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Está inteiramente correta a pontuação da seguinte frase:
Não conhecendo João Brandão, o sentido corrente da expressão ponto facultativo, imaginou que poderia sim, ir trabalhar.
Foi tão rápida a aparição do vigia que, o autor para bem representar essa cena, se valeu da expressão brotou da grama; cujo sentido obviamente não é literal.
Admirou-se o vigia, de que alguém não soubesse o sentido de facultativo, sequer desconfiando, de que era ele e não João Brandão, que o ignorava.
Note-se que há na crônica, aqui e ali, algumas belas expressões, como as portas mantiveram-se surdas, por exemplo, que denunciam o poeta que há dentro do cronista.
Para responder às questões de números 5 a 9, assinale, na folha de respostas, a letra da alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
O município de Bonito é exemplo de preservação de suas belezas naturais, com ...... de visão magnífica, verdadeiros ...... .
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte texto:
A lembrança do avô, ------------- o garoto-narrador fez referência, é o mais eficiente recurso ---------- dispõe para perpetuar a memória do homenzinho da camisa branca.
a que - de que
de que - que
a que - com que
que - a que
Provoca-se erro gramatical e, conseqüentemente, incoerência textual, ao se substituir a vírgula pela conjunção e logo após
"opostos" (L.1).
"recato" (L.2).
"normas" (L.3).
"esperteza" (L.4).
A alternativa que preenche adequadamente as lacunas abaixo é:
___ noite, todos os trabalhadores voltaram ___ fábrica.À – À.
A – A.
À – A.
A – À.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Uma professora apresenta verbalmente o seguinte questionamento a seus alunos. Tinha 300 bolas de gude, mas dei 55 a meu irmão. Com quantas bolas fiquei? Imediatamente, um aluno diz à professora: "Se fosse cinqüenta, o resultado seria duzentos e cinqüenta, então é duzentos e quarenta e cinco".
Este procedimento de cálculo oral é conhecido por
heurística de decomposição.
justaposição na operação adição.
heurística do agrupamento repetido.
composição aditiva.
processo multiplicativo.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Qual dos trechos abaixo não permite dupla interpretação?
Foi observado o acidente da ponte.
Deixou a sala vazia.
O juiz declarou ter julgado erradamente o réu.
A professora deixou a turma entusiasmada.
Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Todas as palavras estão corretamente grafadas na frase:
A obsolecência das instituições constitue um dos grandes desafios dos legisladores, cuja função é reconhecer as solicitações de sua contemporaneidade.
Ao se denigrirem as boas reputações, desmoralizam- se os bons valores que devem reger uma sociedade.
A banalisação dos atos anti-sociais é um sintoma da doença do nosso tempo, quando a barbárie dissimula- se em rotina.
Quando, numa mesma ação, converjem defeitos e méritos, confundimo-nos, na tentativa de discriminá-los.
Os hábitos que medeiam as relações sociais são louváveis, quando eticamente instituídos, e odiosos, quando ensejam privilégios.
Quando o texto se refere a "conflito cotidiano" significa:
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Leia o seguinte trecho:
A vingança e a forra podem ser úteis para descarregar nossos impulsos primários e instintos homicidas, testando limites entre a civilização e a barbárie. Mas são inúteis no combate à delinqüência. Não adiantam nada. Para o bandido, é lucro levar um soco no olho, com foto ou não no jornal, contanto que dias depois ele esteja nas ruas assaltando de novo, como em geral acontece. Contra isso, a solução está não numa polícia mais arbitrária, mas num código penal mais rigoroso e numa justiça menos lenta e mais operosa. (Zuenir Ventura) De acordo com os padrões da Língua Portuguesa, conclui-se que{TITLE}
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