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Nas cartas representativas da correspondência oficial, a marca que geralmente NÃO está presente é:
obediência a modelos prontos;
linguagem padronizada;
linguagem formal culta;
o emissor é pessoa jurídica;
formatação original.
A norma gramatical que justifica o acento gráfico na palavra década é:
Monossílabos tônicos devem ser sempre acentuados.
Palavras oxítonas terminadas em a recebem acento agudo.
Palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente recebem acento gráfico.
O acento agudo é utilizado para assinalar a existência de um hiato numa palavra paroxítona terminada em a.
São acentuadas todas as palavras proparoxítonas.
"Os espaços rural e urbano"; esse tipo de concordância entre substantivo e adjetivo se repete em:
os dias pares e ímpares;
os bons e maus momentos;
as bandeiras francesa e inglesa;
os meses longos e curtos;
os livros grossos e finos.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base nas idéias e nas estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo Cuidar dos problemas de sempre (l.12-13) é responsável pelo emprego da forma verbal é (l.13) no singular.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - CONESUL Fundação de Desenvolvimento - 2006
Anal ise os binômios autor /obra e assinale o incorreto.
Gonçalves Dias / Primeiros Contos.
Ariano Suassuna / Auto da Compadecida
Guimarães Rosa / Sagarana.
Graciliano Ramos / Vidas Secas.
Vinícius de Moraes / Inspiração do Claustro.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Para responder às questões de números 24 a 39, leia o texto.
Para responder às questões de números 37 a 40, leia a charge. A lacuna presente na charge deve ser preenchida com
por quê
por quê ou porquê
porque
porquê ou porque
por que
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, no tocante aos sentidos, às estruturas lingüísticas e aos elementos gramaticais do texto III.
A inserção de prefixo entre parênteses na palavra "(i)responsabilidade" (L.9) permite a leitura do substantivo também na versão negativa.
Sobre os termos abaixo correlacionados aos textos nos quais estão inseridos, observe-os inicialmente.
Agora, assinale a alternativa que contém os respectivos sinônimos.
I- obtida; II- reto; III- oferta; IV- retida; V- opção.
I- obtida; II - sujo; III- oferta; IV- inatingível; V- opção.
I- digna; II- limpo; III- oferece; IV- próxima; V- alternativa.
I- possuída; II- repugnante; III- rejeita; IV- remota; V- deferência
I- rejeitada; II- indigno; III- exclui; IV- distante; V- oferta.
A palavra sublinhada na frase abaixo, que exprime qualidade é:
Em relação ao texto, julgue os itens a seguir.
As ocorrências de "a", às linhas 21, 22 e 23, são todas de artigos definidos empregados no singular feminino.{TITLE}
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