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Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o trecho a seguir, para responder às questões de números 21 a 25.
Observe os dois trechos a seguir para responder às questões de números 22 e 23.
I. O retrato, às oito e meia da noite daquela segunda-feira fatídica, era desolador.
II. São Paulo, quarta maior metrópole do mundo, 20 milhões de moradores, estava vazia.
Os termos desolador e vazia, sintaticamente, exercem função deLeia cada uma das cinco diferentes propostas de redação e assinale a alternativa que corresponda à melhor redação, considerando correção, clareza e concisão.
Ainda que me obriguem não irei, pois, tenho compromissos importantes.
Ainda que me obriguem, não irei, pois: tenho compromissos importantes.
Ainda que me obriguem, não irei, pois tenho compromissos importantes.
Ainda que me obriguem: não irei pois tenho compromissos, importantes.
Ainda que me obriguem não irei pois tenho compromissos importantes.
Nas comunicações oficiais, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o fecho a ser usado para autoridades de mesma hierarquia ou hierarquia inferior é:
Agradecidamente".
Atenciosamente".
Com consideração e apreço".
"Respeitosamente"
"Sinceramente".
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando os trechos abaixo, que constituem um texto, assinale a opção em que há erro de regência.
Indique a opção que apresenta uma substituição do segmento sublinhado, com o objetivo de ser corrigido o erro de natureza morfossintática introduzido no texto.
O pleno e regular exercício da função executiva que é conferida de forma precípua à administração pública exige e impõe a outorga de um conjunto de prerrogativas (a) que se acha contido em um regime jurídico-administrativo típico dessa atividade estatal e (b) que se presta colocar a administração pública numa posição privilegiada, superior na relação jurídico-administrativa. Tais privilégios devem estar voltados ao atingimento de fins específicos, (c) quais sejam o de alcançar o bem comum da coletividade e tornar efetiva a defesa do interesse público. Não admitem, todavia, o uso absoluto do poder e (d) vêem-se contidos por instrumentos específicos de sujeição das condutas administrativas, (e) que geram o necessário equilíbrio entre a autoridade da administração e a liberdade do indivíduo.
(Airton Rocha Nóbrega, ''Fazenda Pública e execução administrativa'', Direito&Justiça-CB, 15/11/2004, com adaptação)
Substituir: Por:
''que se acha contido'' que se acham contidas
''que se presta colocar'' que se presta a colocar
''quais sejam o de alcançar'' quais sejam: alcançar
''vêem-se contidos'' vêm-se contidos
"que geram" gerando
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A inserção da forma verbal há depois de Até (l.1) preserva a coerência e a correção gramatical do texto, com a vantagem de enfatizar o tempo transcorrido.
Está correta a articulação entre os tempos e os modos verbais na frase:
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As questões de números 07 e 08 baseiam-se na charge, publicada em setembro de 2005, por ocasião da morte do humorista Ronald Golias.
O termo Cride, considerado o seu emprego na frase, deve ser classificado como
Embora o uso do pronome oblíquo átono em posição inicial no período seja condenado pela gramática tradicional portuguesa, é de uso consagrado oralmente no Brasil, como pode ser verificado pela fala do funcionário no texto II. Entretanto, ainda há casos que permanecem inadequados segundo a norma culta. Assinale a alternativa em que a colocação do pronome oblíquo átono seja inadequada segundo a norma culta, mesmo com a flexibilização do uso no Brasil.
Tenho-me permitido estas regalias.
Tenho me permitido estas regalias.
Tenho permitido-me certas regalias.
Estas regalias me têm sido permitidas.
Estas regalias têm-me sido permitidas.
O texto, Ronald McDonald é expulso de hospital na Escócia, servirá de apoio para as questões 7 e 8.
No texto, algumas palavras estão destacadas e numeradas. Identifique as que são classificadas como pronome relativo.
1 e 4
2, 3 e 4
1 e 3
2 e 4
1, 2 e 3
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{CONTENT}
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