Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No segundo quadrinho, com maturidade e responsabilidade apresenta circunstância de:
meio.
instrumento.
intensidade.
modo.
tempo.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Tendo em mente as regras da concordância verbal, analise o que se afirma a seguir.
1. No trecho: "Existem duas maneiras principais de considerar a fala espontânea frente à escrita.", o verbo "existir" está no plural em concordância com "duas maneiras". Se fosse substituído pelo verbo "haver", a concordância também deveria ser feita com essa expressão, e o verbo ficaria no plural.
2. No trecho: "A maioria das pessoas tende a pensar que a língua de verdade, a correta, é a escrita"", a concordância do verbo "tender" foi feita com a expressão "a maioria"; mas também estaria correta se fosse feita com "as pessoas", caso em que o verbo ficaria no plural.
3. No trecho: "É assim que se diz isso em português.", o verbo sublinhado está no singular em concordância com "isso".
4. No trecho: "embora a maioria dos gramáticos e alguns professores insistam que é assim que é o português correto, ninguém, mas ninguém mesmo, fala desse jeito.", o verbo "insistir" só pode ficar no plural, porque o sujeito é composto.
Estão corretas:
1, 2, 3 e 4.
2, 3 e 4, apenas.
1 e 4, apenas.
1 e 2, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o quarto parágrafo do texto, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no primeiro período, as orações "foi admirado e apoiado desde cedo" e "era considerado o maior escritor do país" estão na voz passiva analítica, ainda que não se revele o agente da passiva.
no primeiro período, nas orações "foi admirado e apoiado desde cedo", as formas analíticas podem ser substituídas, mantendo- se o sentido do texto, pelas formas sintéticas "admirou-se e apoiou-se desde cedo".
no primeiro período, o verbo "conhecer" deveria ter sido flexionado no plural, já que o sujeito da oração é composto de dois núcleos "romancista" e "poeta".
no último período, a palavra "já" tem o mesmo valor semântico que na frase "Os alunos mais velhos ocupavam-se de ciências humanas, exatas e biológicas; já os mais novos passavam o dia a brincar".
no último período, a palavra "então" poderia ser substituída, sem prejuízo semântico, pela conjunção conclusiva "portanto", por iniciar as conclusões acerca do que se afirmou a respeito da carreira de Machado de Assis.
Sobre a palavra destacada na oração "... mas que vem perdendo prestígio ...", é correto afirmar que sua participação é de natureza:
expletiva.
adjetiva.
substantiva
adverbial.
Nas opções abaixo, os fragmentos, na ordem em que estão apresentados, são partes sucessivas de um texto. Assinale a opção gramaticalmente incorreta.
Julgue se os seguintes itens estão de acordo com o uso padrão da sintaxe de concordância e de regência e com o emprego do sinal indicativo de crase.
Não se esqueça de que o coração dos que se amam entendem-se sem que à boca precise chegar as palavras.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"Qualquer língua se multiplica em inúmeras variedades, a tal ponto que muitos chegam a dizer que atrás de um nome, se escondem, de fato, muitas 'línguas'". Nesse trecho, a expressão sublinhada indica:
Assinale a alternativa errada quanto ao uso de vírgula:
Ele, que era arguto, entendeu-me.
Pergunto-lhe, quantas horas são.
Há no país uma legenda, que ladrão se mata com tiro.
Para serenar a roda, propus novo chope.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o quinto parágrafo do texto acima, levando- se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
a oração "sejamos francos", no primeiro período, está entre parênteses para isolar do texto uma opinião pessoal do autor que não guarda relação lógica ou semântica com as informações apresentadas no texto.
no segundo período, os termos "muito convencional, muito apegado a formalismos" expressam as causas, segundo o autor, de Machado de Assis ser "tão ridículo e mesmo tão mesquinho quanto qualquer presidente de Academia".
no terceiro período, a expressão "devido a certa timidez" pode ser substituída por "devido à certa timidez", sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico.
se o substantivo "beneplácito", no quarto período, for flexionado no plural, o fragmento modificado será "e como dependia dele em grande parte os beneplácitos para os membros novos...".
a utilização do travessão, no quarto período, é obrigatória, já que o termo "motivos" é aposto que se refere às orações antecedentes: "porque lhe era dedicado e ele o estimava".
Um dos recursos estilísticos recorrentes no texto que vêm a enfatizar opinião do autor sobre o governo de JK é:
a exclamação.
a negação.
a dúvida.
a interrogação.
a afirmação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...