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As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Se passamos o dia entre esses pólos de flutuação ... (3° parágrafo)
A frase em que se emprega uma palavra acentuada pela mesma norma que justifica o acento gráfico no vocábulo grifado acima é:
A tristeza é um sentimento saudável na vida das pessoas.
A vida pára e perde seu significado em momentos de tristeza.
Com freqüência, sentimo-nos tristes, sem mesmo saber o motivo.
Pesquisadores apontam com segurança o caráter inconstante da felicidade.
Após momentos de grande felicidade podem surgir sentimentos de tristeza.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
A frase que NÃO admite transposição para a voz passiva é:
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O pronome isso (l.5) refere-se a banalização do consumo (l.1).Indique a alternativa pontuada corretamente.
As zebras não têm úlceras porque elas só se estressam no momento certo, quer dizer, só quando há perigo real e iminente, geralmente um leão tentando devorá-las. No segundo seguinte e no segundo anterior à passagem do leão, elas permanecem em seu estado normal.
As zebras não têm úlceras, porque elas só se estressam, no momento certo – quer dizer só quando há perigo real e iminente – geralmente um leão tentando devorá-las, no segundo seguinte e no segundo anterior à passagem do leão, elas permanecem em seu estado, normal.
As zebras não têm úlceras? Porque elas só se estressam no momento certo! Quer dizer só quando há perigo, real e iminente. Geralmente um leão tentando devorá-las no segundo seguinte, e no segundo anterior à passagem do leão elas permanecem em seu estado normal.
As zebras, não têm úlceras porque elas, só se estressam no momento certo (quer dizer só quando há perigo real e iminente) geralmente um leão tentando devorá-las; no segundo seguinte e no segundo anterior à passagem do leão, elas permanecem em seu estado normal.
As zebras não têm úlceras porque elas só se estressam no momento certo: quer dizer, só quando há perigo real e iminente. Geralmente um leão tentando devorá-las; no segundo seguinte e no segundo anterior, à passagem do leão elas permanecem em seu estado normal.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
1, 2, 3 e 4.
2, 3 e 4, apenas
1 e 4, apenas.
1 e 2, apenas.
1, 2 e 3, apenas
Leia o texto a seguir, para responder às questões de 20 a 22.
Texto II
A propósito dos aspectos gramaticais do texto II, marque a única opção INCORRETA.
A forma verbal no gerúndio "Andando" (l. 1) expressa uma ação em curso, realizada imediatamente antes da indicada na oração principal.
O vocábulo "como" empregado na linha 3 tem valor comparativo, enquanto o "como" que ocorre na linha 4 tem sentido causal.
O emprego proclítico do pronome átono em "se chama" (l. 4) fere a norma culta do português contemporâneo usado no Brasil.
O emprego de alguma, em vez de "nenhuma" (l. 8), é considerado gramaticalmente correto.
O sinal de dois pontos (l. 9) introduz um esclarecimento do que foi enunciado antes.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Cada intervenção na natureza há de adequar-se a um planejamento pelo qual se garanta que a qualidade da vida seja preservada.
Os tempos e os modos verbais da frase acima continuarão corretamente articulados caso se substituam as formas sublinhadas, na ordem em que surgem, por
O articulador sintático pode ser substituído ADEQUADAMENTE pela palavra ou expressão indicada entre parênteses em:
Notei um pormenor: as publicações fazem referência, sempre que podem, à idade do público. (como)
Já perceberam como as crianças mais velhas não sabem ter os cuidados necessários quando cruzam com as mais novas? (se)
Damos condições para que os velhos se reúnam com outros velhos, e isso é positivo, mas ao mesmo tempo os separamos da convivência com as outras gerações. (ainda que)
Damos condições para que os velhos se reúnam com outros velhos, e isso é positivo, mas ao mesmo tempo os separamos da convivência com as outras gerações. (a fim de que)
LÍNGUA PORTUGUESA
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
Atentando-se para o emprego de ambas as expressões sublinhadas, está inteiramente correta a redação da frase:
O texto a seguir é referência para as questões 14 a 17.
Em sua carta, a professora G. S. utiliza duas vezes o recurso das aspas. Ao colocar entre aspas a palavra exílio, ela indica que:
trata-se de uma citação do artigo de Dulce Critelli.
o leitor deve estar atento a essa palavra, pois as aspas separam o estrangeirismo "exílio" do resto do texto.
a palavra não deve ser interpretada no seu sentido literal.
trata-se de uma afirmação irônica, e o leitor deve buscar uma interpretação oposta ao sentido usual.
a palavra é um empréstimo ainda não dicionarizado.
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