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Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
No texto 1, o vocábulo andróide é retomado através de expressões de sentido equivalente. Le-vando isso em consideração, assinale a alternativa em que TODAS as expressões se equivalem quanto ao sentido.
computador, scanner, "Ramona", Robosapiens, humanóide.
robô, autômato, Homo sapiens, engenhocas.
robô, boneco computadorizado, bibelô da robótica, cérebro de lata.
sintetizador, boneco computadorizado, criaturas de inteligência artificial.
A repetição do primeiro verso das três primeiras estrofes constitui uma figura de linguagem bastante freqüente.
Assinale a alternativa que a identifique corretamente.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com referência aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
A inserção de Essa nação vai dos no lugar de Dos, antes de encantados da Amazônia (l.8), prejudica a correção gramatical do período e altera o significado original da informação.Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Considerando o sentido explícito e implícito da frase "Da família dos andróides, ele é o único a chegar às prateleiras das lojas, o que ajuda a explicar a febre consumista" (linhas 16-18), assina-le a alternativa CORRETA.
A febre de consumo que se verifica atualmente na Europa e nos EUA justifica a necessidade da criação do Robosapiens.
As sociedades modernas, inclusive a chinesa, caracterizam-se pelo desejo de adquirir bens e produtos de todos os tipos
O Robosapiens é um robô computadorizado capaz de realizar tarefas domésticas sem nenhum controle externo.
A empresa chinesa Wou Wee, que desenvolveu o Robosapiens, aproveitou a febre de consu-mo para projetar robôs cada vez mais parecidos com seres humanos.
A língua portuguesa e os conhecimentos matemáticos nem sempre estão de acordo. A frase abaixo em que a concordância verbal contraria a lógica matemática é:
50% da torcida brasileira gostaram da seleção;
mais de três jornalistas participaram da entrevista;
menos de dois turistas deixaram de participar do passeio;
são 16 de outubro;
participaram do congresso um e outro professor.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Preservam-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se substituir são (l.7) pela forma verbal é, pois a concordância com o verbo ser é facultativa: tanto pode se dar com o sujeito como com o predicativo.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto.
Na linha 11, emprego da forma verbal faz é exigência do termo floresta, com o qual deve o verbo concordar.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Considere as frases abaixo.
I, II e IV
II, III e IV
III e IV
II e III
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Texto I - questões de 1 a 3
A respeito das estruturas e dos sentidos do texto I, assinale a opção incorreta.
O conceito de tempo que foi formalizado por Henry Bergson contrapõe-se à noção de tempo quantitativo.
O termo "incansável" (L.5) pode ser substituído por ritmado, sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical do texto.
Na passagem "O tempo matemático, verdadeiro e absoluto flui homogeneamente, sem nenhuma relação com qualquer coisa externa" (L.9-11), o trecho sublinhado retoma a noção de tempo quantitativo, cujas unidades são desprovidas de qualquer conteúdo mítico.
O pronome "ele" (L.12) refere-se ao conceito do tempo absoluto.
As aspas são utilizadas, nas linhas 9-11 e 18-19, para destacar citação de outros autores.
Observe os enunciados que seguem e assinale a alternativa correta:
Em Imagine a seguinte cena: numa segunda-feira, você não ouve o despertador e acorda atrasado, os dois pontos estão antes de uma explicação, de um esclarecimento.
Em Vá com Deus, meu filho, a vírgula está separando o sujeito.
Em Definitivamente, a semana podia ter começado melhor, a vírgula está isolando o vocativo.
Em Mas... espere um segundo, as reticências indicam que foram suprimidas algumas palavras na citação.
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