Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2006
Leia atentamente as proposições abaixo.
Assinale a opção que preenche, de forma seqüencial e correta, as lacunas.
Em relação ao texto, julgue os itens a seguir.
As vírgulas após corrupção (l.5) e após burocráticas (l.6) justificam-se para isolar elementos de mesma função sintática.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens de 1 a 9 quanto às idéias, às estruturas e à tipologia do texto acima.
As palavras proteínas, laticínios, cálcio, diárias e triglicérides acentuam-se graficamente segundo a mesma regra de acentuação.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as palavras que preenchem corretamente as lacunas:
Ele foi ___ pé para casa. Ele entrou___ escondidas no armazém.a - as.
à – às.
à – às.
a – às.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias e de aspectos gramaticais do texto acima.
O sinal de crase em "À medida" (L.11) indica que se trata de uma expressão que inclui uma preposição a e um substantivo feminino determinado por artigo definido.
A conseqüência disso seria destruir a figuração popular de um sistema compacto, que aprendemos a reconhecer na infância e que nos conecta à vastidão do cosmo. (L.13-16)
As duas ocorrências da palavra QUE no trecho acima exercem, respectivamente, a função sintática de:
objeto direto e sujeito.
sujeito e objeto direto.
sujeito e sujeito.
objeto direto e objeto direto.
objeto indireto e objeto direto.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a grafia e o sentido de "porque" e "por que", julgue os próximos itens.
Na linha 21, em "E por quê?", a preposição "por" antecede um substantivo tônico, com o sentido de motivo, o que justifica a presença do acento.
CONHECIMENTOS
GERAIS PORTUGUÊS
Atenção: As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto abaixo.
Se bem feito, propicia bom material aos julgadores.
No texto, o conectivo se pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
TEXTO 02 (Para as questões de 14 a 18)
É CORRETO afirmar em relação à seqüência: "...para dar "satisfação" às vítimas do crime." (l. 05-06) que:
a regência verbal está em desacordo com a norma culta porque "às vítimas do crime" deve anteceder "satisfação";
a regência verbal obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo "dar" exige um único complemento – objeto direto -, tal como se apresenta no trecho;
a regência verbal obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo %u201Cdar%u201D é transitivo direto e indireto, logo exige dois complementos, tal como se apresenta no texto ;
a regência verbal obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo "dar" exige um único complemento – objeto indireto -, tal como se apresenta no trecho;
a regência verbal não obedece às regras da Gramática Normativa, visto que o verbo "dar" é intransitivo mas, no texto, apresenta-se como transitivo indireto.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de sinal de dois-pontos após civilizatório (l.7) indica a inserção de outra voz que não a do autor no texto.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...