Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando aspectos atinentes às idéias e às estruturas do texto, julgue os itens seguintes.
Em a singularidade brasileira está na abundância energética de nossa natureza, há apenas dois adjetivos e três substantivos abstratos.
Com base nas idéias e nas estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
De acordo com o desenvolvimento da textualidade, o advérbio isoladamente (l.12) está empregado com o valor do adjetivo isoladas.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A forma verbal tem (l.6) está no singular para concordar com a expressão cidade de Catanduvas (l.5).
LÍNGUA PORTUGUESA
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
A correta transposição da voz ativa para a passiva conserva a equivalência de sentido entre as seguintes construções:
Identifique a alternativa que contém um verbo irregular da terceira conjugação:
Agora todo mundo fica em casa vendo uma novela;
...era hora de uma pessoa acabar de jantar;
...não há dúvidas;
...a televisão prejudica o movimento;
Quem vai ver um jogo...
Os trechos seguintes foram adaptados do texto Modernidade, identidade e a cultura de fronteira, de Boaventura de Sousa Santos.
Assinale a opção em que o texto foi transcrito respeitando as regras gramaticais da norma de padrão culto da língua portuguesa.
O que há de característico na atual crise de regulação social é que ela ocorre sem perda de hegemonia da dominação capitalista. Em outras palavras: ao contrário do que sucedeu em épocas anteriores, a crise de regulação é também uma crise de emancipação, o que constitui afi nal uma outra manifestação do colapso das energias emancipatórias.
A dificuldade em aceitar ou suportar as injustiças e as irracionalidades da sociedade capitalista difi culta, em vez de facilitar a possibilidade de pensar uma sociedade melhor que esta. Daí que fosse profunda a crise de um pensamento estratégico de emancipação.
Na medida em que existiu de fato, o processo de descontextualização e de universalização das identidades e das práticas contribuiu contraditoriamente para as classes dominadas pudessem formular projetos universais e globais de emancipação.
Ao contrário, o novo contextualismo e particularismo tornam difíceis pensar estrategicamente a emancipação. As lutas locais e as identidades contextuais tendem a privilegiar pelo pensamento tático em detrimento do pensamento estratégico.
A globalização do capital ocorre simultaneamente a localização do proletariado. Por outro lado, na crise do pensamento estratégico emancipatório da modernidade mais que uma crise de princípios, é uma crise de sujeitos sociais.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
TEXTO 01 para as questões de 01 a 10.
Sobre REGÊNCIA VERBAL, observe os termos sublinhados.
Assinale a alternativa que contém uma declaração correta.
No item I, o verbo exige um complemento regido de preposição.
No item II, o complemento verbal não é regido de preposição.
No item III, o verbo exige dois complementos introduzidos por uma preposição.
No item IV, o complemento do verbo é regido de preposição.
No item V, o verbo não pede complemento.
Assinale a opção que apresenta erro de pontuação.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 12.
A função exercida pelos parênteses da linha 16 – (Ramush Haradinaj) – é a mesma das vírgulas que destacam o termo
"com governos abertamente ditatoriais " (linhas 6 e 7).
"sob motivações étnicas e religiosas outrora sufocadas " (linhas 24 e 25).
Assinale a opção que apresenta erro de pontuação.
A evolução da arquitetura se caracteriza pelas suas obras mais importantes, aquelas que, especulando na técnica, se fizeram diferentes e inovadoras.
E, quando dela nos ocupamos, vale a pena voltar ao passado e sentir como a idéia da obra de arte se integrava nas razões utilitárias da arquitetura, fazendo-a mais rica, mais bela, com suas colunatas, seus ornamentos, pinturas, esculturas.
Com o advento do concreto armado, a arquitetura se modificou inteiramente. As paredes, que antes sustentavam os edifícios, passaram a simples material de vedação, surgindo a estrutura independente, a fachada de vidro.
A curva, a curva generosa que os antigos tanto procuravam com seus arcos, cúpulas, voûtes e abóbadas espetaculares assumiu uma nova e surpreendente dimensão e, com ela, os requintes da técnica: o protendido as cascas, os grandes espaços livres e os balanços extraordinários.
Uma arquitetura mais livre e vazada se oferecia a todos os arquitetos que quisessem inovar e se aventurar por novos caminhos.
(Adaptado de Oscar Niemeyer)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...