Questões de Língua Portuguesa

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Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..

Na linha 23, “como” é empregado para encaixar, na oração principal, uma subordinada complemento do verbo ver.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.

No trecho “porque estas são preocupações humanitárias e não econômicas” (l.27-28), atenderia às recomendações gramaticais a substituição de “estas” por essas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao uso do acento indicativo da crase, está correta a alternativa:

  • A.

    Vou sempre a Campinas.

  • B.

    Tudo que sei vou narrar à Vossa Excelência.

  • C.

    Ontem saiu à cavalo e não mais voltou.

  • D.

    O gerente delegou competências a secretária.

  • E.

    Estou à resolver questões lingüísticas.

"-Senhor Presidente, Vossa Excelência não me tem permitido usar a palavra! – Senhor Deputado, Vossa Excelência poderá falar após dois outros colegas!". Esse diálogo, ouvido numa das CPIs do Congresso, mostra:

  • A.

    a concordância verbal errada com "Vossa Excelência";

  • B.

    a má colocação de pronomes pessoais oblíquos;

  • C.

    a mistura indevida de "Senhor" com "Vossa Excelência";

  • D.

    o uso inadequado do tratamento "Vossa Excelência" para deputado;

  • E.

    o emprego adequado da norma culta da língua.

Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.

Uma outra forma de parodiar Descartes, sem subverter o sentido original do enunciado destacado nas linhas 37 e 38, é: Estou no mercado, posto que existo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as várias possibilidades de alteração dos constituintes e da pontuação dada na máxima de Celsus (enunciado da questão anterior), assinale a alternativa CORRETA que não al-tera o sentido original.

  • A.

    Saber as leis, não é recordar as palavras suas. É compreender-lhes, portanto, a força e o espí-rito.

  • B.

    Saber as leis, não é recordar as suas palavras, compreender-lhes, contudo, a força e o espírito.

  • C.

    Saber as leis não é recordar as suas palavras. É compreender-lhes a força e o espírito.

  • D.

    Saber as leis é não recordar as suas palavras, mas compreender-lhes a força, e o espírito.

Leia atentamente o texto abaixo, de Manuel Bandeira, cujo título é "Velha Chácara", pois a ele se referem as questões de números 13 a 16:

Assinale a alternativa que NÃO corresponde à leitura do texto:

  • A.

    Sinais de pontuação, como reticências (...) e exclamação (!), reforçados pela interjeição (Ah), são marcas de subjetividade, no texto.

  • B.

    Onde? aqui empregado é um advérbio interrogativo.

  • C.

    O poema está escrito em linguagem não literária, denotativa, objetiva.

  • D.

    O pronome a em procuro-a retoma a palavra casa.

Com base nas idéias e nos aspectos morfossintáticos do texto II, julgue os seguintes itens.

Sem comprometer a correção gramatical do texto, as formas verbais “discutir” (l.3) e “instalaram” (l.9) poderiam ser substituídas, respectivamente, por discutirem e instalou.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    É facultativo o emprego da vírgula, depois de A princípio (linha 5) e Nos últimos tempos (linha 8).

  • B.

    O ponto da linha 16 pode ser substituído por ponto-e-vírgula, sem que a compreensão do texto se altere.

  • C.

    O travessão da linha 9 coloca em destaque, enfaticamente, a parte final da frase em que se encontra.

  • D.

    Os dois-pontos da linha 1 apresentam um esclarecimento para o enunciado apresentado.

No texto III, os tempos e modos verbais serão respeitados e a correção gramatical será preservada caso se substitua

  • A. "houve" (L.4) por existia.
  • B. "existe" (L.5) por haja.
  • C. "Há" (L.8) por Existe.
  • D. "existia" (L.9) por houve.
  • E. "houver" (L.12) por existirem.
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