentrações excessivas, os gases-estufa que isolam a Terra evitam que o calor escape, o que faz com que a temperatura do planeta aumente assustadoramente.
O plural das palavras infeliz, cidadão e xadrez, encontra-se corretamente na alternativa:
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007

Com base no texto acima e em aspectos gramaticais da língua portuguesa, julgue os itens a seguir.
As formas verbais "Narrou" (L.5) e "aplicasse" (L.7) estão no singular porque fazem referência à mesma pessoa: "A professora Eliana Yunes " (L.1).
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas da frase é:
Por favor, passe _______________caneta que está perto de você;____________ aqui não serve para _____________escrever.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...