Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Para responder às questões de números 13 a 15, assinale, na folha de respostas, a letra da alternativa que corresponde à frase inteiramente clara e correta.
O plantio de eucaliptos, feito atualmente em respeito ao meio ambiente, fornece a celulose, matéria-prima para as indústrias de papel e de tecidos.
A plantação de eucaliptos, feito atualmente em respeito ao meio ambiente, fornecem a celulose, matérias- primas para a indústria de papel e de tecidos.
Como se faz o plantio de eucaliptos, atualmente, no meio ambiente respeitado, ele fornece a celulose, matéria-prima para as indústrias de papel e de tecidos.
Feito atualmente em respeito ao meio ambiente, quem fornece a celulose, como matéria-prima para as indústrias de papel e de tecidos, está no plantio de eucaliptos.
Os eucaliptos, plantação que é feito atualmente em respeito ao meio ambiente, fornece a celulose, matéria- prima para as indústrias de papel e de tecidos.
Com referência ao texto "Soy loco por ti, América", julgue os itens seguintes.
Seria correta a substituição da forma verbal 'Insistem' (L.6) por Insiste-se, dado que tanto a partícula se quanto a flexão do verbo na terceira pessoa do plural são procedimentos legítimos de indeterminação do sujeito.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no poema acima e considerando as noções a respeito de lirismo e linguagem poética, julgue os itens subseqüentes.
As orações dos versos 6, 7 e 8 obedecem ao mesmo esquema morfossintático: verbo transitivo com sujeito oculto + substantivo com função de objeto direto.
Analisando o emprego das palavras "relação, pobres, discriminação, contradição e traduzir", em relação ao valor semântico, assinale a alternativa que preserva o sentido com que foi empregada no texto.
Na mais sumária relação das virtudes humanas, não deixará de constar a sinceridade.
Sobretudo os pobres, sentem o peso do que seja banimento ou discriminação
É por vezes difícil a discriminação entre tolerância e menosprezo.
Enfrentar a contradição é sempre um grande passo para o nosso crescimento.
Se traduzir é difícil, mais difícil é o diálogo entre pessoas que se mascaram na mesma língua.
Questões de 01 a 10.
Ao declarar no início do texto, "Este ano vai entrar para a história", o autor faz referência ao
ano passado como momentos de grandes registros e lembranças.
ano letivo que rege o calendário escolar da rede oficial de ensino.
ano que está sendo vivenciado e que marcará os anais da história brasileira.
período que compreende o surgimento da Petrobras
ano em que a Petrobras deverá recuar diante dos múltiplos desafios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As questões de números 14 a 20 baseiam-se na história em quadrinhos de Hagar.
Na primeira pessoa do plural, a frase Prepare-se para morrer assume a seguinte forma:
É exemplo de elementos de coesão entre orações:
"o primeiro".
"se" .
"Os outros dois".
"Adiante".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
A sentença seguinte é seguida de um número entre parênteses, que corresponde ao número de letras de uma palavra que se aplica à definição dada.
"Tudo aquilo que não é cópia ou imitação." (8) A alternativa onde se encontra a letra inicial de tal palavra é"é freqüentemente chamada de período técnico-científico"; esta frase se encontra na voz passiva, ao contrário de:
"Recentemente, porém, trata-se da interdependência da ciência e da técnica";
"situação que se verifica em todas as partes do mundo";
"O próprio espaço geográfico pode ser chamado de meio técnico-científico";
"Nessa nova fase histórica, o mundo está marcado por novos signos";
"que se levem em conta esses novos dados".
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nas estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 13, a palavra "orgulhosos" é um adjetivo que está, no contexto, exercendo a função sintática de predicativo de "IRIB" e "Colégio Notarial", ambos objetos diretos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...