Questões de Língua Portuguesa

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As questões de números 9 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... da qual as empresas dependem cada vez mais ... (final do texto)

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima está na frase:

  • A.

    ... a Região Sudeste ainda responde por mais da metade do PIB nacional.

  • B.

    ... já é majoritário nos quatro Estados da Região.

  • C.

    ... a mudança da vocação regional significa a perda de vagas fixas ...

  • D.

    ... a força de consumo do Sudeste ainda cria muitas oportunidades.

  • E.

    ... a interiorização do desenvolvimento é uma tendência irreversível ...

Para responder às questões de números 24 a 39, leia o texto.

Valério escondeu um rolinho de espuma sob a camiseta. Os funcionários do hipermercado _______. O rapaz foi retirado Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com do local _______ o incidente ocorreu e levado _______ delegacia.

Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com

  • A.

    detiveram-no ... onde ... à

  • B.

    deteram-lhe ... aonde ... na

  • C.

    detiveram ele ... onde ... há

  • D.

    deteram-no ... aonde ... para a

  • E.

    detiveram-o ... em que ... a

Leia o trecho abaixo, extraído do Editorial do jornal Folha de S. Paulo, de 02/05/2005, sobre o Fundeb.

  • A.

    Bilhões de reais estão sendo investidos, mesmo que tardiamente, em infra-estrutura.

  • B.

    Para tanto, o mais importante – a falta de oferta e de qualidade na educação do povo brasileiro – terá de ser atacado como o maior inimigo dos nossos sonhos.

  • C.

    Porém, não basta aumentar o volume de recursos destinados a essa área. Muitas outras ações que estimulem – principalmente à população de baixa renda – a busca de uma formação adequada deveriam ser motivo de eterna atenção

  • D.

    Ainda que muito pouca atenção tenha sido dada à dívida social, o País aparentemente se prepara para dar um salto de qualidade.

  • E.

    A iniciativa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que ampliará o número de crianças e adolescentes atendidos, é excelente, mas ainda patina nos corredores do Congresso Nacional, o que pode inviabilizar a sua utilização ainda neste ano.

O texto abaixo serve de base para a resolução das questões de 21 a 25.

“Amazônia” é acentuada por uma razão diferente de:

  • A.

    Patrimônio

  • B.

    Sobrevivência

  • C.

    Econômica

  • D.

    Necessário

  • E.

    Espécies

Observe as palavras do texto:

l.ª - expresso, em que a primeira sílaba é formada por e mais x.

2.ª - estatítica, em que a primeira sílaba é formada por e mais s.

Para completar as palavras dos exemplos seguintes, preencha os espaços em branco com x ou s:

I – Ele havia se e__cedido no esforço.

II – A apresentação do grupo foi e__plêndida.

III – Ele se mostra uma pessoa muito e__pontânea.

IV – A mala foi e__traviada na viagem.

Os espaços foram preenchidos corretamente, na seqüência, com:

  • A. s, x, x, s
  • B. x, s, s, x
  • C. x, s, x, s
  • D. s, x, s, x
  • E. x, s, x, x.

TEXTO 02 (Para as questões de 14 a 18)

Observe as seqüências I e II, abaixo.

 I. "... ainda que não funcionem como computadores..." (l. 09-10)

 II. "...Talvez atribuir culpa e responsabilidade, bem e mal, sejam constructos mentais de milênios de evolução." (l. 18-20)

Em I e II, os termos destacados podem ser substituídos, sem prejuízo para o sentido do texto, respectivamente, por:

  • A.

    "embora" e "Provavelmente";

  • B.

    "como" e "Efetivamente";

  • C.

    "se" e "Realmente";

  • D.

    "conforme" e "Jamais";

  • E.

    "para que" e "Provavelmente".

Atenção: As questões de números 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O verbo flexionado corretamente está grifado na frase:

  • A.

    Tornou-se necessário proteger o ecossistema marinho para que não lhe sobrevissem danos irreparáveis.

  • B.

    Policiais de defesa do meio ambiente reteram as redes que seriam usadas pelos pescadores.

  • C.

    Povos indígenas sempre sobreviveram dos recursos naturais, sem a destruição do meio ambiente.

  • D.

    Autoridades responsáveis pela preservação de refúgios marinhos receiavam sua exploração comercial predatória.

  • E.

    Somente um dos pescadores obteu a devida licença para permanecer mais tempo naquele local.

Leia o poema de Paulo Leminski para responder às questões 94 e 95.

 

No poema,

  • A.

    o poeta refere-se à produção escrita partindo de uma generalização.

  • B.

    a palavra que representa o texto escrito é papel, pois há estreita contigüidade de sentido entre ambos.

  • C.

    os adjetivos que se referem, diretamente, à poesia são: oculto / ambíguo / ultrasentido / inframistério.

  • D.

    considerando o título, esse texto, por ser profundo, não deve ser lido de forma irônica. A expressão "ironia estéril" comprova isso.

  • E.

    há um jogo de contrários. Somente a expressão "suprasumos da quintessência"conduz o leitor a sintetizar essa contradição implícita.

Na linguagem escrita, o interlocutor pode estar ausente e não há como interromper para esclarecimentos; assim, o texto escrito deve ser independente quanto à clareza, à quantidade de informações e, principalmente, quanto aos procedimentos da argumentação. A partir dessa informação, é incorreto afirmar que, no trecho

  • A. “Pode-se esperar um futuro brilhante para o nosso país. Ele pode considerar-se privilegiado em relação aos outros países do mundo: aqui não há preconceito racial, não temos problemas de catástrofes ou diferenças de idioma; o povo é ordeiro e pacífico.”, ocorrem generalizações inconsistentes.
  • B. “Quando se fala em liberdade de expressão, é preciso tomar cuidado, porque liberdade é uma coisa e libertinagem é outra. Se não houver nenhum tipo de censura, estabelece-se a anarquia e a baderna.”, o esquema argumentativo está falho, pois não foi demarcado limite quanto à análise de palavras de noções confusas.
  • C. “A educação pode ser considerada de muitos pontos de vista: o do Estado, o da Igreja, o do mestre-escola, o dos pais ou mesmo (embora seja geralmente esquecido) o da própria criança. Cada qual destes pontos de vista é parcial; cada um concorre com alguma coisa para o ideal da educação, porém também aduz elementos maus. Examinemo-los sucessivamente e vejamos o que dizer contra e a favor deles.” (Bertrand Russell) – o autor restringe a significação do vocábulo educação e pormenoriza os vários pontos de vista a partir dos quais ela pode ser considerada.
  • D. “Os países latino-americanos são diferentes em tudo: nos hábitos, nos costumes, na concepção de vida, nos valores, etc.”, ocorreu o uso de noções totalizadoras comprometendo a forca argumentativa, demonstrando falta de visão analítica.
  • E. “Não se deve negar ao cidadão o direito de protestar: isso já é comunismo.”, houve defeito argumentativo quanto ao mau emprego do vocabulário.

No vocábulo pré-escola (L.2), o prefixo pré mantém-se separado por hífen. Assinale a alternativa cuja palavra, contendo esse mesmo prefixo, não tenha sido grafada na forma preferida atualmente.

  • A.

    preestabelecer

  • B.

    predeterminar

  • C.

    pré-estréia

  • D.

    pré-existência

  • E.

    pré-matrícula

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