Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale o item correto, quanto aos comentários sintáticos.
Em "via até a ponta das barbas brancas de Deus." (l. 3-4), o emprego da preposição destacada constitui caso de regência
Nas passagens "...que pareciam confetes e lantejoulas," (l. 6) e "se os países poluentes continuarem sua obra sufocante." (l. 10-11), os verbos apresentam a mesma predicação.
Em "...onde nos esturricaremos todos..." (l. 9), a colocação do pronome oblíquo justifica-se pela exigência do pronome relativo.
Em "que ainda existiam naqueles tempos," (l. 17), substituindo- se o verbo existir pela locução verbal dever haver, tem-se deviam haver.
Nas passagens "...só havia vento..." (l. 21) e "os pescadores haviam aprendido..." (l. 30-31), os termos destacados exercem a mesma função sintática.
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é base para as questões de números 15 a 19.
Considerando-se a primeira frase do texto, assinale a alternativa correta.
A conjunção Como estabelece entre as informações uma relação de comparação.
O termo muito, por ser advérbio, não admitiria flexão, caso vocábulo fosse para o plural.
Se o termo vocábulo fosse flexionado no plural, apenas perde concordaria com ele, já que envereda é verbo impessoal.
A pontuação no trecho está incorreta, devendo-se omitir a vírgula após "ética", já que o termo é sujeito de perde.
O pronome seu está incorreto, pois, por englobar os termos "ética" e vocábulo, deveria estar flexionado no plural.
Julgue os itens seguintes, que estão relacionados ao trecho do poema apresentado acima.
As palavras "suavemente" (L.85) e "amorosamente" (L.86) têm o mesmo número de sílabas, e apresentam significados opostos no poema.
Em relação às idéias, às estruturas lingüísticas e à correção gramatical do texto acima, julgue os itens de 11 a 20.
Preservam-se a coerência e a correção gramatical, se o período O solo agricultável está sendo erodido levado pelos ventos ou pela água (l.1-2) for substituído por: a ação dos ventos e da água está corroendo o solo agricultável.Para responder as questões 19 e 20, leia o texto a seguir, um fragmento de "memorial de Aires", de Machado de Assis, em que o narrador, o Conselho Aires, relata, em dois fragmentos, acontecimentos referentes à abolição da escravidão:
Sobre o texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no período "Dizem que em poucos dias será lei", pode-se substituir, sem prejuízo semântico, a forma verbal "dizem" por "diz- se", apesar das diferenças sintáticas das duas construções.
o segundo período do dia 13 de maio corresponde, semanticamente, a "Confesso que senti grande prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da Regente, porque nunca fui, nem o cargo me consentia ser propagandista da abolição".
no terceiro período do primeiro parágrafo do dia 13 de maio, o pronome relativo "onde" poderia ter sido preposicionado, assumindo a forma "aonde", graças à regência do verbo da oração adjetiva.
no quarto período do segundo parágrafo do dia 13 de maio, nos termos "a ele" e "aos outros", as duas ocorrências da preposição "a" são obrigatórias, já que esse fenômeno se deve à regência do verbo "deixar".
no quinto período do segundo parágrafo do dia 13 de maio, os verbos "dizer" e "fazer" foram flexionados na terceira pessoa do plural pelo mesmo motivo.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em correspondência os fechos de cortesia correspondem ao último parágrafo da carta. Abaixo constam alguns fechos de cortesia, sendo que apenas um deles é considerado antiquado. Assinale a alternativa que demonstra um fecho de cortesia antiquado.
Sendo o que se apresenta para o momento.
Apreciaremos sua pronta resposta.
Cordialmente
Saudações atenciosas.
Assinale a alternativa em que a palavra não tenha, no texto I, valor adjetivo.
gélido (L.3)
outras (L.6)
nenhuma (L.9)
nove (L.28)
essas (L.39)
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 3, a palavra bilhão deveria ser flexionada no plural bilhões para concordar com a parte fracionária do número 1,7.Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O trecho a seguir é a introdução de um texto de Jô Soares. Leia-o para responder às questões de números 20 a 24.
Para responder às questões de números 22 e 23, considere o trecho:
... se fôssemos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobraria sequer uma resma para os cartões de Natal.
No contexto, a conjunção destacada pode ser substituída porO texto abaixo serve de base para a resolução das questões de 01 a 10.
O verbo disponibilizar (2º parágrafo) é grafado com o sufixo izar por não possuir um s na terminação de seu radical. Essa regra também atinge a palavra:
Catequizar
Batizar
Integralizar
Hipnotizar
Sintetizar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...