Questões de Língua Portuguesa

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Marque o item em que há correspondência entre a palavra grifada e sua característica dentro do Texto3.

  • A.

    estréia - nova

  • B.

    bicho do mato

  • C.

    vai pegar.

  • D.

    estréia – terça-feira.

  • E.

    Revista Record.

O texto abaixo serve de base para a resolução das questões de 11 a 20.

No trecho final “... principalmente para quem as recebe”, a condição para que tivéssemos o pronome em ênclise (recebê-las) seria:

  • A.

    Pôr o verbo no futuro

  • B.

    Estar o verbo no passado

  • C.

    Dar sentido negativo à oração

  • D.

    Suprimir o termo “quem”

  • E.

    Nenhuma. Bastaria pôr.

– "Há um caminho simples: proibir. Há o caminho correto: educar". Sobre os elementos estruturadores desse segmento do texto, a única afirmação INCORRETA é:

  • A.

    Os vocábulos simples e correto funcionam como antônimos no texto;

  • B.

    A presença do artigo o indica que só há um caminho correto: educar

  • C.

    Entre os dois períodos há paralelismo sintático;

  • D.

    Entre os dois períodos é coerente o emprego da conjunção visto que;

  • E.

    Proibir e educar indicam respostas possíveis para a pergunta do título

Leia o texto abaixo para responder às questões de 15  a 18.

Sobre o texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

  • A.

    no primeiro período, seria correto gramaticalmente o uso de uma vírgula depois do pronome indefinido "algo".

  • B.

    no primeiro período, a expressão "ao", na oração "ao se iniciarem nos cursos universitários" pode ser substituída, sem prejuízo semântico para o texto, por "a".

  • C.

    na oração "ao se iniciarem nos cursos universitários", a supressão da preposição "em" implicaria mudança de sentido, mas não exigiria outras alterações na frase.

  • D.

    no segundo período, os termos "acordo maior", "ponto de vista comum" e "continuidade" fazem referência à pluralidade dos discursos defendida pelo autor.

  • E.

    no trecho "o que eu falo e penso", do segundo período, a utilização da primeira pessoa do singular refere-se diretamente ao autor do texto.

"Mas ontem ele fez uso do veto"; é muito comum a substituição de um verbo (usou) pela expressão construída pelo verbo fazer + substantivo. A alternativa em que a substituição da expressão por um verbo NÃO é feita de forma adequada é:

  • A.

    Os projetos fazem fila no Congresso = se enfileiram no Congresso;

  • B.

    Os deputados fazem pressão sobre o Executivo = pressionam o Executivo;

  • C.

    A opinião pública faz carga sobre o Legislativo = carrega o Legislativo;

  • D.

    O presidente faz o papel de vilão nessa história = representa o vilão nessa história;

  • E.

    Os deputados fazem leis para o país = legislam para o país.

As normas de concordância verbal estão plenamente atendidas na frase:

  • A.

    Ficar em casa, divertir-se, jogar alguma coisa, nada disso lhes apeteciam.

  • B.

    Não compete aos estrangeiros adivinhar os usos que fazemos de nossas palavras.

  • C.

    Não são da alçada dos groenlandeses imaginarem o que signifique ponto facultativo, entre nós.

  • D.

    Se não se atribuísse a uma palavra sentidos que vão além do que lhe indicam os dicionários, a língua seria menos dinâmica.

  • E.

    Há milhares de leis cuja execução, quando exigida, se mostram inteiramente inviáveis.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 14 a 20.

No texto, o termo

  • A.

    "por isso", em "por isso, pôde sair do mar" (linhas 9 e 10) tem valor causal.

  • B.

    "inconsciente", em "Um plano inconsciente." (linha 14) mantém relação semântica com "misteriosa", em "Uma vontade misteriosa" (linha 14).

  • C.

    "o", em "Seja o que for, a evolução não o explica." (linha 17), nas duas ocorrências, tem o mesmo referente.

  • D.

    "namorou", em "sua linhagem namorou os frutos da terra" (linha 22), está empregado em seu sentido literal.

  • E.

    "fome", em "E era tanta a sua fome de novidades" (linha 23), foi usado, em todo o texto, com a mesma acepção.

Com referência às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    No contexto do primeiro parágrafo, o pronome "Quem" é o sujeito da forma verbal "trabalha" em todas as ocorrências.

  • B.

    O advérbio "aqui" (l.9) refere-se, simultaneamente, às categorias de tempo, "presente" (l.11), e de espaço, "horizonte da esperança" (l.10).

  • C.

    A passagem "não mais existam injustiça, discriminação e marginalização social" (l.18-19) amplia e define o sentido de "esperança" (l.16).

  • D.

    Segundo prescrevem as regras gramaticais da língua portuguesa, o vocábulo "onde" (l.18) deveria ser substituído por em que.

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O emprego das aspas na expressão "sem cantos de pássaros" (1° parágrafo) indica

  • A.

    transcrição de expressão utilizada na obra citada anteriormente.

  • B.

    uso de expressão incorreta, em desrespeito à norma culta.

  • C.

    incorporação de estrangeirismo no idioma sob influência do inglês.

  • D.

    separação de um segmento de sentido isolado no contexto.

  • E. pausa mais forte num longo trecho sem sinais de pontuação.

Em qual das frases abaixo a pontuação serve para introduzir uma citação de outra pessoa?

  • A.

    O Adelino afirma: Quando sentir frio pense no Pólo Norte e sentirão calor.

  • B.

    Você quer leite?

  • C.

    Não sei se você permitirá...

  • D.

    Eu lhe paguei o cafezinho; ele me pagou o bonde.

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