Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No texto, o termo
A alternativa que mostra inadequação entre cognatos é:
terra / aterrorizar;
lei / legalizar;
acordo / acordar;
temor / atemorizar;
homem / humanizar.
As questões de números 16 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Sempre há profissionais dispostos ...... trabalhar em lugares distantes, especialmente em atividades ligadas ...... áreas de ciência e tecnologia, se ...... essas atividades estiver associada a qualidade de vida.
As lacunas estão corretamente preenchidas, respectivamente, por
a - as - à
à - às - à
à - às - a
a - às - a
a - as - a
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
No poema,
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do texto, julgue os itens subseqüentes.
A relação sintática entre o período iniciado por "Obscurece" (l.18) e o período anterior pode ser explicitada pela conjunção Contudo.Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em língua portuguesa, muitas vezes, a acentuação gráfica, além de marcar a sílaba tônica do vocábulo, serve também para distingui-lo de outro vocábulo da língua. Assinale a opção em que a retirada do acento não resulta em outra palavra, de classificação gramatical igual ou diferente.
evidência
história
desaparecerá
consciência
A alternativa em que a palavra sublinhada tem seu valor corretamente indicado:
"É que, salvo se houvesse cabeleireiros" = condição;
"como nossos ancestrais lidariam com essas cabeleiras" = conformidade;
"No homem é bem diferente" = modo;
"Alguém já viu um chimpanzé cortando o cabelo?" = tempo;
"A verdade é que ninguém sabe ao certo, mas existem diversas teorias" = conclusão.
Os trechos abaixo compõem seqüencialmente um texto. Assinale a opção em que há erro morfossintático.
O Direito legislado pelo Estado, elaborado a partir de circunstâncias advindas da realidade social e política, resultante da luta de interesses dos grupos em disputa pela repartição da riqueza produzida coletivamente é denominado comumente de Direito Positivo, Direito Posto ou Direito Histórico.
Arnaldo Vasconcelos chama o Direito Positivo de "direito acidente", para salientar que todo Direito nacional sofre as influências do ambiente histórico, da cultura e dos valores dominantes em uma sociedade determinada, mas, mesmo assim, esses sistemas positivos se identificassem, em sua intencionalidade normatizadora, com o "Direito Ideal ou Direito Essência".
O Direito Essência é imutável enquanto que o Direito Histórico, desde a sua construção legislativa, se adequa não a uma idéia-valor, mas a interesses objetivos da circunstância histórico-política.
O Direito Essência seria aquele direito não escrito, mas presente na consciência ética de todos os indivíduos do mundo, e que se traduz pelas idéias-verdade de alteridade, igualdade e liberdade compartilhada.
Todo Direito racionalmente concebido há que levar em conta o outro, há que reconhecer a igualdade dos homens, a sua dignidade e valor e, quando de seu exercício no mundo real e empírico, terá de se limitar pelo respeito à liberdade do outro indivíduo.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto acima.
Assinale a frase que deveria levar acento indicador de crase:
Estamos cara a cara.
Fiz uma viagem a Roma.
Falava a qualquer pessoa.
Ficou a direita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...