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Julgue os itens a seguir, no tocante aos sentidos, às estruturas lingüísticas e aos elementos gramaticais do texto III.
Nas duas ocorrências do conectivo "pois" (L.4 e 17), identifica-se o mesmo valor explicativo.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nas idéias e nas estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Se a expressão em relação (l.2-3) for substituída por seu sinônimo com o respeito, mantêm-se a coerência textual e a correção gramatical.
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 11, o emprego de vírgulas logo após trabalhadores e mulheres justifica-se por isolar expressão explicativa.Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços pontilhados das lacunas do texto.
a - à - a - à
à - a - à - a
à - à - a - a
a - a - à - à
a - à - à - a
As questões de números 17 a 19 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Observa-se que há um grande número de pessoas ...... procura de uma vaga no mercado de trabalho, mas diversos fatores ...... levam ...... desistir dessa busca.
As lacunas da frase apresentada estão corretamente preenchidas, respectivamente, por
à - às - à
à - as - à
à - as - a
a - às - a
a - as - à
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a alternativa em que a oração esteja correta quanto ao conteúdo expresso entre parênteses.
Freud e o poeta dialogavam sobre o efeito subjetivo que era produzido pela caducidade. (ORAÇÃO EM VOZ ATIVA)
A concepção de transitoriedade revela o mundo não pela paralização dos acontecimentos e sim pela sua dinamicidade. (ORTOGRAFIA)
O poeta vê a transitoriedade, de forma diferente, da que Freud tem, como necessária para a renúncia, dos perdidos. (PONTUAÇÃO)
A guerra bate na cara dos homens e lhes mostra a passagem do tempo. (TERMOS EXPRESSOS EM SENTIDO PRÓPRIO)
O tempo, que não pára, mostra a todos o caráter transitório da vida. (ACENTUAÇÃO)
As questões de números 7 a 11 referem-se ao texto apresentado abaixo.
São verbos empregados no texto, nos mesmos tempo e modo, os relacionados em:
sei, andei e vem.
há, leva e fosse.
pode, andei e vem.
passa, faz e sei.
fosse, andei e encontraria.
O texto abaixo serve de base para a resolução das questões de 01 a 10.
Quanto ao sujeito da oração: Muito se tem falado do carteiro como profissional, mensageiro de boas e más notícias ( 1º parágrafo), podemos afirmar:
Que é uma oração sem sujeito
Que o sujeito é indeterminado
Que o sujeito é simples: carteiro
Que o sujeito é simples: muito
Que o sujeito está oculto: alguém
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia os textos a seguir para responder às questões de 01 a 12.
No poema (Texto II), o termo
"este" (verso 7) pressupõe uma referência feita anteriormente.
"todas elas" (verso 17) expressa uma idéia de parcialidade.
Julgue os itens a seguir, no tocante aos sentidos, às estruturas lingüísticas e aos elementos gramaticais do texto III.
A expressão do Oiapoque ao Chuí poderia figurar no lugar de "do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte" (L.1-2), sem prejuízo do sentido geral do texto.
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