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Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a frase correta quanto à pontuação.
O texto, deve primar pela concisão, clareza e objetividade, para veicular as idéias.
A concisão, no texto, deve estar acompanhada, também, da clareza e da objetividade.
O bom texto deve ser, claro, conciso, objetivo e coerente.
Concisão, clareza, e objetividade são características, básicas de um texto.
CONHECIMENTOS BÁSICOS
Atenção: As questões de números 1 a 7 referem-se ao texto que segue.
Quanto às normas de concordância verbal, está correta a frase:
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa incorreta quanto à concordância verbal:
Ele foi um dos que mais falaram.
Algum de nós falhamos?
Ele foi um dos que mais falou.
Menos de dois casos ocorreram.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A sentença seguinte é seguida de um número entre parênteses, que corresponde ao número de letras de uma palavra que se aplica à definição dada.
Cidade que abriga a sede do governo de um Estado. (7)
A alternativa onde se encontra a letra inicial de tal palavra é
B
C
M
P
S
Com relação à compreensão e interpretação do texto acima, bem como a aspectos morfossintáticos, julgue os seguintes itens.
Atenderia à norma gramatical a substituição da forma verbal "haja" (L.13) pela forma existam.
Atenção: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto que segue: um trecho das memórias do poeta pernambucano Manuel Bandeira.
Para as questões 19 e 20, leia o poema Consoada, de Manuel Bandeira:
Os verbos "tenha" ( no terceiro verso) e "foi" (no sexto verso) encontram-se, respectivamente:
presente do subjuntivo; pretérito perfeito do indicativo
presente do indicativo; pretérito imperfeito do indicativo
presente do indicativo; pretérito perfeito do indicativo
presente do subjuntivo; pretérito imperfeito do indicativo
Observe a seguinte tirinha de Quino (Mafalda):
Agora escolha alternativa que apresente a melhor opção para completar as falas das personagens:
(1) que; (2) o quê; (3) por que; (4) o quê.
(1) de que; (2) o quê; (3) por que; (4) o que.
(1) de quê; (2) o que; (3) por que; (4) o que.
(1) que; (2) o quê; (3) porque; (4) o que.
(1) que; (2) o que; (3) por que; (4) o que.
Em relação às idéias, às estruturas lingüísticas e à correção gramatical do texto acima, julgue os itens de 11 a 20.
O pronome ela (l.37) retoma o substantivo calda (l.36), contribuindo para a coesão do texto.Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Considere o quadrinho para responder às questões de números 17 e 18.
A frase do quadrinho está corretamente pontuada na alternativa:
O juiz consultou a repetição, anulou o gol, mostrou cartão vermelho ao jogador.
O juiz, consultou a repetição; anulou o gol: mostrou cartão vermelho ao jogador.
O juiz consultou a repetição anulou o gol, mostrou cartão, vermelho, ao jogador.
O juiz consultou, a repetição; anulou, o gol; mostrou, cartão vermelho ao jogador.
O juiz consultou a repetição, anulou o gol, mostrou, cartão vermelho ao jogador.
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