Questões de Língua Portuguesa

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"A imprudência dos motoristas é observada por toda parte"; esta frase, na voz ativa, apresenta a forma:

  • A.

    Observa-se a imprudência dos motoristas por toda parte;

  • B.

    Toda parte observa a imprudência dos motoristas;

  • C.

    Por toda parte se observa a imprudência dos motoristas;

  • D.

    Observam a imprudência dos motoristas por toda parte;

  • E.

    Por toda parte é observada a imprudência dos motoristas.

 

Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Alteram-se as relações de sentido entre os termos sujeito e predicado da oração, mas preservam-se a coerência e a correção gramatical do texto ao empregar-se o verbo encarnar (l.3) em sua forma não-reflexiva, desde que seja retirada a preposição em que rege o termo “tipos” (l.4).

  • C. Certo
  • E. Errado

TEXTO 8.

Referência para a questão 17.

PROVOCAÇÕES EM VERSOS... Direitos humanos já não perturbam tirano algum, pois os slogans dos seus guardiães agora são como o de Durban: Abaixo o racismo e morte aos judeus.

(Poeta Nelson Ascher, Revista Veja 30/03/05)

Assinale a alternativa correta, em relação ao texto 8

  • A.

    A segunda oração do poema é uma coordenada adversativa, ligada à primeira pelo conetivo "pois".

  • B.

    Slogans, por ser um estrangeirismo, jamais poderia ter sido incorporado no tex- to.

  • C.

    A flexão correta do vocábulo lampião no plural ocorre da mesma forma que em guardião apresentada no terceiro verso.

  • D.

    No primeiro verso encontra-se o núcleo do predicado verbal que é um verbo transitivo direto.

  • E.

    O substantivo que corresponde ao gênero feminino de judeu é judéia

A alternativa em que NÃO se deve substituir o complemento verbal sublinhado pelo pronome pessoal LHE ou LHES é:

  • A.

    A resposta agradou ao repórter;

  • B.

    Pensou em perdoar ao adversário;

  • C.

    Agradeceu a todos os presentes;

  • D.

    Demos aos recém-chegados as boas-vindas;

  • E.

    O ministro sempre visou a bons resultados.

Observe as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

  • A.

    Em Ninguém está livre disso, "ninguém" é pronome adjetivo indefinido; por isso não pode exercer a função de sujeito.

  • B.

    Em Criou-se uma espécie de tirania da alegria o sujeito é indeterminado.

  • C.

    Em Vivemos numa ditadura da felicidade há sujeito simples indeterminado.

  • D.

    Em colocamos as tristezas embaixo do tapete o sujeito é composto.

"Os processos através dos quais as sociedades do passado minaram a si mesmas, danificando o meio ambiente,..."; a oração reduzida – danificando o meio ambiente – tem valor de:

  • A.

    meio;

  • B.

    causa;

  • C.

    condição;

  • D.

    tempo;

  • E.

    modo.

Em cada alternativa abaixo, substitui-se uma palavra ou expressão do texto original. A nova redação altera significativamente o sentido do texto em:

  • A.

    Neste diapasão, a eficiência técnica é adotada como parâmetro de qualidade para valorizar o ensino a distância.

    Neste nível, a eficiência técnica é adotada como parâmetro de qualidade para valorizar o ensino a distância.

  • B.

    As tecnologias educacionais dão a crer que possam atenuar disparidades educacionais em várias partes do mundo.

     As tecnologias educacionais levam a inferir que possam atenuar disparidades educacionais em várias partes do mundo.

  • C.

    Ensejando tal perspectiva, projetos de ensino a distância são inseridos em políticas educacionais autodenominadas inclusivas.

    Ensejando tal perspectiva, projetos de ensino a distância são inscritos em políticas educacionais autodenominadas inclusivas.

  • D.

    O discurso da democratização educacional dá lugar aos sutis mecanismos de privatização empreendidos por intermédio de programas de ensino a distância.

    O discurso da democratização educacional cede aos sutis mecanismos de privatização empreendidos por intermédio de programas de ensino a distância.

 

Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..

O último período do texto contém uma metáfora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.

  • A.

    ítens_ dígrafo _ flúor _ rubrica _ núvem _ pêsames _ ânsia

  • B.

    juíz _ juízes _ têxtil _ hífens _ cárie _ espontâneo _ ônus

  • C.

    seminú _ estética _ eles veêm _ elas têm _ apêlo _ reduzí-lo

  • D.

    dígito _biquíni _ tênue _ êxito _ hífen _ lingüística _ difícil

  • E.

    pólen _ gráfico _ notícias _ jóvens _ cônscio _ óxitona _ pajé

 

Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Embora elimine do texto a idéia de possibilidade, a supressão do auxiliar, na locução “podem assinalar-se” (l.1), mantém a coerência textual e a correção gramatical, desde que seja feita a flexão no verbo principal: assinalam-se.

  • C. Certo
  • E. Errado
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