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Conforme POUND (2002), a "Literatura não existe no vácuo. Os escritores, como tais, têm uma função social definida, exatamente proporcional a sua competência como escritores". Com base no pensamento desse poeta, teórico e crítico da Literatura norte-americana, analise os comentários a respeito dos grandes escritores da Literatura Brasileira que são feitos a seguir.
I. Machado de Assis - grande contista, poeta e romancista - explicita em suas obras o egoísmo, o pessimismo e o negativismo, ao lado da análise da sociedade e da crítica aos valores românticos.
II. Para Bilac, o poeta deve trabalhar a poesia do mesmo modo que um ourives trabalha uma jóia, buscando o relevo, a perfeição formal, servindo à Deusa forma.
III. Alencar defende o "consórcio" entre o nativo e o europeu colonizador, como uma troca de favores: uns ofereciam a natureza, o solo; outros, a cultura.
IV. Joaquim Manuel de Macedo descreve os costumes da sociedade carioca, suas festas, suas tradições em oposição à aristocracia rural.
Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s):
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas
III, apenas.
Leia o texto acima e analise o uso relação à crase. Assinale a alternativa correta.
Na expressão "saio às ruas", o acento grave ocorre para marcar a presença de um a preposição e um as artigo.
Não se admite a expressão "saio às ruas", pois quem sai, "sai para algum lugar".
Na expressão "Fico a pensar", o "a" não é uma preposição, por isso não há crase.
Na expressão "saio às ruas", o acento grave ocorre para marcar a presença de um a preposição e um as artigo; o mesmo não acontece com a expressão "à sombra."
Na expressão "Fico a pensar", o "a" deveria receber o acento grave, marcando a crase uma vez que se trata de uma preposição.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Leia a charge de Frank para responder às questões de 01 a 05Em: "um fino, um grosso" temos exemplo de:
"A gente quer suar, mas de prazer." Normalmente, o suor está ligado à (ao):
prazer
festa
trabalho
esporte
calor
O vocábulo Como (L.17) introduz idéia de:
causa.
comparação.
concessão.
conseqüência.
explicação.
Nos trechos destacados, as vírgulas foram utilizadas com as finalidades indicadas entre parênteses, EXCETO em:
"[...] e isso já está tão arraigado que até os pais, quando buscam escolas, observam se há convivência ou mesmo proximidade dos alunos mais novos com os mais velhos [...]" (indicar a intercalação de uma oração)
"Como as atitudes e os comportamentos precisam ser adaptados, isso ensina a ter maleabilidade em situações diferentes [...]" (indicar a inversão da oração subordinada)
"Para eles, as crianças e os velhos são um empecilho, quando não invisíveis".(separar o aposto)
Li, recentemente, alguns guias de lazer e de turismo que indicam lugares aonde as pessoas podem ir tanto para conhecer outras pessoas quanto para se divertir". (separar o adjunto adverbial)
"85% da produção nacional"; as formas verbais que completam uma frase iniciada por esse segmento de forma correta são:
são exportadas / é exportada;
são exportados / são exportadas;
são exportados / é exportada;
exportam-se/ são exportadas;
exporta-se / são exportadas.
Na oração Discrepâncias à parte, o fato é que nós, os caminhantes, formamos uma verdadeira tribo, se o autor optasse por redigi-la sem o pronome nós, do ponto de vista da concordância verbal, considerando-se a norma culta da língua, poder-se-ia afirmar que:
estaria incorreta, pois o sujeito os caminhantes exigiria o verbo na 3ª pessoa do plural;
estaria correta, constituindo-se um caso de concordância ideológica;
seria admissível, caso se tratasse de um texto não literário;
é um caso de concordância praticado na língua clássica, mas em desuso na língua atual;
para estar correta, o verbo teria de concordar com o sujeito uma verdadeira tribo.
Língua Portuguesa - Literatura - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No que tange à produção literária do Brasil, atualmente, pode- se afirmar que:
tem-se verificado o aparecimento de uma vasta geração de novos poetas e prosadores, porém não há, entre eles, um projeto literário comum que tenha sido alvo de estudos mais aprofundados.
na poesia, a produção atual é pouco significativa, e, desde os anos 70 do século passado, a produção poética brasileira tem decrescido.
na prosa, o conto é o gênero mais importante atualmente; entretanto, não tem apresentado inovações nem quanto aos temas nem quanto à forma.
o romance contemporâneo, abandonando as características regionais, adquiriu características mais universais. Quanto à temática, tem-se restringido a retratar o caos urbano provocado pela forte violência.
a produção teatral contemporânea, após a morte de Nelson Rodrigues, decaiu sobremaneira, e os autores se ressentem da falta de incentivo para produções mais ousadas.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
I. "o que também constitui uma incitação" (Texto I, linha 23)
II. "a que adotem, em seus comportamentos ordinários, práticas" (Texto I, linhas 24 e 25)
A análise das orações em destaque permite concluir:
Têm caráter restritivo.
Equivalem a um substantivo.
São estruturalmente diferentes.
Completam o sentido de um nome.
Enfatizam uma particularidade do termo que as antecede.
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