Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens de 22 a 25.
Em "do que pela" (L.6-7), a eliminação de "do" prejudica a correção sintática do período.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:
Mais estímulos houvessem para a nossa vida intelectual, menos tentações sofreríamos de ir buscar a qualquer preço o nosso aperfeiçoamento físico.
Costumam-se importar das velhas culturas todo e qualquer valor que supostamente possa justificar os hábitos mais viciosos da nossa época.
A expansão desmedida da fisicultura, da ginástica e das dietas vêm criando uma nova ideologia, cujos efeitos a ninguém parece incomodar.
Se viessem a ocorrer, no campo da educação e do conhecimento, expansão de valores análoga à do culto ao corpo, o espírito agradeceria.
Inclui-se entre os inúmeros efeitos da obsessão pela forma física a busca de produtos de consumo, sobretudo os esportivos e os dietéticos.
Assinale a opção gramaticalmente incorreta.
As pesquisas costumam colocar a mídia, os bancos e as igrejas entre as instituições que teriam mais credibilidade, enquanto os governos, os parlamentos e os partidos estariam entre os mais mal avaliados.
Os teóricos da nova tendência buscam apoiar-se nas pesquisas para fortalecer suas teses.
Alegam que a política é dominada por questões de curto prazo e de caráter eleitoral, enquanto o Banco Central encara questões de longo prazo, de maior profundidade, que exigem capacidade técnica de decisão.
As taxas de juros, as políticas monetárias, a questão da inflação estariam entre as matérias que deveriam ser definidas em nível técnico.
O mesmo aconteceria com temas como os do meio ambiente, da previdência, da saúde, da educação, que deveriam estar submetidos à especialistas.
Quanto às estruturas gramaticais do texto acima, julgue os próximos itens.
Na linha 3, o emprego da preposição em "ao investimento e ao consumo privados" justifica-se como uma exigência do termo "em favor".
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
"Às vezes, as idéias não ________, ou ________ muito numerosas. Todos ________ as necessidades locais, poucos ________ auxiliar".
vêem - vêm - vêm - vêem.
vêem - vêem - vêem - vêem.
vêm - vêm - vêm - vêm.
vêm - vêm - vêem - vêm.
No texto abaixo, de autoria de Mário Quintana e reproduzido com adaptações, os itens em algarismos romanos referem-se aos termos em negrito que os antecedem. Julgue-os com relação ao emprego dos vocábulos e das expressões quanto à sintaxe de construção do período e à grafia.
O milagre
Dias maravilhosos em que (I)
os jornais vêm (II)
cheios de poesia e do lábio amigo brota (III)
palavras de eterno encanto. Dias mágicos em que os burgueses espiam (IV),
através das vidraças dos escritórios, a graça gratuíta (V) das nuvens.
Estão certos apenas os itens
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes.
Se a situação de comunicação fosse outra, que exigisse o registro formal da língua, na carta escrita por J. Prata, o segmento uma função de natureza diferente dos demais servidores (l.17-18) deveria ter a expressão sublinhada modificada.Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.
O pronome o qual pode corretamente substituir que, nas ocorrências nas linhas 6 e 15.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação ao texto acima e considerando o tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.
A inserção de vírgula logo após a expressão Ministério da Saúde (l.2) transformaria a oração subseqüente em explicativa e alteraria o sentido da informação do período.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...