Questões de Língua Portuguesa

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As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Se passamos o dia entre esses pólos de flutuação ... (3° parágrafo)

 A frase em que se emprega uma palavra acentuada pela mesma norma que justifica o acento gráfico no vocábulo grifado acima é:

  • A.

    A tristeza é um sentimento saudável na vida das pessoas.

  • B.

    A vida pára e perde seu significado em momentos de tristeza.

  • C.

    Com freqüência, sentimo-nos tristes, sem mesmo saber o motivo.

  • D.

    Pesquisadores apontam com segurança o caráter inconstante da felicidade.

  • E.

    Após momentos de grande felicidade podem surgir sentimentos de tristeza.

 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

A frase que NÃO admite transposição para a voz passiva é:

  • A. Essa palavra sempre teria aberto as portas de uma vida melhor.
  • B. Continuamos a usar indiscriminadamente a palavrinha mágica.
  • C. O adjetivo sustentável exprime uma condição para desenvolvimento.
  • D. Cabe aos cientistas e a todos nós zelar pela qualidade da vida.
  • E. Sempre se deverá avaliar o sentido preciso dessa palavra mágica.

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

O pronome “isso” (l.5) refere-se a “banalização do consumo” (l.1).

  • C. Certo
  • E. Errado

Indique a alternativa pontuada corretamente.

  • A.

    As zebras não têm úlceras porque elas só se estressam no momento certo, quer dizer, só quando há perigo real e iminente, geralmente um leão tentando devorá-las. No segundo seguinte e no segundo anterior à passagem do leão, elas permanecem em seu estado normal.

  • B.

    As zebras não têm úlceras, porque elas só se estressam, no momento certo – quer dizer só quando há perigo real e iminente – geralmente um leão tentando devorá-las, no segundo seguinte e no segundo anterior à passagem do leão, elas permanecem em seu estado, normal.

  • C.

    As zebras não têm úlceras? Porque elas só se estressam no momento certo! Quer dizer só quando há perigo, real e iminente. Geralmente um leão tentando devorá-las no segundo seguinte, e no segundo anterior à passagem do leão elas permanecem em seu estado normal.

  • D.

    As zebras, não têm úlceras porque elas, só se estressam no momento certo (quer dizer só quando há perigo real e iminente) geralmente um leão tentando devorá-las; no segundo seguinte e no segundo anterior à passagem do leão, elas permanecem em seu estado normal.

  • E.

    As zebras não têm úlceras porque elas só se estressam no momento certo: quer dizer, só quando há perigo real e iminente. Geralmente um leão tentando devorá-las; no segundo seguinte e no segundo anterior, à passagem do leão elas permanecem em seu estado normal.

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2, 3 e 4, apenas

  • C.

    1 e 4, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    1, 2 e 3, apenas

Leia o texto a seguir, para responder às questões de 20 a 22.

Texto II

                          

A propósito dos aspectos gramaticais do texto II, marque a única opção INCORRETA.

  • A.

    A forma verbal no gerúndio "Andando" (l. 1) expressa uma ação em curso, realizada imediatamente antes da indicada na oração principal.

  • B.

    O vocábulo "como" empregado na linha 3 tem valor comparativo, enquanto o "como" que ocorre na linha 4 tem sentido causal.

  • C.

    O emprego proclítico do pronome átono em "se chama" (l. 4) fere a norma culta do português contemporâneo usado no Brasil.

  • D.

    O emprego de alguma, em vez de "nenhuma" (l. 8), é considerado gramaticalmente correto.

  • E.

    O sinal de dois pontos (l. 9) introduz um esclarecimento do que foi enunciado antes.

 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

Cada intervenção na natureza de adequar-se a um planejamento pelo qual se garanta que a qualidade da vida seja preservada.

Os tempos e os modos verbais da frase acima continuarão corretamente articulados caso se substituam as formas sublinhadas, na ordem em que surgem, por

  • A. houve - garantiria - é
  • B. haveria - garantiu - teria sido
  • C. haveria - garantisse - fosse
  • D. haverá - garantisse - e
  • E. havia - garantiu - é

O articulador sintático pode ser substituído ADEQUADAMENTE pela palavra ou expressão indicada entre parênteses em:

  • A.

    Notei um pormenor: as publicações fazem referência, sempre que podem, à idade do público. (como)

  • B.

    Já perceberam como as crianças mais velhas não sabem ter os cuidados necessários quando cruzam com as mais novas? (se)

  • C.

    Damos condições para que os velhos se reúnam com outros velhos, e isso é positivo, mas ao mesmo tempo os separamos da convivência com as outras gerações. (ainda que)

  • D.

    Damos condições para que os velhos se reúnam com outros velhos, e isso é positivo, mas ao mesmo tempo os separamos da convivência com as outras gerações. (a fim de que)

 LÍNGUA PORTUGUESA

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Atentando-se para o emprego de ambas as expressões sublinhadas, está inteiramente correta a redação da frase:

  • A. Os termos de que se compõe a alternativa apresentada induzem o pesquisado a uma determinada e previsível resposta.
  • B. Do que os pesquisadores não contavam foi a maneira por que os brasileiros responderam à alternativa.
  • C. A democracia, cujos méritos ninguém duvida, tem também alguns defeitos, aos quais muitas pessoas se mostram intolerantes.
  • D. Os tiranos e os déspotas, em cujo arbítrio derivam tantas atrocidades, costumam caluniar a democracia, regime que a nada os favorece.
  • E. Dado o caráter excludente da alternativa com a qual nos impuseram os pesquisadores, supunha-se de que caíssemos em sua armadilha.

O texto a seguir é referência para as questões 14 a 17.

Em sua carta, a professora G. S. utiliza duas vezes o recurso das aspas. Ao colocar entre aspas a palavra exílio, ela indica que:

  • A.

    trata-se de uma citação do artigo de Dulce Critelli.

  • B.

    o leitor deve estar atento a essa palavra, pois as aspas separam o estrangeirismo "exílio" do resto do texto.

  • C.

    a palavra não deve ser interpretada no seu sentido literal.

  • D.

    trata-se de uma afirmação irônica, e o leitor deve buscar uma interpretação oposta ao sentido usual.

  • E.

    a palavra é um empréstimo ainda não dicionarizado.

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