Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa incorreta quanto á acentuação:
Fácil – Amável.
Ímã – Ângela.
África – Freqüente.
Aváro – Amágo.
O texto abaixo apresenta cinco segmentos sublinhados, identificados com letras de (a) a (e). Em cada opção, encontra-se uma reescritura do respectivo segmento sublinhado. Assinale a única reescritura que atende aos requisitos da norma padrão da língua escrita e às exigências textuais de coesão e coerência.
Pesquisas mostram que hoje a honestidade é um dos principais critérios de avaliação quando os cidadãos escolhem candidatos em eleições. Há quem diga com alguma razão que a distinção honesto/desonesto substituiu as antigas guerras ideológicas entre esquerda e direita, (a)cujas fronteiras se confundiram diante da onda de pragmatismo na política. Seja como for, é fato que existe um mercado político em torno da demanda por mais honestidade. (b)O discurso anticorrupção tomou conta dos debates não somente na época das eleições. O tema da corrupção é manejado com facilidade por integrantes de todo o espectro ideológico, da esquerda à direita. (c)Para os primeiros, a corrupção é a captura do Estado, para os últimos é sinal da deterioração moral da sociedade. Também infl uencia as discussões sobre políticas públicas e as finanças do Estado. (d)Diante da escassez de recursos novos e do comprometimento dos orçamentos públicos com gastos programados, a discussão na área de políticas públicas gira basicamente em torno da questão da qualidade dos gastos comprometidos. (e)Ora, a qualidade dos gastos públicos está intimamente ligada a problemas de desperdício e desvio de recursos em benefício próprio, portanto, à corrupção.
(Bruno Wilhem Speck, ''Porque a corrupção tornou-se uma doença''. Pensa/CB, 4/6/2005, p. 4)
cujos os limites ficaram tênues em virtude da maré de pragmatismo que tomou conta da política.
Clamar pela ética passou a ser um tópico presente na agenda do país não apenas em períodos de eleição.
Sendo a corrupção, para os esquerdistas, um ato de usurpação do Estado; para a direita ela é índice da decadência moral da sociedade.
Face a insuficiência de dinheiro novo com o contingenciamento dos orçamentos públicos com despesas vinculadas.
Pois, o modo como se gasta o dinheiro público, tem relação estreita com questões de gastança desenfreada e recursos direcionados para destinatários indevidos, por conseguinte, para a malversação.
Com relação à compreensão e interpretação do texto acima, bem como a aspectos morfossintáticos, julgue os seguintes itens.
No trecho "considerando justo o que reforça seus privilégios" (L.18), o segmento sublinhado corresponde a o modelo que.
Do ponto de vista fonético, pode-se afirmar que a palavra
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da seguinte frase:
A que palavras ...... (ter) recorrido, naqueles longínquos tempos, o comandante dos portugueses que avistaram o monte Pascoal?
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens a respeito do fragmento de texto acima.
A presença da preposição de (l.1) antes da conjunção que indica que esta introduz uma oração, de função substantiva, que complementa o verbo convencer.
Qual das alternativas abaixo apresenta pelo menos uma palavra que não deveria estar acentuada?
Pás - Vês.
Nús - Lúz.
Pós - Já.
Pôs - Pó.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Quem chegasse São Paulo após os ataques do PCC, veria o povo intimidado, e com medo. Segundo a norma culta, os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com
Em qual das frases ocorre próclise?
Isto não nos convêm.
Ofereceu-se boa oportunidade.
Contar-lhe-ei meus dissabores.
Falou-se muito nisso.
As questões de números 1 a 8 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância está correta na seguinte frase:
Novas usinas de produção de álcool deve passar a funcionar dentro de cinco anos, possibilitando lucros que deve beneficiar o setor.
Deveria entrar em funcionamento noventa novas usinas de produção de álcool, número que se somarão às unidades já existentes no País.
Espera-se aumento considerável na fabricação de carros que utilizam o álcool como combustível, com estimativas otimistas para o setor.
Investimentos no setor alcooleiro tem sido feito para que se amplie as exportações à medida que a tecnologia brasileira desperte interesse mundial.
A preferência na compra de carros bicombustíveis propiciariam aumento no consumo de álcool, e também no volume de exportações do produto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...