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Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..
Na linha 23, como é empregado para encaixar, na oração principal, uma subordinada complemento do verbo ver.
Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.
No trecho porque estas são preocupações humanitárias e não econômicas (l.27-28), atenderia às recomendações gramaticais a substituição de estas por essas.Língua Portuguesa - Crase - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
Quanto ao uso do acento indicativo da crase, está correta a alternativa:
Vou sempre a Campinas.
Tudo que sei vou narrar à Vossa Excelência.
Ontem saiu à cavalo e não mais voltou.
O gerente delegou competências a secretária.
Estou à resolver questões lingüísticas.
"-Senhor Presidente, Vossa Excelência não me tem permitido usar a palavra! – Senhor Deputado, Vossa Excelência poderá falar após dois outros colegas!". Esse diálogo, ouvido numa das CPIs do Congresso, mostra:
a concordância verbal errada com "Vossa Excelência";
a má colocação de pronomes pessoais oblíquos;
a mistura indevida de "Senhor" com "Vossa Excelência";
o uso inadequado do tratamento "Vossa Excelência" para deputado;
o emprego adequado da norma culta da língua.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.
Uma outra forma de parodiar Descartes, sem subverter o sentido original do enunciado destacado nas linhas 37 e 38, é: Estou no mercado, posto que existo.Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Considerando as várias possibilidades de alteração dos constituintes e da pontuação dada na máxima de Celsus (enunciado da questão anterior), assinale a alternativa CORRETA que não al-tera o sentido original.
Saber as leis, não é recordar as palavras suas. É compreender-lhes, portanto, a força e o espí-rito.
Saber as leis, não é recordar as suas palavras, compreender-lhes, contudo, a força e o espírito.
Saber as leis não é recordar as suas palavras. É compreender-lhes a força e o espírito.
Saber as leis é não recordar as suas palavras, mas compreender-lhes a força, e o espírito.
Leia atentamente o texto abaixo, de Manuel Bandeira, cujo título é "Velha Chácara", pois a ele se referem as questões de números 13 a 16:
Assinale a alternativa que NÃO corresponde à leitura do texto:
Sinais de pontuação, como reticências (...) e exclamação (!), reforçados pela interjeição (Ah), são marcas de subjetividade, no texto.
Onde? aqui empregado é um advérbio interrogativo.
O poema está escrito em linguagem não literária, denotativa, objetiva.
O pronome a em procuro-a retoma a palavra casa.
Com base nas idéias e nos aspectos morfossintáticos do texto II, julgue os seguintes itens.
Sem comprometer a correção gramatical do texto, as formas verbais discutir (l.3) e instalaram (l.9) poderiam ser substituídas, respectivamente, por discutirem e instalou.Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA.
É facultativo o emprego da vírgula, depois de A princípio (linha 5) e Nos últimos tempos (linha 8).
O ponto da linha 16 pode ser substituído por ponto-e-vírgula, sem que a compreensão do texto se altere.
O travessão da linha 9 coloca em destaque, enfaticamente, a parte final da frase em que se encontra.
Os dois-pontos da linha 1 apresentam um esclarecimento para o enunciado apresentado.
No texto III, os tempos e modos verbais serão respeitados e a correção gramatical será preservada caso se substitua
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