Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Textos para resolver as questões de 1 a 3.

A palavra "aduaneiro" (linha 19) tem como sinônimo algo relativo a:

  • A. correio.
  • B. alfândega.
  • C. comércio.
  • D. contrabando.
  • E. crise.

Não decorrem, aliás, apenas de iniciativas reconhecidas simplesmente como humanas (...).

O elemento sublinhado na frase acima poderá permanecer o mesmo, caso substituamos Não decorrem por

  • A. Não advêm.
  • B. Não implicam.
  • C. Não têm origem.
  • D. Não se devem.
  • E. Não se atribuem.

As questões de números 25 a 30 baseiam-se no texto.

Levando-se em conta o português na sua modalidade culta, a lacuna do texto deve ser preenchida com

  • A. recuperar-lhes
  • B. recuperá-las
  • C. recuperar-lhe
  • D. recuperar eles
  • E. recuperá-los

Texto para as questões de 1 a 4

No que se refere às estruturas lingüísticas do quarto parágrafo do texto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O pronome possessivo "sua" refere-se a "FireAde".

  • B.

    No trecho "ações de evacuação realizadas pelos bombeiros", o termo "pelos bombeiros" exerce a função de agente da ação de evacuar.

  • C.

    ""instantaneamente" e "permanentemente" dão idéia de inclusão.

  • D.

    Em "como chuvas pesadas e ventos fortes", a palavra "como" tem caráter exemplificativo.

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Quanto à pontuação, está inteiramente correta a frase:

  • A.

    É possível que entre os leitores, haja os que não concordem com a tese esposada pelo autor; a de que as condições de atuação do neoliberalismo são subjetivas, uma vez que incorporam sonhos de realização impossível.

  • B.

    O jornalista Elio Gaspari, citado pelo autor, acredita, a julgar pela expressão de sua própria lavra, que há sujeitos inteiramente excluídos do processo civilizatório, mercê do funcionamento da máquina neoliberal.

  • C.

    A busca incessante de status empreendida pela maioria das pessoas, faz parte de uma estratégia, segundo a qual, há sempre uma miragem que deve ser perseguida; como se miragens pudessem de repente ganhar corpo.

  • D.

    Continuação ou repetição das mesmas violências - não importa - o fato é que não temos conseguido incluir, a maioria dos cidadãos, num processo em que houvesse um mínimo de justiça, na distribuição das riquezas.

  • E.

    Ao se referir ao seu observatório psicanalítico o autor expõe a perspectiva, segundo a qual, detectou razões de ordem subjetiva, para que a máquina liberal aja em conformidade com uma estratégia aliás muito bem planejada.

TEXTO 01 para as questões de 01 a 10.

Sobre CRASE, observe os exemplos abaixo.

I. "...menos algemada a convenções arcaicas..."

II. "...quanto às vezes se sentem os homens que as construíram."

Assinale a alternativa que não contém erro em sua declaração.

  • A.

    No item I, a crase é facultativa

  • B.

    Nos itens I e II, inexiste nos termos sublinhados a presença da preposição A.

  • C.

    No item I, se o termo convenções estivesse no singular, obrigaria o uso da crase.

  • D.

    No item II, a crase existente nos termos sublinhado é facultativa.

  • E.

    No item II, apenas no segundo termo sublinhado, existe a presença da preposição A.

Assinale a alternativa que não apresente a classificação correta de um dos elementos mórficos do vocábulo deixasse (L.7)

  • A.

    deix- = radical

  • B.

    -e = desinência número-pessoal

  • C.

    -a = vogal temática verbal

  • D.

    deixa = tema

  • E.

    -sse = desinência modo-temporal

 LÍNGUA PORTUGUESA

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

O verbo indicado entre parênteses deverá, obrigatoriamente, ser flexionado numa forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase:

  • A. Na pesquisa referida, ...... (caber) aos latino-americanos pronunciar-se diante de duas opções mutuamente excludentes.
  • B. A nenhum pesquisador ...... (ocorrer), conforme se verifica na pergunta transcrita, outras possibilidades de resposta que não as previstas.
  • C. É aconselhável que nenhum de nós, em pesquisas como essas, se ...... (deixar) levar pelas alternativas apresentadas como exclusivas.
  • D. O autor do texto está convencido de que a tais perguntas não se ...... (dever) responder aceitando-se a mecânica simplória de uma alternativa.
  • E. Quando a opção entre duas escolhas se ...... (impor) de modo drástico, ficamos impedidos de ponderar criticamente a matéria tratada.

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma expressão ou frase do texto em:

  • A.

    um navio (...) errando ao lado da costa do Benin = um navio tomando um rumo equivocado junto ao litoral do Benin.

  • B.

    Para fomentar o sujeito neoliberal  = com o fito de estimular o homem neoliberal.

  • C.

    arrancados de nós mesmos = arrastados por nossos próprios impulsos.

  • D.

    É preciso que toda satisfação conclusiva permaneça impossível = é mister que não se conclua a satisfação possível.

  • E.

    O protótipo poderia ser o retrospecto = o modelo primitivo poderia ser a ilusão.

O texto a seguir é uma das muitas piadas que circulam pela Internet. Leia-o para responder às questões de números 09 a 14.

Supondo que a filha, em vez de dirigir-se ao pai, estivesse dirigindo-se a uma alta autoridade, sua frase deveria assumir a seguinte forma:

  • A.

    Vossa Excelência colocarás meu marido no lugar de teu sócio que acaba de falecer?

  • B.

    Sua Excelência colocareis meu marido no lugar de vosso sócio que acaba de falecer?

  • C.

    Vossa Excelência colocará meu marido no lugar de seu sócio que acaba de falecer?

  • D.

    Sua Excelência colocará meu marido no lugar de seu sócio que acaba de falecer?

  • E.

    Vossa Excelência colocarás meu marido no lugar de vosso sócio que acaba de falecer?

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...