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Língua Portuguesa - Adjetivo - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Marque o item em que há correspondência entre a palavra grifada e sua característica dentro do Texto3.
estréia - nova
bicho do mato
vai pegar.
estréia – terça-feira.
Revista Record.
O texto abaixo serve de base para a resolução das questões de 11 a 20.
No trecho final ... principalmente para quem as recebe, a condição para que tivéssemos o pronome em ênclise (recebê-las) seria:
Pôr o verbo no futuro
Estar o verbo no passado
Dar sentido negativo à oração
Suprimir o termo quem
Nenhuma. Bastaria pôr.
– "Há um caminho simples: proibir. Há o caminho correto: educar". Sobre os elementos estruturadores desse segmento do texto, a única afirmação INCORRETA é:
Os vocábulos simples e correto funcionam como antônimos no texto;
A presença do artigo o indica que só há um caminho correto: educar
Entre os dois períodos há paralelismo sintático;
Entre os dois períodos é coerente o emprego da conjunção visto que;
Proibir e educar indicam respostas possíveis para a pergunta do título
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 15 a 18.
Sobre o texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no primeiro período, seria correto gramaticalmente o uso de uma vírgula depois do pronome indefinido "algo".
no primeiro período, a expressão "ao", na oração "ao se iniciarem nos cursos universitários" pode ser substituída, sem prejuízo semântico para o texto, por "a".
na oração "ao se iniciarem nos cursos universitários", a supressão da preposição "em" implicaria mudança de sentido, mas não exigiria outras alterações na frase.
no segundo período, os termos "acordo maior", "ponto de vista comum" e "continuidade" fazem referência à pluralidade dos discursos defendida pelo autor.
no trecho "o que eu falo e penso", do segundo período, a utilização da primeira pessoa do singular refere-se diretamente ao autor do texto.
"Mas ontem ele fez uso do veto"; é muito comum a substituição de um verbo (usou) pela expressão construída pelo verbo fazer + substantivo. A alternativa em que a substituição da expressão por um verbo NÃO é feita de forma adequada é:
Os projetos fazem fila no Congresso = se enfileiram no Congresso;
Os deputados fazem pressão sobre o Executivo = pressionam o Executivo;
A opinião pública faz carga sobre o Legislativo = carrega o Legislativo;
O presidente faz o papel de vilão nessa história = representa o vilão nessa história;
Os deputados fazem leis para o país = legislam para o país.
As normas de concordância verbal estão plenamente atendidas na frase:
Ficar em casa, divertir-se, jogar alguma coisa, nada disso lhes apeteciam.
Não compete aos estrangeiros adivinhar os usos que fazemos de nossas palavras.
Não são da alçada dos groenlandeses imaginarem o que signifique ponto facultativo, entre nós.
Se não se atribuísse a uma palavra sentidos que vão além do que lhe indicam os dicionários, a língua seria menos dinâmica.
Há milhares de leis cuja execução, quando exigida, se mostram inteiramente inviáveis.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 14 a 20.
No texto, o termo
"por isso", em "por isso, pôde sair do mar" (linhas 9 e 10) tem valor causal.
"inconsciente", em "Um plano inconsciente." (linha 14) mantém relação semântica com "misteriosa", em "Uma vontade misteriosa" (linha 14).
"o", em "Seja o que for, a evolução não o explica." (linha 17), nas duas ocorrências, tem o mesmo referente.
"namorou", em "sua linhagem namorou os frutos da terra" (linha 22), está empregado em seu sentido literal.
"fome", em "E era tanta a sua fome de novidades" (linha 23), foi usado, em todo o texto, com a mesma acepção.
Com referência às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção correta.
No contexto do primeiro parágrafo, o pronome "Quem" é o sujeito da forma verbal "trabalha" em todas as ocorrências.
O advérbio "aqui" (l.9) refere-se, simultaneamente, às categorias de tempo, "presente" (l.11), e de espaço, "horizonte da esperança" (l.10).
A passagem "não mais existam injustiça, discriminação e marginalização social" (l.18-19) amplia e define o sentido de "esperança" (l.16).
Segundo prescrevem as regras gramaticais da língua portuguesa, o vocábulo "onde" (l.18) deveria ser substituído por em que.
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O emprego das aspas na expressão "sem cantos de pássaros" (1° parágrafo) indica
transcrição de expressão utilizada na obra citada anteriormente.
uso de expressão incorreta, em desrespeito à norma culta.
incorporação de estrangeirismo no idioma sob influência do inglês.
separação de um segmento de sentido isolado no contexto.
Em qual das frases abaixo a pontuação serve para introduzir uma citação de outra pessoa?
O Adelino afirma: Quando sentir frio pense no Pólo Norte e sentirão calor.
Você quer leite?
Não sei se você permitirá...
Eu lhe paguei o cafezinho; ele me pagou o bonde.
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