Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"A imprudência dos motoristas é observada por toda parte"; esta frase, na voz ativa, apresenta a forma:
Observa-se a imprudência dos motoristas por toda parte;
Toda parte observa a imprudência dos motoristas;
Por toda parte se observa a imprudência dos motoristas;
Observam a imprudência dos motoristas por toda parte;
Por toda parte é observada a imprudência dos motoristas.
Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Alteram-se as relações de sentido entre os termos sujeito e predicado da oração, mas preservam-se a coerência e a correção gramatical do texto ao empregar-se o verbo encarnar (l.3) em sua forma não-reflexiva, desde que seja retirada a preposição em que rege o termo tipos (l.4).
TEXTO 8.
Referência para a questão 17.
PROVOCAÇÕES EM VERSOS... Direitos humanos já não perturbam tirano algum, pois os slogans dos seus guardiães agora são como o de Durban: Abaixo o racismo e morte aos judeus.
(Poeta Nelson Ascher, Revista Veja 30/03/05)
Assinale a alternativa correta, em relação ao texto 8
A segunda oração do poema é uma coordenada adversativa, ligada à primeira pelo conetivo "pois".
Slogans, por ser um estrangeirismo, jamais poderia ter sido incorporado no tex- to.
A flexão correta do vocábulo lampião no plural ocorre da mesma forma que em guardião apresentada no terceiro verso.
No primeiro verso encontra-se o núcleo do predicado verbal que é um verbo transitivo direto.
O substantivo que corresponde ao gênero feminino de judeu é judéia
A alternativa em que NÃO se deve substituir o complemento verbal sublinhado pelo pronome pessoal LHE ou LHES é:
A resposta agradou ao repórter;
Pensou em perdoar ao adversário;
Agradeceu a todos os presentes;
Demos aos recém-chegados as boas-vindas;
O ministro sempre visou a bons resultados.
Observe as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
Em Ninguém está livre disso, "ninguém" é pronome adjetivo indefinido; por isso não pode exercer a função de sujeito.
Em Criou-se uma espécie de tirania da alegria o sujeito é indeterminado.
Em Vivemos numa ditadura da felicidade há sujeito simples indeterminado.
Em colocamos as tristezas embaixo do tapete o sujeito é composto.
"Os processos através dos quais as sociedades do passado minaram a si mesmas, danificando o meio ambiente,..."; a oração reduzida – danificando o meio ambiente – tem valor de:
meio;
causa;
condição;
tempo;
modo.
Neste diapasão, a eficiência técnica é adotada como parâmetro de qualidade para valorizar o ensino a distância.
Neste nível, a eficiência técnica é adotada como parâmetro de qualidade para valorizar o ensino a distância.
As tecnologias educacionais dão a crer que possam atenuar disparidades educacionais em várias partes do mundo.
As tecnologias educacionais levam a inferir que possam atenuar disparidades educacionais em várias partes do mundo.
Ensejando tal perspectiva, projetos de ensino a distância são inseridos em políticas educacionais autodenominadas inclusivas.
Ensejando tal perspectiva, projetos de ensino a distância são inscritos em políticas educacionais autodenominadas inclusivas.
O discurso da democratização educacional dá lugar aos sutis mecanismos de privatização empreendidos por intermédio de programas de ensino a distância.
O discurso da democratização educacional cede aos sutis mecanismos de privatização empreendidos por intermédio de programas de ensino a distância.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..
O último período do texto contém uma metáfora.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
ítens_ dígrafo _ flúor _ rubrica _ núvem _ pêsames _ ânsia
juíz _ juízes _ têxtil _ hífens _ cárie _ espontâneo _ ônus
seminú _ estética _ eles veêm _ elas têm _ apêlo _ reduzí-lo
dígito _biquíni _ tênue _ êxito _ hífen _ lingüística _ difícil
pólen _ gráfico _ notícias _ jóvens _ cônscio _ óxitona _ pajé
Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Embora elimine do texto a idéia de possibilidade, a supressão do auxiliar, na locução podem assinalar-se (l.1), mantém a coerência textual e a correção gramatical, desde que seja feita a flexão no verbo principal: assinalam-se.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...